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Número de carregadores públicos e semipúblicos em São Paulo cresce para 445

O número de automóveis elétricos em circulação no Brasil está crescendo e, ao mesmo tempo, o número de postos. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o país emplacou um total de 4.073 veículos leves eletrificados em junho, totalizando 20.427 nos últimos seis meses do ano.

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Dentre os destaques, estão o crescimento do número de veículos totalmente elétricos, que somaram um total de 3.395 no período, um aumento de 19% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Com o aumento de carros eletrificados, também vem o crescimento do número de postos de carregamento públicos e semipúblicos no país. A cidade de São Paulo, segundo os mais recentes dados da Elev, empresa que traz soluções para o ecossistema de carros elétricos, registrou um aumento de 11,25% entre Junho e Agosto, totalizando 445 carregadores espalhados pela cidade. Para o diretor da empresa, Ricardo David, ainda é necessário mais investimento estrutural para a demanda crescente deste tipo de automóveis.

“Tivemos um crescimento importante no número de postos na principal capital do país, a cidade de São Paulo. Ao mesmo tempo, o número ainda é baixo quando consideramos outras capitais do mundo, como é o caso de Oslo, na Noruega, onde os postos de gasolina estão se convertendo em eletropostos. Ainda são necessários mais investimentos no setor no Brasil”, defendeu Ricardo.

Os postos públicos e semipúblicos são apenas uma amostragem da quantidade de carregadores elétricos instalados no Brasil. Condomínios em todo o território nacional já vem investindo no segmento e, ao mesmo tempo, proprietários de carros elétricos e híbridos encontram na instalação de carregadores rápidos em suas casas, uma solução para os preços altos dos combustíveis fósseis.

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“Por mais que tenhamos uma diminuição no valor dos combustíveis no último mês, essa diminuição não torna a gasolina e o diesel como algo que traz um custo benefício a longo prazo. Deste modo, cada vez mais pessoas vão migrar para os veículos híbridos e elétricos, aumentando cada vez mais a demanda por carregadores”, completa o executivo.

Mas será que com o avanço significativo do setor em 2022, teremos algum impacto na matriz energética brasileira? Para o especialista, é muito improvável que os veículos eletrificados gerem algum tipo de apagão energético no Brasil.

“Não existem lados negativos no avanço do mercado de eletrificados no Brasil. A nossa matriz energética não sofreria com o aumento de carros elétricos, nem mesmo se eles avançassem para as nossas frotas de caminhões e o impacto ambiental seria mínimo, principalmente quando consideramos que a geração de energia em nosso país é majoritariamente limpa”, explicou o especialista.

Segundo a ABVE, o país atingiu em julho a marca dos 100 mil veículos eletrificados. Porém, a barreira de entrada, o valor dos eletrificados, ainda esconde os benefícios a longo prazo destes modelos, que segundo Ricardo, “a manutenção está na ordem de 15% a 25% do valor gasto nos automóveis de combustão” além de “terem uma economia de cerca de 84%, em média, no valor de recarga em comparação aos carros movidos a combustíveis fósseis”.

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