sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Vision Neue Klasse: a nova geração dos veículos BMW

Com o seu mais recente conceito de design, o BMW Vision Neue Klasse, o BMW Group apresenta como será a próxima geração de veículos da sua principal marca BMW. “O BMW Vision Neue Klasse combina a nossa capacidade de inovar nas principais áreas de eletrificação, digitalização e circularidade”, afirma Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG. “Desta forma, podemos estar sempre dois passos à frente do futuro: a Neue Klasse já está trazendo a mobilidade da próxima década para as estradas em 2025 – e conduzindo a BMW para uma nova era”.

- Publicidade -

O Vision Vehicle, que será apresentado ao público pela primeira vez no Salão Internacional do Automóvel IAA Mobility 2023, em Munique, incorpora uma linguagem de design clara, com superfícies amplas e apenas algumas linhas distintas, que foi reduzida ao essencial. Esta abordagem acentua características exclusivas, como a grade em forma de rim da BMW e o contorno Hofmeister no gráfico da janela lateral, dando ao design ainda mais uma sensação BMW.

No interior, a próxima geração do BMW iDrive garante uma experiência de usuário digital única que mescla mundos reais e virtuais. O aumento do uso de matérias-primas secundárias, a produção eficiente de recursos e um trem de força totalmente elétrico com tecnologia BMW eDrive de sexta geração reduzem a pegada de carbono da Neue Klasse ao longo do ciclo de vida do veículo.

“30% mais autonomia, carregamento 30% mais rápido, 25% mais eficiência – a Neue Klasse representa um grande salto tecnológico que levará o EfficientDynamics a novos patamares. Isso também se aplica ao seu design – que não poderia ser mais futurista”, afirma Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável pelo Desenvolvimento. “Com a Neue Klasse, embarcamos no maior investimento da história da empresa. Não estamos apenas escrevendo o próximo capítulo da BMW; estamos escrevendo um livro totalmente novo. É por isso que a Neue Klasse certamente impactará todas as gerações de modelos”.

Nova linguagem de design da BMW: clara, elegante e atemporal – O exterior apresenta elementos de design que definirão os diferentes modelos Neue Klasse. É claro, elegante, atemporal. A nova arquitetura do veículo totalmente elétrico também abre novas possibilidades para o design interior. “O design da Neue Klasse é tipicamente BMW e tão progressivo que parece que saltamos uma geração de modelo”, explica Adrian van Hooydonk, head do BMW Group Design.

- Publicidade -

Arcos de roda poderosos, greenhouse retraída e a dianteira “nariz de tubarão” acentuadamente inclinada para a frente são características da BMW. As rodas aerodinâmicas de 21 polegadas prestam homenagem ao clássico design de raios cruzados inspirado no automobilismo. Ao mesmo tempo, a carroceria quase monolítica do veículo, com fortes recortes na frente e atrás, bem como grandes áreas de janelas, criam uma estética.

A pintura exterior luminosa em “Joyous Bright”, com seu sutil tom amarelo, sublinha a personalidade amigável e orientada para o futuro do BMW Vision Neue Klasse. O contraste é fornecido pelas saias laterais e para-choques pretos. Com uma percentagem mais elevada de matérias-primas secundárias e uma variedade de materiais significativamente reduzida, foram introduzidas melhorias específicas para aumentar a circularidade. Um conceito de desmantelamento melhorado também ajudará a otimizar a reciclagem dos veículos da Neue Klasse.

Uma nova interpretação dos elementos de design característicos da marca, como a grade em forma de rim BMW e os faróis duplos, transformam a dianteira do veículo numa única área de interação. Um efeito de iluminação com animação tridimensional exata inicia a interação intuitiva entre o ser humano e seu veículo assim que se aproxima do carro. Os elementos E Ink na parte inferior dos vidros laterais também aparecem no cenário exterior de boas-vindas, direcionando a atenção para a área do sensor que aciona a abertura automática das portas. A tecnologia inovadora define de forma semelhante o design das luzes traseiras, com elementos de luz impressos em 3D que se estendem por vários níveis e são controlados de forma direcionada para criar uma impressão única de profundidade.

Fornecendo visão – Próxima geração do BMW iDrive – Os controles operacionais analógicos foram reduzidos ao mínimo no BMW Vision Neue Klasse. A interação homem-carro ocorre através do BMW Panoramic Vision, do Display Central e dos botões multifuncionais no volante. A experiência do usuário é complementada pelo comprovado controle de voz do BMW Intelligent Personal Assistant. Desta forma, a próxima geração do BMW iDrive oferece uma interpretação moderna da orientação ao condutor típica da marca.

Tal como aconteceu com a introdução do controlador BMW iDrive no console central e do BMW Head-Up Display, a marca volta a liderar o mundo com o BMW Panoramic Vision, que estará disponível pela primeira vez na Neue Klasse. A informação é projetada à altura ideal na linha de visão do condutor e, pela primeira vez, em toda a largura do pára-brisas. Esta inovação complementará o BMW Head-Up Display aprimorado nos modelos de produção da Neue Klasse.

- Publicidade -

Na próxima geração do BMW iDrive, tanto o condutor como o passageiro dianteiro são capazes de interagir com as informações exibidas no BMW Panoramic Vision, criando uma experiência de usuário compartilhada. Os motoristas podem mover o conteúdo exibido no Display Central para o BMW Panoramic Vision com um simples gesto.

Uma coreografia coordenada entre a iluminação ambiente e os elementos gráficos do Display Central e do BMW Panoramic Vision enriquece a experiência do usuário – que também pode ser personalizada usando My Modes. No My Mode ‘Sport’, exibições específicas são definidas contra um fundo amarelo para apoiar a condução dinâmica. O novo BMW iDrive é baseado em uma arquitetura de software altamente integrada que consolida dados relacionados à experiência de direção e infotainment com dados do sistema eletrônico e elétrico do veículo e da BMW cloud. A interação entre o ser humano e o veículo pode assim ser adaptada ainda mais de acordo com a situação de condução e as necessidades individuais, permitindo uma percepção totalmente nova da mobilidade.

Os tecidos com cordões brilhantes criam uma atmosfera confortável no interior do BMW Vision Neue Klasse. O painel de instrumentos de cor clara sustenta o volante, achatado nas partes superior e inferior, bem como o Display Central com Matrix-Backlight no contorno de um paralelogramo. Uma base para carregamento de smartphone e o espaço da alavanca seletora vítrea no console central. Os bancos dianteiros são fixados ao chão por um único suporte, liberando espaço adicional para as pernas no compartimento traseiro, onde os passageiros podem desfrutar do ambiente criado por ter dois assentos individuais. O design do interior, totalmente isento de cromo decorativo ou couro, ajuda a otimizar a pegada de carbono do processo de produção.

Produção reduzida de CO2, tecnologia BMW eDrive de sexta geração – Produzido na nova planta em Debrecen inteiramente sem combustíveis fósseis e com uma utilização muito mais ampla de matérias-primas, e matérias secundárias produzidas com CO2 reduzido, a Neue Klasse também proporcionará um impulso significativo à mobilidade individual eficiente em termos de recursos. A elevada eficiência energética durante a fase de utilização do veículo será assegurada pela otimização do peso, do ar e da resistência ao rolamento, bem como através da gestão inteligente do calor, especialmente para a transmissão elétrica, utilizando a tecnologia BMW eDrive de sexta geração.

Além dos motores elétricos altamente eficientes, os principais avanços na nova tecnologia BMW eDrive incluem células de bateria redondas recentemente desenvolvidas, com densidade de energia mais de 20% maior do que a das células prismáticas utilizadas anteriormente. A sexta geração da tecnologia BMW eDrive melhorará a velocidade de carregamento dos modelos Neue Klasse em até 30%, além de aumentar sua autonomia em até 30%. Como resultado de todas estas medidas, a eficiência global dos veículos aumentará até 25%.

Inovações garantem o prazer de condução exclusivo da BMW para as gerações futuras – A eletrificação, a digitalização e a circularidade são os elementos centrais da transformação que está sendo ativamente moldada pelo BMW Group e que começou com os modelos eletrificados da marca BMW i. O BMW i Vision Circular destaca o enorme potencial que pode ser aproveitado através da implementação sistemática de uma economia circular que reduza o consumo de matérias-primas e reduza as emissões de CO2. O BMW i Vision Dee, por outro lado, mostra como a tecnologia digital centrada no ser humano pode enriquecer a experiência do usuário.

Todos estes tópicos estão agora reunidos no BMW Vision Neue Klasse, um veículo que representa toda a gama de inovações tecnológicas através das quais o BMW Group demonstra a sua sustentabilidade futura. O BMW Vision Neue Klasse assinala o início de uma nova era de mobilidade individual rica em experiências digitais, livre de emissões locais e circular a longo prazo – garantindo o prazer de dirigir típico da BMW para as gerações futuras.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança