domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Renault apresenta Scenic E-Tech Elétrico

Depois do Megane, agora é a vez do Scenic se reinventar e se tornar o protagonista da nova geração de veículos elétricos da Renault.

Projetado para um uso em família, com foco na necessidade de viajar com toda liberdade e segurança, o Novo Scenic E-Tech elétrico se insere perfeitamente no plano estratégico Renaulution, associando a última palavra em motorização elétrica, tecnologias tanto úteis como intuitivas e um projeto sustentável.

- Publicidade -

Assim, ele se torna o primeiro veículo de produção em série a materializar a ambição do Renault Group de se tornar uma montadora de automóveis de nova geração, a serviço de uma transição justa. Ele encarna a estratégia de desenvolvimento sustentável do Grupo por meio de seus três pilares: meio ambiente, segurança e inclusão.

Scenic, 27 anos de evolução – A história do Scenic começou há 27 anos, em 1996 – cinco anos após a apresentação do carro-conceito batizado com o mesmo nome, em 1991. Este modelo revolucionou o mercado, ao se posicionar como primeiro monovolume compacto da história da indústria automotiva na Europa.

Seu nome significa, em inglês, Safety Concept Embodied in a New Innovative Car que, em português, significa “um conceito de segurança materializado em um carro inédito e inovador”. Com o passar dos anos, houve uma evolução no perfil das famílias e dos hábitos associados às viagens, bem como suas aspirações em relação ao seu impacto ambiental e segurança. Por isso, o Scenic continua se transformando para antecipar e atender estas necessidades.

Hoje, criado em torno de uma motorização 100% elétrica como um convite para viajar, o modelo está reinventando o veículo do segmento C para um uso em família, mas mantém seu DNA de pioneiro no segmento.

- Publicidade -

O Scenic sempre foi pensado para ser o primeiro veículo do domicílio, aquele utilizado para os trajetos mais longos das viagens de fim de semana e das férias. Ele mantém a autonomia superior a 620 km (conforme o ciclo WLTP), tornando-se o primeiro veículo elétrico concebido de forma mais sustentável, que leva em conta o bem-estar dos passageiros e se preocupa com o meio ambiente. Com ele, o veículo para a família do amanhã já chegou.

Um veículo para a família por excelência – Graças aos diferenciais da plataforma elétrica CMF-EV desenvolvida pela Aliança no qual é baseado, o modelo conta com um design audacioso com dimensões reduzidas para a categoria, mas oferece um nível recorde em termos de espaço interno para os passageiros. Além disso, a bateria compacta de até 87 kWh libera ainda mais espaço para as proporções ideais do veículo.

Já a motorização de até 160 kW (equivalente a 220 cavalos) permite aproveitar plenamente uma condução dinâmica e ágil, adaptada a todos os trajetos. Do lado de dentro, todos os passageiros desfrutam de muito conforto, graças ao assoalho plano e o grande entre eixos de 2,78 metros.

Assim, é possível oferecer espaço suficiente para os passageiros, com uma área para os joelhos no banco traseiro equivalente a 278 mm, mas também para as bagagens, com um volume de 545 litros no porta-malas. Inovadores, o teto de vidro opaco Solarbay e o apoio de braço traseiro Ingenius complementam a série de itens que equipam a cabine para proporcionar todo o conforto.

Contando com mais de 50 aplicativos, o sistema multimídia OpenR Link permite que os usuários planejem seus trajetos com toda tranquilidade, além de poder compartilhar os recursos com os outros ocupantes do veículo. Também é única a assinatura sonora do modelo, criada graças a uma parceria única com Jean-Michel Jarre, artista, compositor e autor.

- Publicidade -

O Novo Scenic E-Tech elétrico também será o primeiro veículo elétrico da gama Renault a ser oferecido com o acabamento Esprit Alpine, que expressa tanto emoção como esportividade. Ele continua sendo produzido na fábrica de Douai (ElectriCity), a mesma desde que foi lançado, e será comercializado a partir do início de 2024.

Primeiro veículo para a família com projeto sustentável – Criar uma montadora de automóveis de nova geração também significa repensar o carro e seus usos, para propor uma mobilidade inovadora, mais responsável e mais segura para o maior número de pessoas. Isso também inclui reduzir o impacto ambiental dos veículos em todo o ciclo de vida, desde o projeto, produção e uso, até o fim de vida, chamado de ciclo “do berço ao túmulo”.

Esta quinta geração do Renault Scenic apresenta uma nova visão para a mobilidade. A necessidade de consumir com bom senso e produzir de forma mais responsável tem conquistado cada vez mais adeptos. Por meio de seu Propósito e o plano estratégico Renaulution, o Renault Group está se transformando em uma empresa de nova geração, tecnológica e centrada na criação de valor econômico, ambiental e social, tendo como meta a neutralidade de carbono na Europa até 2040 e no mundo até 2050.

Pioneira em matéria de descarbonização, em 2022 a Renault revelou o carro-conceito Scenic Vision, que encarnava o desejo da marca de conceber veículos mais sustentáveis e visionários, durante a Cúpula ChangeNOW. Hoje, esta ambição tem sua primeira concretização, com o primeiro veículo 100% elétrico com projeto sustentável feito para um uso em família: o Novo Scenic E-Tech elétrico.

Este veículo para a família 100% elétrico, mais inovador, generoso e totalmente alinhado com sua época, elevando o patamar em matéria de desenvolvimento sustentável e segurança. Montado na França, na fábrica ElectriCity de Douai, o Novo Scenic E-Tech elétrico está delineando uma nova trajetória, rumo a uma mobilidade ao mesmo tempo mais sustentável, segura e visionária.

O motor elétrico também é produzido na França, na Megafactory de Cléon. Este veículo conta com até 24% de materiais reciclados e, conforme a Diretiva 2005/64/CE da União Europeia, 90% de sua massa – incluindo a bateria – pode ser reciclado por empresas do setor de reciclagem industrial. Assim se abre o caminho para uma mobilidade inovadora, mais responsável e segura, para o maior número de pessoas.

“Em 1996, o Scenic era uma novidade que revolucionou os padrões, reinventando o conceito de carro para a família. O Novo Scenic E-Tech elétrico se insere nesta mesma filosofia. O modelo retorna agora como veículo elétrico versátil, capaz de percorrer longas distâncias, tendo sido projetado com uma visão de desenvolvimento sustentável. Ele oferece um espaço interno excepcional, mas continua tendo dimensões compactas, além de oferecer muita luminosidade, conforto e conectividade de ponta”.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança