quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Grande Vitória (ES) recebe o primeiro ônibus elétrico 100% brasileiro

Novo e-Bus Eletra 12,5m começa a rodar em outubro

Na manhã desta terça-feira (27/9), a Eletra entregou o primeiro dos quatro ônibus elétricos adquiridos pelo Governo do Estado do Espírito Santo.

O evento aconteceu no Parque da Cidade, no município de Serra, e contou com a presença de empresários, secretários de Estado e funcionários do Sistema Transcol.

- Publicidade -

O e-Bus Eletra 12,5m é um ônibus 100% elétrico inteiramente fabricado no Brasil, com tecnologia nacional, inclusive as baterias.

O ônibus começará a circular a partir de outubro, após emplacamento e vistoria da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb).

A linha escolhida para a inauguração será a 515, que faz o trajeto entre o Terminal de Laranjeiras (Serra) e o Terminal Campo Grande (Cariacica), via Beira Mar, em Vitória.

- Publicidade -

EVOLUÇÃO
A presidente da Eletra, Milena Romano, destacou a evolução da empresa desde a sua fundação, em 1999, em São Bernardo do Campo (SP).

“A Eletra existe há mais de 20 anos; começamos desenvolvendo trólebus, depois passamos para os ônibus e caminhões híbridos, agora chegou o momento dos ônibus 100% a bateria”.

“Esse é o início de uma nova fase de desenvolvimento para a mobilidade urbana sustentável no País” – acrescentou. “A Eletra está se preparando para ser a maior montadora de ônibus elétricos do Brasil e da América Latina”.

- Publicidade -

De acordo com o Secretário de Mobilidade Urbana do Espírito Santo (Semobi), Fábio Damasceno, os novos ônibus elétricos servirão para melhorar a qualidade de vida da população.

“O e-Bus vai entrar no batente, não será ônibus de enfeite. Esperamos receber os outros três ônibus nos meses de outubro e novembro”.

A Secretaria combinou com a Eletra alguns ajustes para adaptar o e-Bus ao Sistema Transcol. O veículo, agora, entrará numa fase de testes de desempenho.

“Fizemos o ônibus com bateria menor, para ter menos peso, e com recarga rápida; como temos distâncias curtas, vai dar para operar; e vamos agora fazer a avaliação e um treinamento diferenciado de motoristas e equipes de manutenção” – explicou o secretário.

O e-Bus será também o primeiro ônibus com piso baixo, sem escadas, da Região Metropolitana da Grande Vitória.

Ricardo Pessanha, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides) lembrou que o projeto de eletrificação do transporte no estado começou em 2019.

“Começamos a conversar sobre o projeto de mobilidade elétrica desde o início do nosso governo; esse ônibus é uma inovação, pois reúne os elementos que já existem e se transforma em um veículo movido a energia limpa e tecnológico”.

“Espero que o Espírito Santo dê um exemplo para os outros estados, e não quero que pare por aqui; desejo que toda nossa frota seja elétrica em breve” – disse Pessanha.

Raphael Trés, presidente da Ceturb, destacou a inovação trazida pelos ônibus da Eletra.
“É uma grande alegria entregar esse veículo hoje; ele marca o início de uma nova era do transporte público da Região Metropolitana de Vitória, do Sistema Transcol e do País como um todo”.

TECNOLOGIA
Usuário do transporte público, o trabalhador Joel Campos, de 42 anos, passeava com o filho pequeno no parque e resolveu acompanhar o lançamento do e-Bus. Ele ressaltou a importância da tecnologia elétrica aliada à mobilidade urbana.

“É essencial poluir menos o meio ambiente, e o ônibus elétrico veio para diminuir o impacto da poluição. O ônibus é muito bonito e vai ajudar muito quem utiliza o Transcol”.

Não faltaram elogios também por parte do primeiro motorista do e-Bus capixaba. Hilário Zumacke disse que emocionou-se ao pilotar o primeiro ônibus elétrico do estado.

“É muito diferente, mas bom de dirigir, é uma máquina”!

De acordo com Fábio Cançado, representante dos consórcios operadores do Sistema Transcol, o comprometimento e a soma de esforços entre entes públicos e privados foram decisivos para a aquisição do e-Bus.

“É um momento histórico, graças a uma parceria dos empresários com o Governo do Estado e com empresas brasileiras de renome internacional”.

“Temos uma conjunção de esforços, com uma tecnologia 100% brasileira e o primeiro ônibus totalmente elétrico. É um passo gigantesco que se dá em termos de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente”.

ECONOMIA
O e-Bus Eletra tem 12,5m, capacidade para 70 passageiros, ar condicionado, wi-fi e entretenimento a bordo e o INbus, sistema que permite a visualização da lotação em tempo real.

O veículo foi produzido pela Eletra em parceria com a Mercedes-Benz (chassi), Caio (carroceria) e WEG (motor elétrico, inversor e bateria), sendo 100% brasileiro.

Tem autonomia de 140 km a 250 km, com recargas de oportunidade e velocidade máxima de 60 km/h.
O gerente comercial da Eletra, Silvestre Cavalcante Sousa, explicou que a manutenção do e-Bus é mais barata do que do ônibus similar a diesel.

“Há uma redução de até 25% no custo de manutenção do e-Bus, uma economia não apenas na despesa com combustível, mas também no gasto em reparos que os ônibus exigem periodicamente”.

Também participaram da cerimônia Walter Barbosa, diretor de vendas da Mercedes-Benz; José Gildo Vendramini (Zezinho), gerente nacional de vendas da Caio; Gilson Piovesan, gerente da divisão de e-mobility da WEG e Maísa Fusco, representante comercial da Caio.

HISTÓRIA
A Eletra é uma empresa 100% nacional, com foco em tecnologia de tração elétrica e integração de sistemas elétricos para transporte de passageiros e de carga.

Foi fundada em 1999, em São Bernardo do Campo, região do ABC paulista, por um grupo empresarial com mais de um século de experiência em transporte público.

A Eletra capacitou-se para atender, no curto prazo, à demanda por ônibus elétricos dos estados e municípios que aprovaram planos de renovação de suas frotas.

No primeiro semestre, a empresa transferiu suas instalações para uma nova área industrial de 27 mil m² na Via Anchieta (SP), com capacidade de produzir até 1.800 ônibus elétricos/ano, podendo ampliar essa produção em 50% conforme a demanda.

Alguns dos principais momentos da história da Eletra:

  • 1999: produz o primeiro ônibus elétrico híbrido articulado do Brasil;
  • 2001: primeiro Padron elétrico híbrido;
  • 2002: primeiro trólebus fabricado no Brasil;
  • 2003: finalista do The World Technology Awards 2003 (São Francisco-EUA);
  • 2013: primeiro ônibus 100% elétrico articulado fabricado no Brasil;
  • 2015: primeiro retrofit de caminhão diesel para elétrico;
  • 2017: participa da produção dos protótipos do e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico mundial da Volkswagen;
  • 2017: lança o Dual-Bus 13,8m, veículo que pode rodar como híbrido e trólebus ou como híbrido e elétrico puro;
  • 2019: lança o Dual Bus 15m;
  • 2021: fabrica o primeiro carro-forte 100% elétrico no mundo, em parceria com a Protege;
  • 2022: lança cinco novos modelos e-Bus 100% elétricos: 12,5m, 15m, 21,5m, 12,8m e 10m.
  • 2022: inaugura uma nova e ampla unidade industrial no km 16 da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn