sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Média de financiamentos de veículos por dia útil alcança maior patamar do ano pelo segundo mês seguido

As vendas financiadas de veículos em outubro de 2022 somaram 459 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3.

- Publicidade -

O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país representa queda de 2,5% em relação a setembro, e de 4,5% na comparação com outubro de 2021.

Apesar da queda na quantidade total, o período atingiu o maior patamar do ano em termos de média de financiamentos por dia útil pelo segundo mês seguido.

Em outubro, foram financiados 22,9 mil veículos por dia, o que representa 500 unidades a mais do que o registrado em setembro.

No segmento de autos leves, a queda foi de 2,9% em relação ao mês anterior. Comparado com outubro de 2021, o número de financiamentos de autos leves caiu 9,6%.

- Publicidade -

Já o financiamento de veículos pesados teve um recuo de 2,4% na comparação com setembro e queda de 9,5%, considerando o mesmo período do ano passado.

O segmento de motos foi o único que registrou alta, oscilando 0,6% no número de financiamentos em relação a setembro, com 103 mil unidades, e crescendo 18,1% na comparação com outubro de 2021.

“O mês de agosto teve o maior volume de veículos financiados até o momento e, em setembro e outubro, houve crescimento em termos de financiamentos por dia útil. Os números gerais acabam sendo impactados por conta dos feriados neste período, mas, quando observamos os dados desta forma, notamos que o mercado tem mostrado uma recuperação”, pondera Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3.

No acumulado de janeiro a outubro, as vendas financiadas de veículos somaram 4,4 milhões de unidades.

O número representa queda de 9,2% em relação ao mesmo período de 2021, o que equivale a cerca de 450 mil unidades a menos.

- Publicidade -

A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança