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BMW testa veículos a hidrogênio no deserto

O sistema de acionamento por célula de combustível de hidrogênio também funciona de forma convincente em temperaturas muito altas.

Os veículos da frota de testes BMW iX5 Hydrogen, lançada em fevereiro deste ano, completaram pela primeira vez uma rodada intensiva de testes em clima quente nos Emirados Árabes Unidos.

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O sistema de acionamento por célula de combustível do carro teve um desempenho impressionante diante de temperaturas que subiram até 45 °C, bem como areia e poeira, gradientes variados e flutuações significativas na umidade.

O sistema de célula de combustível altamente eficiente, os dois tanques de hidrogênio, o motor elétrico e a bateria de potência uniram-se à unidade central de controle do veículo para demonstrar o seu desempenho e estado de prontidão. A equipe de desenvolvimento baseada em Munique examinou tanto a funcionalidade de todos os sistemas elétricos sob condições extremas como o fornecimento da potência de refrigeração para permitir o desempenho total do veículo. Os veículos conseguiram garantir a dinâmica de condução pela qual a BMW é reconhecida.

Os veículos da frota de testes estão atualmente em ação na Europa, Japão, Coreia, China, EUA e Oriente Médio. O objetivo é destacar a usabilidade diária dos veículos movidos a hidrogênio e, além disso, adquirir conhecimentos importantes para o desenvolvimento de um potencial modelo produzido em série.

O Grupo BMW utiliza a frota de testes para fornecer apoio regionalmente ao desenvolvimento de uma infraestrutura de reabastecimento que possa ser utilizada com tecnologia de reabastecimento de 700 bar em todas as categorias de veículos – desde automóveis de passageiros e veículos pesados. As sinergias entre diferentes áreas de aplicação também oferecem uma margem importante para o desenvolvimento de uma forte rede de fornecedores na tecnologia do hidrogênio e para a redução de custos.

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O BMW iX5 Hydrogen combina capacidade de longa distância e paradas curtas para reabastecimento com uma condução localmente livre de emissões. Desde que a estrutura relevante esteja em vigor, a tecnologia de célula de combustível de hidrogênio tem o potencial de servir como outro pilar no futuro portfólio de sistemas de propulsão do Grupo BMW.

Como parte da sua transformação contínua, o Grupo BMW está aplicando uma abordagem “tecnologicamente aberta” quando se trata de sistemas de condução. A empresa está, portanto, adaptando-se às diferentes necessidades dos clientes, padrões de infraestrutura e cenários políticos e regulatórios nas diversas regiões do mundo.

O BMW iX5 Hydrogen possui um sistema de célula de combustível que gera uma potência de 125 kW/170 cv e uma unidade de propulsão altamente integrada que utiliza a tecnologia BMW eDrive de quinta geração (o motor elétrico, a transmissão e a eletrônica de potência estão agrupados numa caixa compacta).

A potência total do sistema de acionamento é de 295 kW/401 cv. O hidrogênio necessário para alimentar a célula de combustível é armazenado em dois tanques de 700 bar feitos de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). Juntos, esses tanques podem conter cerca de seis quilos de hidrogênio. Esta capacidade de armazenamento dá ao BMW iX5 Hydrogen uma autonomia de 504 km (313 milhas) no ciclo WLTP.

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