segunda-feira, 4 março , 2024
28 C
Recife

Chevrolet adota plano de financiamento para tornar Bolt elétrico acessível

SUV compacto elétrico da Chevrolet estreia em versão única com uma ampla lista de equipamentos. Financiamento oferece ao cliente, no fim, a opção de trocar carro usado por outro elétrico 0 km da marca sem precisar desembolsar a parcela residual.

Ao mesmo tempo que o custo dos veículos a combustão cresce para poder atender leis ambientais cada vez mais severas, as baterias dos carros elétricos estão ficando mais acessíveis com o desenvolvimento de químicas avançadas.

Este é um dos motivos que faz o mercado projetar que, já nos próximos anos, os veículos elétricos terão preço semelhante ao de automóveis convencionais.

Em mercados como o brasileiro, onde há abundância de energia elétrica renovável e a multiplicação da oferta de modelos de vários tipos, os carros 100% elétricos já começam a ser mais vantajosos financeiramente em determinadas condições.

“Quando comparamos o custo de propriedade do Bolt EUV com um SUV a combustão igualmente equipado de valor aproximado, vemos que o custo médio mensal durante um período total de propriedade de quatro anos é bem menor, quando somamos as economias com custo de manutenção reduzido, gastos menores com energia comparado com combustível, além de descontos em impostos e liberação de rodízio, principalmente em cidades como São Paulo. A mesma equação ainda é favorável ao elétrico da Chevrolet quando a comparação é feita com SUVs híbridos”, explica Rafael Santos, diretor-geral de vendas da GM América do Sul.

O custo de propriedade inclui despesas como impostos, combustível, seguro e revisões programadas de um automóvel que roda 14 mil quilômetros por ano – média de deslocamento do brasileiro.

Custos de manutenção e de utilização mais baixos, colocam o modelo zero emissão da Chevrolet em vantagem depois de cerca de quatro anos de uso

“Já do ponto de vista da experiência, o EV é muito superior: o sistema One Pedal faz dele mais fácil de guiar, o motor oferece melhor desempenho pelo torque instantâneo e o veículo proporciona maior nível de conforto pelo baixo nível ruído e vibração. Além disso, o carro elétrico traz a comodidade de poder ser carregado em casa e, do aspecto da sustentabilidade, é o único zero emissão”, completa Santos.

E para facilitar o ingresso de consumidores a esta geração de automóveis mais eficientes e sustentáveis, a empresa está lançando junto com o Bolt EUV o Clube My EV e o Plano Chevrolet Elétrico Sempre.

O Clube My EV traz benefícios exclusivos para clientes de veículos elétricos da Chevrolet. Além de atendimento personalizado do EV Concierge e de prioridade em pré-vendas de lançamentos veículos zero emissão da marca, o clube oferece de forma gratuita três anos de revisão programada e dois anos de Chevrolet Road Service — incluindo serviço porta-a-porta para revisões programadas e um ano de serviço OnStar com Wi-Fi. O cliente ainda recebe a tag Sem Parar com 12 meses de mensalidade gratuita.

O Plano Chevrolet Elétrico Sempre consiste num financiamento diferenciado. Uma opção é o plano com entrada de 60% do valor do veículo, 24 parcelas intermediárias de R$ 3.369 – semelhantes a de um veículo a combustão, e uma parcela final única de 20% do valor total. Como o plano é flexível, a entrada mínima pode ser de 30% do valor do veículo e o número de parcelas intermediárias pode chegar a 48. O preço de venda do Chevrolet Bolt é de R$ 329.000.

No fim, o cliente tem a opção de trocar seu elétrico da Chevrolet por outro, zero quilômetro, sem precisar desembolsar a parcela residual do usado. Aliás, a GM já anunciou que uma família ainda mais avançada de veículos elétricos está em fase de desenvolvimento e inclui os modelos Blazer EV e Equinox EV.

Este plano de financiamento garante a recompra do usado com o valor calculado com base na tabela Fipe. O Plano Chevrolet Elétrico Sempre é comercializado pelo Banco GM para Pessoa Física e Pessoas Jurídica.

Benefícios exclusivos do Clube My EV e condições especiais do Chevrolet Sempre serão estendidas aos clientes que já adquiriram o Novo Bolt EV.

Mecânica Online – O Bolt EUV é equipado com motor elétrico de 203 cv de potência e torque instantâneo de 36,7 kgfm (360 Nm), suficientes para levar o SUV da Chevrolet de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos. A mesma agilidade se vê em ultrapassagens, incluindo em trechos de aclive.

O modelo se destaca ainda pelo excelente compromisso entre estabilidade e conforto dinâmico, devido ao ajuste avançado da suspensão e pela distribuição de peso praticamente semelhante entre os eixos, além de elevada rigidez torcional da carroceria, já que a bateria compõe a plataforma.

O veículo é equipado com aleta atrás do volante para acionar os freios regenerativos e sistema de condução One Pedal, que reduzem a velocidade, ajudando a parar o veículo sozinho, sem a necessidade de pisar no pedal de freio.

A tecnologia também é capaz de recuperar parte da carga das baterias de 66 kW em desacelerações. Com isso, a autonomia média do Bolt EUV é de 456 km no ciclo WLTP, 397 km no ciclo EPA e 377 km no ciclo do Inmetro — mais de 50% superior a de concorrentes diretos.

O veículo é equipado com sistema de condução One Pedal e freios regenerativos, que reduzem a velocidade, ajudando a parar o veículo sozinho, sem a necessidade de pisar no pedal de freio. Também é capaz recuperar parte da carga das baterias de 66 kW em frenagens, por exemplo.

No caso do elétrico da Chevrolet, bastam 40 minutos para recarregar cerca de metade da bateria em estações super-rápidas de corrente contínua (DC de 50 kWh). Já em estações de recarga rápida (AC de 7,4 kWh), a cada hora na tomada, o veículo ganha cerca de 40 km de autonomia.

Outra característica é a conectividade avançada, com o protagonismo do OnStar, que oferece serviços de emergência, assistência 24h e recuperação veicular em caso de furto, por exemplo. A tecnologia permite ainda outras comodidades, como o Wi-Fi nativo, atualizações remotas de sistemas eletrônicos do veículo e o aplicativo myChevrolet.

O aplicativo acaba de ganhar três funcionalidades exclusivas para EVs: autonomia do automóvel, nível da carga das baterias e localização de pontos para a recarga. Já pelo multimídia MyLink é possível instalar os apps Spotfy e Alexa.

A principal vantagem de ter o serviço de Spotify baixado diretamente no MyLink é que o usuário não precisa usar o plano de dados do smartphone para acessar músicas, notícias e podcasts diretamente no sistema de áudio e internet do veículo. Enquanto a adoção do sistema de comando de voz Alexa permite interações com o veículo e com casas inteligentes, por exemplo.

O SUV compacto elétrico da Chevrolet também estreia em versão única, acabamento premium e uma ampla lista de equipados de segurança e comodidade, entres eles 10 airbags, alerta de colisão com frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, câmeras 360 graus para manobras, volante e bancos com aquecimento, sistema de áudio da marca BOSE e teto solar panorâmico.

A GM informa que garantiu um lote exclusivo do Bolt EUV ao mercado brasileiro para atender principalmente aos consumidores que estão aguardando pelo modelo.

Conheça as principais tecnologias do Bolt EUV Premier:

Sistema regenerativo dos freios com aleta atrás do volante para otimização da operação
Sistema de recarga configurável da bateria
Controle de cruzeiro adaptativo
10 airbags
Assistente de estacionamento com visão 360 graus e câmeras de alta definição
Assistente de permanência na faixa
Alerta de ponto cego
Alerta de movimentação traseira em marcha a ré
Alerta de colisão frontal com detecção de pedestres
Frenagem automática para mitigar acidentes
Driver Information Center com painel digital customizável de 8 polegadas
MyLink com nova interface e tela de 10,2 polegadas
Wi-Fi, Spotify e Alexa nativos
Projeção da tela do smartphone sem o uso de cabos para Android Auto e Apple Car Play
Sistema BOSE de áudio com subwoofer
Sistema de recarga de smartphone sem fio por indução magnética
Sistema de telemática avançada OnStar com pacote Protect & Connect grátis por um ano
Aplicativo myChevrolet para comandar funções do veículo à distância
Sistema de atualização remota de software (OTA)
Bancos e volante com revestimento premium e aquecimento
Banco do motorista com regulagem elétrica de 8 posições
Faróis e lanternas Full LED com sensor crepuscular
Freio eletrônico de estacionamento
Pneus auto-vedantes
Assoalho plano com fechamento aerodinâmico
Teto solar panorâmico
Seletor do modo de condução por botão (P, N, R, D, One Pedal, Sport)

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn