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Futuro do motor diesel é tema em Fórum da SAE Brasil sobre mobilidade

Pioneira com o FPT F1C, primeiro motor homologado para o Euro VI, FPT Industrial apresenta evoluções em emissões, desafios superados e tendências para o futuro

- Scania 65 anos

A FPT Industrial saiu na frente ao homologar o primeiro motor para a fase P8 do Programa de Controle de Emissões Veiculares (PROCONVE), com o FPT F1C Euro VI, e agora leva o futuro do motor diesel ao 19º Fórum SAE BRASIL da Mobilidade – Seção Paraná e Santa Catarina, em Curitiba (PR).

Nesta quinta-feira (4), o especialista de Marketing Produto da marca do Iveco Group, Edinilson Almeida, apresenta em palestra as evoluções nos limites de emissões, os desafios superados e as tendências para o futuro. As tecnologias da FPT Industrial garantem maior vida útil, menor consumo de combustível e mais eficiência para o usuário final.

O PROCONVE P8 traz significativas reduções de emissões de NOx (óxidos de nitrogênio) em 80%, HC (hidrocarbonetos não queimados) em mais de 70% e MP (material particulado) em 50%, além de exigir a contagem de partículas. Atualmente, 64,9% do modal de transporte no Brasil é rodoviário.

Esse modal representa 97% do consumo de diesel, com a aplicação dos motores Euro VI como fator primordial para as metas de descarbonização do país.

A FPT Industrial homologou mais de 20 novos motores para o novo nível de emissões. O processo, com o envolvimento dos times de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Brasil e da Europa, realizou simulações virtuais e computadorizadas, montagem de protótipos, testes em banco de provas, em campo e análises de fluídos.

Eficiência – Como parte das inovações, o desempenho do motor FC1 Euro VI foi otimizado graças aos avançados sistemas de alimentação do ar, com turbocompressores VGT de geometria variável controlados eletronicamente, proporcionando mais potência e torque no tempo necessário, produtividade e durabilidade.

A tecnologia de pós-tratamento da FPT Industrial agrega os sistemas EGR (recirculação de gases de escape) e SCR (redução catalítica seletiva), com o melhor desempenho da classe.

“Fora as evoluções em powertrain com consequentes ganhos na aplicação, a chegada do Euro VI eleva o nível tecnológico dos veículos brasileiros a um novo patamar, com características que darão maior competitividade, inclusive no exterior”, ressalta Edinilson Almeida.

GNV – Como marca com DNA Multi-Power, a FPT Industrial também visualiza a energia do futuro de forma integrada, com o gás natural como ponte para a eletrificação. Neste cenário, as propulsões híbridas, a bateria e a hidrogênio se complementarão, conforme a realidade de cada missão.

Com os motores a gás, a marca detém 85% do market share no mercado europeu de caminhões pesados e 70% do market share de comerciais leves (LCVs). São décadas de experiência, com a combustão estequiométrica atestada em mais de 70.000 motores.

SERVIÇO
Palestra – Painel P8 Futuro do motor Diesel
19º Fórum SAE BRASIL da Mobilidade – Seção Paraná e Santa Catarina
Quando: 4 de agosto, às 10h30
Onde: Centro de Eventos Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) – Av. Com. Franco, 1341, Jardim Botânico, Curitiba (PR)

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