quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Continental Pneus apresenta soluções para o transporte sustentável

A Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, apresenta na IAA Transportation 2022 em Hanover, na Alemanha, uma gama de soluções de pneus altamente inovadoras focadas em melhorar a sustentabilidade do transporte de passageiros e de mercadorias em curtas e longas distâncias.

Os lançamentos apresentados ainda não têm data para chegada no mercado brasileiro, mas estão alinhados com o plano da Continental no país para o futuro.

- Publicidade -

É o caso do Conti Urban, um pneu conceito especialmente projetado para o tráfego de ônibus elétricos e veículos de entrega do futuro.

A participação de matéria-prima renovável e reciclada nesse protótipo – que já está aprovado para uso rodoviário e poderá em breve entrar em fase de testes com os clientes – é de quase 50%.

Sua banda de rodagem contém 68% de materiais renováveis, incluindo óleo de colza e sílica obtida da cinza da casca de arroz.

- Publicidade -

“Até 2050, queremos usar 100% de materiais produzidos de forma sustentável em todos os nossos pneus e alcançar total neutralidade climática em toda a nossa cadeia de valor”, destaca Klaus Kreipe, que dirige o negócio de equipamentos originais da Continental Pneus na Europa, Oriente Médio e África (EMEA).

Outro destaque que a Continental apresenta no IAA Transportation 2022 é um protótipo de pneu para um trailer especial com eixo de tração elétrico – um segmento totalmente novo, desenvolvido em parceria com a Trailer Dynamics e que entrega ao motorista maior tração e quilometragem.

Especialmente projetado para caminhões híbridos, esse protótipo é baseado no Conti EcoPlus HT3+ na dimensão 355/50 R 22.5.

- Publicidade -

Ele já está aprovado para uso rodoviário e está sendo testado em colaboração com a Trailer Dynamics.

Os visitantes da IAA Transportation 2022 também poderão conhecer o Conti EfficientPro Gen 3+, a versão nova e melhorada do pneu de longa distância da Continental para o segmento de equipamento original.

O foco do desenvolvimento foi minimizar a resistência ao rolamento e, por sua vez, o consumo de combustível e as emissões de CO2 geradas durante o transporte de mercadorias.

Em comparação com o modelo anterior, a resistência ao rolamento do Conti EfficientPro Gen 3+ para o eixo de direção e tração na dimensão 315/70R22,5 é cerca de 9% menor.

Na dimensão 385/55R22.5, que é projetada para o eixo de direção, o pneu oferece cerca de 7% menos resistência ao rolamento em comparação com o seu antecessor.

Essas melhorias foram alcançadas graças ao emprego de novos compostos de borracha e pela modificação na estrutura do pneu de forma a reduzir a deformação na área de contato da banda de rodagem e, desta forma, a resistência ao rolamento.

O objetivo é que os clientes possam reduzir ainda mais o consumo de combustível e, por sua vez, as emissões de CO2 de suas frotas.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn