Há dois meses, o AtlantiX, o carro SUV do novo conceito com a produção massa do EXEED 2.0, foi oficialmente revelado na Exposição de Carros de Chengdu.
Inspirados pela civilização da luz atlante, os designers adaptaram a nova linguagem de design da origem da família “Estética da Luz”. Sendo o primeiro SUV a adotar a nova arquitetura Mars M3X 2.0, o seu nome chinês é oficialmente chamado “Yao Guang”. Recentemente, o Yao Guang do EXEED lançou oficialmente as fotos oficiais da versão do carro de produção massa.
Uma linguagem de concepção inovadora – A expressão “Yao Guang” é inspirada pelo nome da primeira estrela no cabo da Ursa Maior, uma antiga estrela astronômica chinesa, que serve para identificar a direção e definir as estações, além de simbolizar harmonia e boa sorte.
A denominação “Yao Guang” não só segue a convenção de nomenclatura de “força natural” para os produtos existentes do EXEED, mas também carrega a expectativa profunda da transformação estratégica da marca EXEED e da sua partida para uma nova jornada.
Em comparação com a natureza conservadora e estável dos outros modelos da família, a versão Yao Guang criou uma nova visão da estética automotiva com a tecnologia e um estilo vanguardista, derrubando a noção preconcebida do público sobre a marca EXEED.
A sua linguagem de concepção é inovadora e única, da mesma forma que o Teatro de Ópera de Guangzhou, que tem atordoado o mundo nos últimos anos com a sua estética não convencional e pioneira.
O Teatro de Ópera de Guangzhou, como sendo o trabalho da mestre internacional de design, Zaha Hadid, quebra os grilhões de design de muitos edifícios públicos, com a sua forma exterior arredondada de cascalhos duplos que é ao mesmo tempo rígida e flexível, e com um grande número de formas geométricas irregulares e outros detalhes arquitetônicos, dos quais são similares ao design exterior do Yao Guang.
Face frontal, retro reflexivo – Como um modelo supremo com a implicação “do futuro”, o desenho frontal do Yao Guang do EXEED é ainda mais vanguardista e ousado do que o das novas marcas puramente elétricas, com os faróis transversais de LED na frente e as luzes diurnas em ambos os lados, delineando o “∑”, que se assemelha a um símbolo grego.
Isto se afasta da apresentação tradicional do sistema de luz “ponto” e “fonte” e se expande em uma matriz de luz fluida e respirável. Ao mesmo tempo, o desenho sem moldura da grelha cortada com diamantes, como uma porta aberta pontilhada para o espaço e o tempo, dá ao espectador uma imaginação infinita de ficção científica ultra inteligente, em termos de atributos funcionais.
Virando-se para os lados do carro temos o teto inclinado, a cintura dinâmica que se estende para trás e as saias laterais afiadas, semelhantes a meteoros.
Estes elementos estão delineados em uma trindade que reforça a sensação de velocidade do carro. A sobrancelha da roda de expansão para fora transmite a potência da carroceria larga e de baixo ângulo e retrata a postura posicionada e agressiva do veículo.
Os puxadores de porta ocultos de descarga elétrica e as rodas com listras estreladas gradientes são projetados para reduzir a resistência ao vento e o ruído do vento, revelando a estética orientada aos detalhes do Yao Guang e a sua insistência do desempenho.
Traseira, esportiva e estilista – A estética tecnológica é onipresente no Yao Guang, mesmo os detalhes traseiros permanecem ainda brilhantes. No final do teto deslizante, há um spoiler de uma só peça, uma raridade nos SUVs, que se assemelha à cauda de um avião de guerra, enchendo instantaneamente o carro com uma sensação de competição violenta.
O escapamento duplo quadriciclo do estilo esportivo é também uma clara indicação de que o Yao Guang não é um carro comum e que o seu desempenho poderoso é inegável. Os faróis traseiros ecoam os faróis dianteiros, a um estilo de funcionamento integrado, que também é muito bem pensado.
Ao ritmo da música, os faróis traseiros mudam em três idiomas de luzes, trazendo o charme e a ludicidade da tecnologia para criar uma experiência de ambiente imersivo e, ao mesmo tempo, levando em conta a expressão da personalidade do proprietário.
Por dentro – No interior da cabine, o interior apresenta um esquema minimalista de cores em preto e branco, que transmite uma sensação de calma, porém aprofundada e luxuosa em termos do estilo.
A experiência visual do ponto de vista do motorista é soberba. A combinação profunda do volante multifuncional de raios duplos com a tela grande curva duplex de 24,6″, concebida para estabelecer um controle central abraçado, cria uma sensação contínua de comunicação contextual para o motorista, como se a fronteira entre a realidade e a ficção científica estivesse embaçada, fazendo de cada viagem um banquete imersivo para os sentidos.