sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Financiamento de veículos cresce 5,7% no 1º semestre

Ao todo, foram financiadas cerca de 150 mil unidades a mais na comparação com os seis primeiros meses do ano passado

As vendas financiadas de veículos no primeiro semestre de 2023 somaram 2,7 milhões de unidades entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa um crescimento de 5,7% em relação ao mesmo período de 2022.

- Publicidade -

O segmento que registrou o maior aumento no primeiro semestre foi o de motos, com crescimento 19,6%. A categoria de veículos leves teve um aumento 2,5%. Já o financiamento de veículos pesados caiu 4,4% no período.

Considerando apenas o mês de junho, foram financiadas 485 mil unidades entre autos leves, motos e pesados. O número representa um crescimento de 8% ante junho de 2022 e uma queda de 3,1% na comparação com maio. No segmento de autos leves, houve alta de 6,8% em relação ao mesmo período do ano passado, mas recuo de 0,6% se comparado com maio.

Ainda em junho, o financiamento de motos aumentou em 16% na comparação com junho do ano passado e caiu 10,4% ante maio. Por fim, o financiamento de veículos pesados teve queda de 9,4% em relação a junho de 2022 e de 0,5% em relação a maio.

“Quando analisamos o resultado de junho, os números totais são inferiores em relação ao mês passado devido à diferença em dias úteis. No entanto, se considerarmos o resultado por dia útil, houve melhora em relação ao mês anterior com crescimento de 1,5%. Um dos motivos para isso foi a aceleração dos financiamentos na última semana de junho, com destaque para os financiamentos de veículos novos”, diz Gustavo Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.

- Publicidade -

A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança