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Fazendas sustentáveis. O GNV e biometano transformando a independência energética para o produtor rural

Ecossistema, apresentado em sinergia com a New Holland Agriculture na fazenda SF Agropecuária em Brasilândia (MS), promove a independência energética, tornando as fazendas autossuficientes por meio da produção de combustível sustentável para alimentar máquinas.

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Consciente do seu protagonismo para um futuro sustentável, a FPT Industrial promove juntamente com a New Holland Agriculture e parceiros o novo ecossistema de biometano, ampliando suas soluções completas em energia.

A tecnologia a gás da marca do Iveco Group, atestada globalmente e presente no evento Methane Power Experience, permite ao produtor rural utilizar o biometano produzido a partir de usinas de biogás de resíduos ou biomassa, para abastecer máquinas como o trator New Holland T6 Methane Power ou equipamentos, motobombas e geradores de energia.

O ecossistema, apresentado em sinergia com a New Holland Agriculture na fazenda SF Agropecuária em Brasilândia (MS), promove a independência energética, tornando as fazendas autossuficientes por meio da produção de combustível sustentável para alimentar máquinas.

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Dentro desse ciclo, produtos residuais como esterco também viram valiosas fontes de combustível. Além de ser mais limpo de manusear ao reabastecer e durante a combustão no motor, o biometano é um combustível renovável e prontamente disponível, o que permite aos produtores rurais começar a reduzir sua pegada de CO2 imediatamente.

O portfólio FPT Industrial para gás natural reúne a maior faixa de potência do mercado, de 136 hp a 460 hp, com economia de custos de combustível, intervalos de serviço comparáveis com as versões diesel, além de um motor mais silencioso em comparação com o diesel tradicional. A FPT Industrial é a única marca que oferece uma versão a gás equivalente, com mais de 70.000 unidades já vendidas em todo o mundo.

Portfólio a gás natural utiliza biometano, GNL (gás natural liquefeito) ou GNV (gás natural veicular), entregando economia de custos de combustível

Motores a gás – A tecnologia FPT Industrial para gás natural conta com combustão estequiométrica, hardware de motor à base de diesel com componentes dedicados, sistema de pós tratamento com catalisador passivo de 3 vias e injeção Multi Point Sequencial, que proporciona menor consumo de combustível, performance diesel-like, eficiência e confiabilidade, dinâmica de fluidos melhorada e eficiência de combustão.

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Compacto e leve, o conversor catalítico de 3 vias é altamente eficiente. É fácil de instalar, com design simples e toda a tecnologia em um único módulo. Além disso, o motor tem controle Close Loop, para garantir um range preciso do lambda, e monitoramento preciso da temperatura, para a durabilidade do sistema.

A alta confiabilidade é garantida graças a atributos como coletor de escape em ferro fundido de alta resistência; turbo Wastegate refrigerado a água e cabeçote de ferro grafite compactado (motor Cursor 13), resultando em durabilidade e desempenho de motor diesel, com o maior portfólio a gás do mercado.

Motor N67 NG – Um motor FPT Industrial é o “coração” do New Holland T6 Methane Power, primeiro trator do mundo movido a biometano eleito “Tractor of the Year de 2022” na categoria Sustentável na Europa.

Movido pelo motor N67 NG de 180 cv de potência e 740 Nm de torque, o modelo entrega o mesmo desempenho e durabilidade de um equivalente diesel. Em condições reais de trabalho, as emissões são reduzidas em até 80% em comparação a um trator convencional, oferecendo inúmeras vantagens ambientais, com custos de operação até 30% mais baixos e menor vibração.

Na Itália, a FPT Industrial uniu esforços na meta para a primeira safra de vinho Barolo zero emissão até 2025, junto à premiada vinícola Fontanafredda. O motor F28 NG, de 75 cv e 330 Nm de torque, equipa dois tratores de esteiras New Holland TX. Premiado com o título de “Motor do Ano 2020” na Europa, o propulsor opera com biometano, também sendo capaz de operar com diesel ou gás natural.

New Holland TX Methane Power – No Brasil, durante a Agrishow 2022, a FPT Industrial apresentou o conceito de motobomba movida a biometano, que promove a energia renovável em aplicações como irrigação agrícola e drenagem (vinhaça de cana de açúcar).

A motobomba é equipada tanto com o motor N60 CNG, da reconhecida Família NEF, como com o motor Cursor 9 CNG, entregando redução de custos de até 80% em comparação a um motor diesel padrão.

“A geração de energia a partir de biometano é uma opção extremamente vantajosa, aumentando a produtividade e reduzindo os custos de operação”, aponta Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial. “Os motores FPT Industrial a gás natural oferecem todas as vantagens dos motores térmicos tradicionais, inclusive a confiabilidade comprovada, tem custo total de propriedade competitivo com o diesel e o biometano pode ser gerado como um combustível renovável a partir de resíduos orgânicos, reduzindo as emissões de CO2 para praticamente zero”, explica.

Motobomba FPT Industrial movida a biometano – O GNV e o biometano são uma realidade no setor agrícola e em veículos comerciais em todo o mundo.

A tecnologia FPT Industrial comprovada por mais de 30 anos de aplicação, somada à disponibilidade de gás no Brasil e o grande potencial com bacias do pré-sal, são oportunidades valiosas para o ciclo virtuoso do biometano, resultando em maior potencial de redução de emissões e preço competitivo.

“Alcançamos um novo patamar com a apresentação do ecossistema completo de obtenção do biometano no campo, em sinergia com a New Holland Agriculture. Agora, os produtores que aderem a soluções sustentáveis têm à disposição tecnologias com o que há de mais avançado, maximizando os seus resultados. Mais que motores, promovemos soluções sustentáveis para o agronegócio, colaborando para a economia circular, construindo a energia do futuro”, ressalta Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

XC13 – A revolução – Com olhos no futuro, a FPT Industrial desenvolve e investe em novos motores de combustão interna, ampliando tecnologias e soluções e o motor XC13 é prova disso.

De design inconfundível, com o X vermelho brilhante impresso no cabeçote, ele é a evolução do Cursor 13 atual e o primeiro motor de plataforma multicombustível da marca.

Do diesel ao gás natural, incluindo o biometano, hidrogênio e combustíveis renováveis, foi concebido de forma revolucionária, para máxima padronização de componentes e fácil integração no veículo final.

A versão movida a diesel do XC13, na configuração rodoviária, oferece o melhor desempenho da classe, com até 600 hp de potência e 2.850 Nm, resultando em +5% de potência e +14% de torque em comparação com o Cursor 13 no padrão de emissões Euro VI Step E (Europa).

A versão a biometano, por sua vez, fornece até 520 hp e 2.500 Nm, resultando em +13% de potência e +25% de torque em comparação com o Cursor 13 NG. A redução das emissões de CO2 é de 9% para a unidade a diesel e 10% para o modelo a metano, mas este último pode alcançar net zero de CO2.

“Acelerando lado a lado com as tecnologias a biometano e gás natural, o XC13 se posiciona como um dos protagonistas para atingir as metas rigorosas de emissões de CO2. A nova geração do motor garante emissões mais baixas e menor consumo de combustível, com desempenho superior”, explica Edinilson Almeida.

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