domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Tenneco inaugura centro de engenharia para amortecedores e sistemas de suspensão na Europa

O novo Monroe European Engineering Center reforça a presença global da companhia no fornecimento de soluções de alta tecnologia para a indústria automotiva.

A Tenneco, conglomerado global líder no desenvolvimento e fornecimento de componentes automotivos para linhas originais e mercado de reposição, inaugura um novo centro de engenharia de última geração. O novo Monroe European Engineering Center está localizado a, aproximadamente, 2 km do complexo de fabricação da Tenneco, em Gliwice, Polônia. Com 9.600 m², atenderá as tecnologias europeias de controle de direção e suspensão avançada da empresa (AST). 

- Publicidade -

“Esta nova instalação permite que nossas equipes de Ride Control e Advanced Suspension Technologies aumentem a velocidade e o valor da introdução de nossa tecnologia para clientes OEMs globais”, afirma Romain Nollet, vice-presidente do grupo e gerente geral de Ride Control. “Continuamos a investir nas melhores pessoas, instalações, recursos e sistemas para ajudar cada um de nossos clientes a atingirem suas metas de negócios, com todas as plataformas e todos os modelos de veículos.”

O Monroe European Engineering Center abriga cerca de 240 engenheiros de produtos Tenneco Ride Control e AST, cujo trabalho apoia uma série de fabricantes líderes globais de veículos, bem como as fábricas de Soluções de Desempenho da empresa na Espanha, República Tcheca, Bélgica e Polônia. 

Entre os principais produtos projetados e validados no novo centro, estão os amortecedores e módulos passivos Monroe OE Solutions e os amortecedores e módulos de suspensão semiativa Monroe Intelligent Suspension. Juntas, essas tecnologias são apresentadas em milhões de modelos recentes de veículos de passageiros, caminhões comerciais, ônibus, trailers e outras aplicações.

A instalação também é responsável pelo projeto de uma ampla gama de componentes – incluindo sistemas de válvulas, de orientação e vedação, além de peças e materiais estruturais – apresentados nos amortecedores Monroe OE Solutions e Monroe Intelligent Suspension. Além disso, o novo centro supervisiona as atividades europeias de “Ride Work”, em que os engenheiros da Tenneco colaboram com os fabricantes de veículos para testar e finalizar as válvulas de amortecimento antes do lançamento de cada modelo de veículo.

- Publicidade -

Em conjunto com o projeto de construção, a Tenneco investiu nas mais recentes tecnologias de projeto auxiliado por computador (CAD) e engenharia (CAE) e outras soluções necessárias para o desenvolvimento de sistemas mecânicos, eletrônicos e hidráulicos. A oficina de 5.330 m² da instalação está equipada para produzir e testar rapidamente protótipos de todos os tipos de amortecedores passivos e semiativos. Os recursos de validação de produtos no local incluem testes de resistência, durabilidade, corrosão, desempenho e ruído, bem como simulações computadorizadas de desempenho de componentes e produtos.

Com a abertura do Monroe European Engineering Center, a Tenneco agora atende clientes Ride Control e AST, por meio de uma rede de cinco instalações de tecnologia avançada, em Gliwice, Polônia; Monroe, Michigan, EUA; Ermua, Espanha; Sint-Truiden, Bélgica; e Pequim, China.

Tenneco Brasil comemora recorde de 1.048 dias sem acidentes em sua fábrica de Mogi Mirim/SP – A planta da Tenneco de Mogi Mirim/SP, fabricante dos amortecedores Monroe, comemorou o recorde de 1.048 dias sem acidentes de trabalho com afastamento. A conquista foi celebrada durante a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) que ocorreu entre 12 e 16 de junho, na unidade fabril onde são produzidos amortecedores da marca Monroe. Na ocasião, foram realizadas diversas atividades como palestras educativas, jogos, dinâmicas de grupo e workshops práticos para 100% dos colaboradores.

Segurança – Prioridade para a Tenneco – A marca de 1.048 dias consecutivos sem quaisquer ocorrências de acidentes com afastamentos na planta de Mogi Mirim registra um recorde que não era obtido pela planta desde 1999. Foram realizados diversos investimentos em políticas e programas de segurança, como afirma Edmir Sassiloto, gerente geral em Ride Control da Tenneco para a América do Sul.

“Investimos em treinamentos educacionais regulares, fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI) adequados, análise de risco no ambiente de trabalho, identificação e mitigação de condições inseguras, além do engajamento dos colaboradores na segurança do trabalho. Também foram investidos recursos para a proteção de máquinas, dispositivos ergonômicos, aquisição de equipamentos mais eficientes e protegidos e programas voltados a segurança do trabalho e meio ambiente”.

- Publicidade -

A empresa tem focado esforços na prevenção de ocorrências que podem contribuir com acidentes, mapeando condições potencialmente inseguras. “Em média, nos últimos três anos, a Tenneco realiza um trabalho forte na identificação desses riscos, o que contribuiu para atingirmos esse recorde”, ressalta Gaisller. Ele comenta, ainda, que a empresa tem um programa intitulado “Pare. Chame e Aguarde”, que dá autonomia para todos os colaboradores pararem suas atividades, chamarem sua liderança e aguardarem as orientações quando identificarem um risco à sua integridade física. Essa prática vem sendo utilizada diariamente, com treinamentos e comunicados, visando sua adoção por todo o quadro de funcionários.

Para Edmir Sassiloto a segurança no trabalho é um componente essencial para as operações da empresa: “Em todas as plantas da Tenneco tivemos a oportunidade de celebrar uma semana toda voltada para tópicos de segurança, com o tema: “Get Home Safe” (Volte para casa em segurança). Essa foi uma oportunidade para enfatizarmos que a segurança é a prioridade número um na Tenneco. É nossa preocupação colocar em prática as ferramentas e ações certas para fornecer um ambiente seguro para nossos funcionários. Adicionalmente, salientamos ações necessárias para garantir que eles cheguem ao trabalho com a mentalidade e a atitude corretas em relação à segurança”.

Sassiloto comemora o recorde obtido pela planta de Mogi Mirim, mas acrescenta que os objetivos não param por aí: “Tivemos a felicidade de promover a SIPAT em um momento onde superamos nosso recorde 1.048 dias sem acidentes com afastamento. No entanto, ainda não estamos satisfeitos. Estamos mitigando os riscos de acidentes para lesões leves, mesmo aqueles que não provocam o afastamento, pois, acreditamos que a saúde, segurança e bem-estar são os principais valores na Tenneco.

Vale destacar que o nosso comportamento deve estar alinhado com a crença de que todas as lesões e incidentes são evitáveis, sendo que nossa meta é que todos os funcionários retornem para casa da mesma forma como chegaram na empresa, sem lesões ou ferimentos”.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança