sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Grupo Renault e Google aceleram parceria para desenvolver o veículo do amanhã e fortalecer a transformação digital do Grupo Renault

O "Veículo Definido por Software" trará o melhor dos mundos automotivo e digital para proporcionar novos serviços sob demanda e contínuas atualizações para serem entregues ao carro, construindo no existente Sistema Operacional Android Automotive e na colaboração tecnológica com o Google Cloud.

O Grupo Renault e o Google anunciaram hoje uma parceria expandida que visa em desenhar e entregar a arquitetura digital para o “Carro Definido por Software” (do inglês, Software Defined Vehicle, SDV) e acelerar a digitalização do grupo.

- Publicidade -

Os dois parceiros vão desenvolver um conjunto de componentes de software internos e externos que serão dedicados ao SDV e incrementarão as sinergias e os casos de uso relacionados à estratégia “Move to Cloud” do Grupo Renault.

Esta colaboração em computação em nuvem, iniciada em 2018, está acelerando hoje com a criação do Gêmeo Digital (Digital Twin), um gêmeo virtual do veículo que trará as mais avançadas capacidades de Inteligência Artificial (IA), para uma integração mais fácil e contínua dos novos serviços no automóvel e a criação de novas aplicações no veículo (In-Car Services) e fora dele.

O grupo eventualmente transformará a totalidade do seu modelo operacional para a nuvem para ter mais agilidade, maior performance e maior lucratividade.

“A complexidade da arquitetura eletrônica dos carros está aumentando exponencialmente, direcionada pela sofisticação das funcionalidades e serviços esperados pelos clientes. Equipados com uma plataforma de TI compartilhada, atualizações contínuas over-the-air e acesso simplificado aos dados do carro, a abordagem do SDV desenvolvida em parceria com o Google transformará nossos carros para servirem as futuras necessidades dos consumidores. Isto irá aumentar o valor residual e a retenção do pós-venda, que são os fatores chave da nossa performance financeira, e ajudam a Renault a desenvolver nosso portfólio de novos serviços. Finalmente, nossa parceria estratégica com o Google nos permitirá acelerar nossa transformação digital de ponta a ponta, desde o design do carro até o seu lançamento no mercado por meio da sua produção e, em última análise, trazer valor agregado aos clientes. Com o Google, estamos indo além da mera cooperação: um campeão de software e um campeão de mobilidade estão unindo forças para criar tecnologias que irão virar o jogo”, diz Luca de Meo, Renault Group CEO.

- Publicidade -

“Nossa colaboração com o Grupo Renault tem melhorado o conforto, a segurança e a conectividade na estrada. O anúncio de hoje irá ajudar a acelerar a transformação digital do Grupo Renault ao juntar nossa expertise em Cloud, AI e Android para prover uma experiência segura e hiperpersonalizada que irá satisfazer as expectativas dos consumidores em constante evolução”, diz Sundar Pichai, CEO of Google and Alphabet.

Novas inovações em veículos onboard – Grupo Renault e Google estão expandindo a sua parceria numa colaboração para desenvolver plataformas e serviços para o futuro dos SDVs.

A colaboração inclui software no veículo para habilitar a plataforma “Veículo Definido por Software” (SDV) e software de nuvem para habilitar o “Gêmeo Digital” (Digital Twin).

Esta colaboração permitirá ao Grupo Renault reduzir custos, melhorar a eficiência, flexibilidade e a velocidade do desenvolvimento dos seus automóveis e aumentar o valor para os usuários finais graças à contínua inovação de software.

O Grupo Renault irá expandir o seu uso da tecnologia do Google Cloud para o SDV para melhor gerenciar a captura e análise dos dados, de forma segura e confidencial, como também para o desenvolvimento de software para o veículo. Isto suportará os primeiros casos de uso em desenvolvimento, tais como:

- Publicidade -

Previsão da manutenção e melhor detecção e correção de falhas em tempo quase real, se necessário.

Uma experiência personalizada dentro do carro (In-Car services) para adaptar aos comportamentos de direção, destinos costumeiramente usados como as Estações de Recarga de Veículos Elétricos, etc.
Modelos de seguro baseados no uso real e comportamentos de direção.

Combinado com a Plataforma “Veículo Definido por Software” (SDV) e sua Plataforma de Dados do Carro (do inglês, Car Data Platform), o Grupo Renault planeja monitorar e analisar o uso dos carros para uma melhor compreensão das necessidades e comportamentos dos seus clientes e para serviços melhores e altamente personalizados de acordo com suas expectativas, em concordância com as normas de segurança e privacidade que se aplicarem.

Grupo Renault, tornando-se uma empresa de tecnologia com Google Cloud – Com um bilhão de peças de dados capturadas todos os dias por todas as unidades de montadoras, linhas de produção conectadas e dados de supply chain, hospedados e analisados na nuvem, o Grupo Renault reconheceu os benefícios de agilidade e performance depois de mais de quatro anos de computação em nuvem.

Hoje, o Grupo aponta o Google como o seu parceiro de nuvem preferido e pretende alavancar sua inovação em machine learning e AI, seus constantes investimentos na sua infraestrutura aberta e sempre mais sustentável, e na sua abordagem de nuvem segura.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança