segunda-feira, 26 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Soluções para o mercado de defesa e segurança são destaque da IDV na LAAD 2023

Começa hoje, 11 de abril, a LAAD 2023, Feira Internacional de Defesa e Segurança, principal vitrine do segmento na América Latina. O evento é estratégico para a IDV, marca do Iveco Group, que estará presente mais uma vez explorando a ampla gama de produtos que se destacam pela confiabilidade.

Modelos como o Guarani 6×6 UT30, Guarani 6×6 Export e o LMV 4×4 Remax estarão no estande da marca, assim como um mock-up do Centauro 2 8×8 em parceria com CIO.

O portfólio da IDV conta com viaturas Blindadas, Multitarefas, Táticas e Logísticas para atender às demandas de clientes em todo o mundo. A empresa desenvolve e produz os veículos nas instalações de Bolzano, no norte da Itália, em outros países da Europa e no Complexo Industrial da marca em Sete Lagoas, em Minas Gerais (Brasil). A estrutura brasileira tem capacidade para atender as demandas atuais e a novos contratos.

O objetivo da marca na LAAD é mostrar a tecnologia e a robustez dos produtos, além do suporte que fornece aos clientes. O Brasil e a América Latina são estratégicos para a operação global da IDV. A parceria com o Exército Brasileiro, por exemplo, demonstra o potencial de expansão da marca na região.

Guarani – Para produzir cada blindado, são necessárias cerca de 3.200 horas de trabalho. Com capacidade para transportar até 11 pessoas, o Guarani pesa 18 toneladas, possui tração 6X6, pode chegar a 110 km/h e tem função anfíbia.

Além de ar-condicionado, apresenta uma série de inovações tecnológicas, como sistema automático de detecção e extinção de incêndio e baixa assinatura térmica (o que dificulta a localização por inimigos), dentre outros.

A plataforma do blindado poderá ser usada como base para o desenvolvimento e a produção de uma família de blindados em diferentes versões, dentre elas viaturas de reconhecimento, socorro, posto de comando, porta-morteiro e ambulância.

O blindado conta com o motor Cursor 9 Euro 3, da FPT Industrial, configurado para entregar 380 cavalos.

LMV-BR – Veículo tático para missões especiais com alto nível de proteção (balística e antiminas), a viatura blindada leve multitarefas LMV-BR (VBMT-LR 4×4) tem agilidade comprovada em diversos tipos de terrenos e grande autonomia. O veículo já foi adotado por países que fazem parte da Otan, entre eles Itália, Espanha, Bélgica, Áustria, Inglaterra e Noruega e já esteve em campo em operações no Afeganistão, Líbano, Kosovo e Chade.

O LMV-BR proporciona desempenho, confiabilidade e maior conforto da tripulação em sua função mais valiosa: transportar a tripulação com rapidez e segurança em qualquer tipo de missão. A geração atual do LMV tem um motor de até 220 cv de potência, da FPT Industrial, e uma transmissão automática.

Centauro – A viatura blindada Centauro 2 foi desenvolvida e é produzida dentro do Consórcio CIO (Iveco-Oto Melara), que é uma parceria entre a IDV e a empresa Leonardo, ambas com matriz na Itália.

O Centauro 2 é uma viatura blindada 8×8 com sistema de armas principal equipado com um canhão de calibre de 120mm. É utilizada para missões de reconhecimento e com capacidade de fogo para combater carros de combate pesados. O motor é um Vector V8 20 litros com 750cv e a transmissão é uma automática de até 07 velocidades.

Local: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 11 a 14 de abril – Horário: terça a quinta-feira, das 10h às 18h, e sexta-feira, das 10h às 17h

A IDV, uma marca do Iveco Group, dedica-se a fornecer soluções automotivas e de proteção inovadoras para atender às necessidades de clientes militares em todo o mundo. A empresa fabrica veículos especializados logísticos, de proteção e blindados em suas instalações em Bolzano, no norte da Itália, e em Sete Lagoas (MG). Em consequência, a IDV possui uma gama completa de veículos para atender a um amplo espectro de aplicações de defesa.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn