quinta-feira, 2 maio , 2024
28 C
Recife

Período pós-descontos revela promoções e até redução de preços sugeridos

Lucia Camargo Nunes* – Os benefícios da MP 1175 terminaram, mas os pátios das fábricas e concessionárias continuam cheios e há fábricas com férias coletivas ou em regime de lay-off.

- Publicidade -

Nos próximos meses, o consumidor terá algo que não se via desde a pandemia: bônus, descontos, promoções, juro zero e até redução de preços sugeridos, algo impensável no início do ano.

Se a escassez de semicondutores trouxe ao mercado uma crise de oferta, que paralisou linhas de produção de nacionais, atrasou a remessa de importados e gerou filas de espera para a maioria dos modelos, com preços nas alturas, o pós-pandemia inverteu o jogo.

Hoje, diante do cenário de crédito restrito por causa dos altos juros, redução de renda e do poder aquisitivo do consumidor e encarecimento geral dos veículos, a perspectiva é de pátios cheios e ofertas.

Os descontos promovidos pelo governo não deixaram qualquer legado, até porque foi de curtíssimo prazo.

- Publicidade -

Há relatos de consumidores que decidiram pela compra nos últimos dias e com o fim do crédito governamental não conseguiram os veículos com descontos. A saída foi comprar pelo preço “normal” ou desistir.

Até preços sugeridos estão despencando: um exemplo é o lançamento da linha 2024 da Nissan Frontier, que teve valores reajustados para baixo entre R$ 2.500 e R$ 9.300, conforme a versão, mesmo com aumento de conteúdos.

Até os últimos dias de julho, a Chevrolet promove descontos para Tracker e Equinox, enquanto a S10 tem até seguro grátis por 1 ano.

Já a Volks promove só este mês abatimentos e promoções para Polo Track, Nivus, Taos e Amarok.

Válida para junho, a promoção da Hyundai envolve condições especiais para todas versões do Creta 2024: desconto, valorização do usado na troca, taxa zero no financiamento ou parcelamento em até 48 meses.

- Publicidade -

Quem pode comprar à vista, desta vez está com a faca, o queijo e o prato em mãos e, se quiser, poderá ter bastante margem para negociações.

*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. E-mail: lucia@viadigital.com.br

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais