domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Volare comemora 25 anos de atividades superando 77 mil unidades produzidas

Líder de vendas no território nacional, divisão de micro-ônibus da Marcopolo é pioneira na fabricação de veículos comerciais leves no Brasil.

Referência nacional no desenvolvimento e fabricação de veículos comerciais leves para o transporte de passageiros, a Volare, marca integrante do Grupo Marcopolo, comemora 25 anos de atividades superando 77 mil unidades produzidas, com liderança alcançada nos segmentos de Fretamento e Escolar.

- Publicidade -

Somente no fornecimento para o Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, foram fornecidos cerca de 20 mil veículos, desde 2007, para diversos municípios brasileiros.

Criada em 1998 com o objetivo de estabelecer um novo padrão para o transporte de passageiros no Brasil, inicialmente em grandes centros urbanos, a marca consolidou-se como líder nacional alcançando 65% de participação no segmento varejo brasileiro de micro-ônibus e cerca de 20% do mercado brasileiro total de ônibus.

Com trajetória marcada por inovação, tecnologia e produtos sob medida para diferentes segmentos, em 2022, a Volare ampliou sua participação em todos os segmentos de atuação registrou 37,11% de crescimento com 4.659 veículos comercializados.

Atualmente, a Volare possui completa linha de modelos, com configurações de 6 a 10 toneladas de PBT e versões com até 53 passageiros, que atendem com eficiência, agilidade e robustez as necessidades e características do transporte para segmentos como fretamento, escolar, turismo, urbano, rural e fora de estrada.

- Publicidade -

“Os grandes diferenciais da Volare, decisivos para a conquista da liderança de mercado, são a inovação, performance operacional superior e diversificação do portfólio para antecipar transformações de mercado e oferecer ao operador, além de produtos a pronta entrega, veículos sob medida para as mais diversas demandas. Outro ponto forte é a especializada e abrangente rede de concessionárias”, destaca Ricardo Portolan, diretor Comercial Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

Além do grande sucesso alcançado no Brasil, a linha diversificada de veículos também é reconhecida no exterior. Com duas unidades fabris, uma em Caxias do Sul (RS) e outra em São Mateus (ES), a Volare conta com mais de 45 concessionárias exclusivas em território nacional. No exterior, marca presença em mais de 30 países da América Latina, Oriente Médio e África contando com mais de 20 pontos de atendimento.

De acordo com Portolan, a perspectiva da Volare nos próximos anos é seguir aumentando participação de mercado de micro-ônibus e buscando novos mercados, oferecendo soluções que atendam às expectativas dos operadores e tendências de transporte. “Nosso desafio é manter toda essa energia, aproveitando as oportunidades que o mercado trouxe ou que a empresa foi buscar”, enfatiza.

E, diante de um cenário em que a meta é a descarbonização, a Volare planeja dar continuidade ao desenvolvimento de produtos que atendam a essa transformação da indústria e se manter no protagonismo desse mercado de veículos leves comerciais.

Trajetória de sucesso – A marca nasceu em 1998 e se transformou em destacada montadora com presença internacional, tendo como principal diferencial desenvolver modelos funcionais, robustos e diferenciados.

- Publicidade -

Desde o primeiro modelo lançado, o A6, a Volare sempre inovou e introduziu novas tendências como o Escolarbus, em 1999, primeiro modelo projetado para o transporte de estudantes e que se transformou em referência para o mercado nacional. Outras novidades importantes foram os modelos com tração 4×4, piso baixo, além da utilização de conceitos automotivos, inéditos na indústria do ônibus.

Em 2015, a Volare, lançou o Volare Access, o primeiro micro-ônibus com piso baixo, suspensão pneumática “Full Air” e motor traseiro. O novo veículo foi projetado para oferecer total acessibilidade, mais conforto e segurança para os passageiros e atender à crescente demanda nacional por um transporte coletivo, seletivo e Escolar.

O Volare Access foi desenvolvido com o objetivo de ser uma importante referência em acessibilidade, conforto e segurança, dentro do seu segmento. O veículo vem sendo utilizado nas mais diferentes aplicações, desde no transporte urbano, inclusive na versão escolar, até no mercado externo com o fornecimento de diversas unidades para Dubai, nos Emirados Árabes.

Em 2016, a marca lançou o Volare Cinco, modelo inédito e diferente de todos os veículos para o transporte de pessoas existentes no mercado brasileiro, que oferece aos passageiros e motorista os mais elevados padrões de conforto, ergonomia, segurança e eficiência.

No ano seguinte, inovou, mais uma vez, e lançou o Access E, primeiro Miniônibus Eletrificado produzido no Brasil em parceria com a BYD. O modelo foi, na época, o primeiro em sua categoria em todo o mundo, com comprimento e peso reduzidos e piso baixo, suspensão pneumática e zero emissão de poluentes.

Em 2018, quando completou 20 anos, a Volare criou uma nomenclatura para os seus produtos, com as linhas Fly e Attack. Em 2019, lançou o Fly 6, modelo de micro-ônibus desenvolvido para o segmento de veículos compactos para transporte de pessoas, como receptivo de hotéis, transfers e turismo. A concepção do veículo teve como base o conceito construtivo inovador, sendo desenvolvido de dentro para fora, com foco no conforto, sofisticação, segurança e ergonomia dos passageiros.

Em 2021, apresentou nova configuração do modelo Fly 10, com maior capacidade do mercado, para até 38 passageiros, reforçando sua posição em relação aos demais disponíveis para o segmento.

Com foco no desenvolvimento de soluções para as necessidades dos operadores de transportes e clientes, o Fly 10 conquistou o mercado, sobretudo nos segmentos Urbano e de Fretamento, por proporcionar mais conforto e espaço para os passageiros e eficiência, rentabilidade e melhor TCO (Custo Total de Propriedade).

O modelo tem como grande diferencial para o operador a redução dos custos de aquisição e operacional, com grande economia de combustível, cerca de 35% em relação a um ônibus convencional, além do menor custo de aquisição, pois chega a ser 20% mais barato.

Neste mesmo ano, a Volare relançou a linha New Attack, introduzindo nos veículos design diferenciado, muito mais arrojado e moderno, e aliando a importantes diferenciais competitivos consagrados pelos usuários, como durabilidade superior, conforto para passageiros, ergonomia para o motorista e o melhor custo-benefício para o operador.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança