sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Motor a gás para ônibus ganha destaque na Lat.Bus 2022

Consagrado em aplicações em todo o mundo, FPT N60 CNG é alimentado 100% por GNV, GNL ou Biometano, entregando economia de combustível de até 40% frente ao diesel

Com visão Multi-Power e décadas de experiência em gás natural, a FPT Industrial tem a gama de motores movidos a gás natural mais potente no mercado. Depois de trazer ao Brasil o motor FPT Cursor 13 Gás Natural, a marca do Iveco Group apresenta na Lat.Bus 2022, principal evento de mobilidade da América do Sul, o motor FPT N60 CNG para ônibus.

- Publicidade -

Consagrado em aplicações em todo o mundo, o modelo exposto no estande da IVECO, no São Paulo Expo, de 9 a 11 de agosto, é alimentado 100% por GNV, GNL ou Biometano, com a tecnologia de injeção MPI – Multipoint e combustão estequiométrica, garantindo o melhor consumo de combustível da classe e níveis de ruído inferiores.

Sua confiabilidade, robustez e alta tecnologia proporcionam uma economia de combustível de até 40% na comparação com o diesel.

A Série NEF é a solução de motor mais compacta, eficiente e econômica na categoria de caminhões e ônibus de 6 a 18 toneladas. Com 204 hp (150 kW) de potência e torque máximo de 750 Nm a 1.400 rpm, o FPT N60 CNG oferece uma sustentabilidade inigualável.

O gás natural é o combustível mais ecológico para motores de combustão interna, capaz de trazer vantagens ambientais significativas, como melhora da qualidade do ar, reduzindo significativamente as emissões de CO2, além de baixar consideravelmente o ruído do motor.

- Publicidade -

“A energia do futuro, associada ao uso de combustíveis como o gás natural, apresenta como benefícios menor consumo, maior eficiência operacional e considerável reduções de emissões, privilegiando o uso consciente dos recursos naturais”, aponta Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial.

Com a nova motorização, o frotista brasileiro tem uma opção competitiva para aplicações de transporte urbano, fretamento e rodoviário de curtas distâncias, maximizando as receitas com o baixo custo de operação do gás natural.

Na América do Sul são mais de 1 mil ônibus a gás movidos pela FPT – Os motores a gás da FPT Industrial são criteriosamente desenvolvidos e validados para operar com esses combustíveis, equiparando-se a um motor diesel de mesmo porte – conceito chamado de Diesel Like. A combustão estequiométrica garante a redução de consumo de combustível e de ruído em comparação com o diesel.

“Diferente de outros motores disponíveis no mercado, nossa tecnologia assegura performance e rendimento no dia a dia, com alta potência e torque máximo em qualquer percurso”, explica Almeida.

Líder em gás natural também para ônibus – A FPT Industrial é líder em gás natural, com mais de 70.000 unidades vendidas globalmente. Seus motores a gás são amplamente utilizados no transporte por ônibus em países como Espanha, Itália, Holanda, China e Israel. Somente na América do Sul existem cerca de 1 mil ônibus a gás movidos por motores da marca, em países como Peru, Bolívia, Colômbia e Argentina.

- Publicidade -

A confiabilidade da Série NEF é comprovada por mais de 2 milhões de motores produzidos desde 2001, utilizados em mais de 1.800 aplicações.

FICHA TÉCNICA
FPT N60 CNG
Cilindrada: 5.9L
Potencia [hp/kW]: 204/150 @ 2.700 rpm
Torque [Nm]: 750 @ 1.400 rpm
Número de cilindros: 6
Número de válvulas por cilindro: 2
Aspiração: Turbocompressor WG
Sistema de Injeção: MPI (Multi Point Injection)
Diâmetro por curso [mm]: 102 x 120
Dimensões (C x L x A) [mm]: 1095 x 726 x 857

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança