domingo, 25 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Caminhão elétrico da MAN conclui testes de inverno

Durante o programa, a MAN garantiu que as funções de direção, autonomia, ar-condicionado e comportamento de carregamento do caminhão funcionaram corretamente ao longo de milhares de quilômetros de teste

O próximo caminhão elétrico pesado da MAN foi testado nas condições de inverno do norte da Suécia. O veículo comercial elétrico, projetado para uma autonomia diária entre 600 km e 800 km, foi submetido a testes de inverno no período de dezembro a março em temperaturas de até -40°C.

Durante o programa, a MAN garantiu que as funções de direção, autonomia, ar-condicionado e comportamento de carregamento do caminhão funcionaram corretamente ao longo de milhares de quilômetros de teste.

“Os testes de inverno foram um sucesso total”, disse o Dr. Frederik Zohm, membro do conselho executivo de pesquisa e desenvolvimento da MAN Trucks & Bus.

“Nossos engenheiros literalmente colocam o novo caminhão elétrico à prova dia e noite nas condições mais difíceis. O nível de maturidade já é extremamente alto e a equipe de desenvolvimento está trabalhando com grande empenho nos próximos testes para fornecer aos nossos clientes um produto ideal para a mudança do transporte rodoviário de carga livre de CO2”.

Durante o período de quatro meses, aproximadamente 30 engenheiros de teste trabalharam para garantir que o MAN elétrico estivesse no caminho certo para a produção em série.

A equipe testou o gerenciamento geral de energia, o resfriamento e o gerenciamento térmico das baterias, a interação e o controle dos componentes do trem de força e o comportamento de carregamento sob temperaturas extremas. Quatro protótipos foram trazidos para a Suécia, cada um com uma configuração diferente de bateria, motor elétrico, transmissão, eixo e cabine.

Vários outros testes de veículos e componentes também serão realizados, incluindo a resistência das baterias ao fogo aberto, imersão em água e queda livre ao solo. Componentes individuais e todo o veículo serão submetidos a rigorosos testes de colisão que devem ser superados e também serão realizadas medições de ruído e testes de compatibilidade eletromagnética.

Após os testes de inverno, o caminhão elétrico será submetido a “testes em terra quente” no sul da Espanha, com temperaturas acima de 40°C e sob forte luz solar. Esse clima sujeitará os componentes a diferentes ciclos de calor e colocará diferentes demandas no sistema de controle de temperatura da bateria, no sistema de gerenciamento de carga e nos componentes do trem de força.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn