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Fazendas sustentáveis. O GNV e biometano transformando a independência energética para o produtor rural

Ecossistema, apresentado em sinergia com a New Holland Agriculture na fazenda SF Agropecuária em Brasilândia (MS), promove a independência energética, tornando as fazendas autossuficientes por meio da produção de combustível sustentável para alimentar máquinas.

Consciente do seu protagonismo para um futuro sustentável, a FPT Industrial promove juntamente com a New Holland Agriculture e parceiros o novo ecossistema de biometano, ampliando suas soluções completas em energia.

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A tecnologia a gás da marca do Iveco Group, atestada globalmente e presente no evento Methane Power Experience, permite ao produtor rural utilizar o biometano produzido a partir de usinas de biogás de resíduos ou biomassa, para abastecer máquinas como o trator New Holland T6 Methane Power ou equipamentos, motobombas e geradores de energia.

O ecossistema, apresentado em sinergia com a New Holland Agriculture na fazenda SF Agropecuária em Brasilândia (MS), promove a independência energética, tornando as fazendas autossuficientes por meio da produção de combustível sustentável para alimentar máquinas.

Dentro desse ciclo, produtos residuais como esterco também viram valiosas fontes de combustível. Além de ser mais limpo de manusear ao reabastecer e durante a combustão no motor, o biometano é um combustível renovável e prontamente disponível, o que permite aos produtores rurais começar a reduzir sua pegada de CO2 imediatamente.

O portfólio FPT Industrial para gás natural reúne a maior faixa de potência do mercado, de 136 hp a 460 hp, com economia de custos de combustível, intervalos de serviço comparáveis com as versões diesel, além de um motor mais silencioso em comparação com o diesel tradicional. A FPT Industrial é a única marca que oferece uma versão a gás equivalente, com mais de 70.000 unidades já vendidas em todo o mundo.

Portfólio a gás natural utiliza biometano, GNL (gás natural liquefeito) ou GNV (gás natural veicular), entregando economia de custos de combustível

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Motores a gás – A tecnologia FPT Industrial para gás natural conta com combustão estequiométrica, hardware de motor à base de diesel com componentes dedicados, sistema de pós tratamento com catalisador passivo de 3 vias e injeção Multi Point Sequencial, que proporciona menor consumo de combustível, performance diesel-like, eficiência e confiabilidade, dinâmica de fluidos melhorada e eficiência de combustão.

Compacto e leve, o conversor catalítico de 3 vias é altamente eficiente. É fácil de instalar, com design simples e toda a tecnologia em um único módulo. Além disso, o motor tem controle Close Loop, para garantir um range preciso do lambda, e monitoramento preciso da temperatura, para a durabilidade do sistema.

A alta confiabilidade é garantida graças a atributos como coletor de escape em ferro fundido de alta resistência; turbo Wastegate refrigerado a água e cabeçote de ferro grafite compactado (motor Cursor 13), resultando em durabilidade e desempenho de motor diesel, com o maior portfólio a gás do mercado.

Motor N67 NG – Um motor FPT Industrial é o “coração” do New Holland T6 Methane Power, primeiro trator do mundo movido a biometano eleito “Tractor of the Year de 2022” na categoria Sustentável na Europa.

Movido pelo motor N67 NG de 180 cv de potência e 740 Nm de torque, o modelo entrega o mesmo desempenho e durabilidade de um equivalente diesel. Em condições reais de trabalho, as emissões são reduzidas em até 80% em comparação a um trator convencional, oferecendo inúmeras vantagens ambientais, com custos de operação até 30% mais baixos e menor vibração.

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Na Itália, a FPT Industrial uniu esforços na meta para a primeira safra de vinho Barolo zero emissão até 2025, junto à premiada vinícola Fontanafredda. O motor F28 NG, de 75 cv e 330 Nm de torque, equipa dois tratores de esteiras New Holland TX. Premiado com o título de “Motor do Ano 2020” na Europa, o propulsor opera com biometano, também sendo capaz de operar com diesel ou gás natural.

New Holland TX Methane Power – No Brasil, durante a Agrishow 2022, a FPT Industrial apresentou o conceito de motobomba movida a biometano, que promove a energia renovável em aplicações como irrigação agrícola e drenagem (vinhaça de cana de açúcar).

A motobomba é equipada tanto com o motor N60 CNG, da reconhecida Família NEF, como com o motor Cursor 9 CNG, entregando redução de custos de até 80% em comparação a um motor diesel padrão.

“A geração de energia a partir de biometano é uma opção extremamente vantajosa, aumentando a produtividade e reduzindo os custos de operação”, aponta Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial. “Os motores FPT Industrial a gás natural oferecem todas as vantagens dos motores térmicos tradicionais, inclusive a confiabilidade comprovada, tem custo total de propriedade competitivo com o diesel e o biometano pode ser gerado como um combustível renovável a partir de resíduos orgânicos, reduzindo as emissões de CO2 para praticamente zero”, explica.

Motobomba FPT Industrial movida a biometano – O GNV e o biometano são uma realidade no setor agrícola e em veículos comerciais em todo o mundo.

A tecnologia FPT Industrial comprovada por mais de 30 anos de aplicação, somada à disponibilidade de gás no Brasil e o grande potencial com bacias do pré-sal, são oportunidades valiosas para o ciclo virtuoso do biometano, resultando em maior potencial de redução de emissões e preço competitivo.

“Alcançamos um novo patamar com a apresentação do ecossistema completo de obtenção do biometano no campo, em sinergia com a New Holland Agriculture. Agora, os produtores que aderem a soluções sustentáveis têm à disposição tecnologias com o que há de mais avançado, maximizando os seus resultados. Mais que motores, promovemos soluções sustentáveis para o agronegócio, colaborando para a economia circular, construindo a energia do futuro”, ressalta Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

XC13 – A revolução – Com olhos no futuro, a FPT Industrial desenvolve e investe em novos motores de combustão interna, ampliando tecnologias e soluções e o motor XC13 é prova disso.

De design inconfundível, com o X vermelho brilhante impresso no cabeçote, ele é a evolução do Cursor 13 atual e o primeiro motor de plataforma multicombustível da marca.

Do diesel ao gás natural, incluindo o biometano, hidrogênio e combustíveis renováveis, foi concebido de forma revolucionária, para máxima padronização de componentes e fácil integração no veículo final.

A versão movida a diesel do XC13, na configuração rodoviária, oferece o melhor desempenho da classe, com até 600 hp de potência e 2.850 Nm, resultando em +5% de potência e +14% de torque em comparação com o Cursor 13 no padrão de emissões Euro VI Step E (Europa).

A versão a biometano, por sua vez, fornece até 520 hp e 2.500 Nm, resultando em +13% de potência e +25% de torque em comparação com o Cursor 13 NG. A redução das emissões de CO2 é de 9% para a unidade a diesel e 10% para o modelo a metano, mas este último pode alcançar net zero de CO2.

“Acelerando lado a lado com as tecnologias a biometano e gás natural, o XC13 se posiciona como um dos protagonistas para atingir as metas rigorosas de emissões de CO2. A nova geração do motor garante emissões mais baixas e menor consumo de combustível, com desempenho superior”, explica Edinilson Almeida.

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