Para dar continuidade às suas ações de sustentabilidade no Brasil, a ZF realizou em setembro um encontro com mais de sessenta fornecedores em seu auditório na unidade de Sorocaba, SP. O evento “Sustainability Day” chegou este ano à sua segunda edição e tem o objetivo de alavancar ações de sustentabilidade em toda a cadeia de fornecimento da empresa.
Para Tarcisio Costa, vice-presidente de Gestão de Materiais da ZF América do Sul, “o ‘Sustainability Day’ é um evento de extrema importância para alinhar os objetivos com os fornecedores e acompanhar os indicadores de resultados alcançados, para além da qualidade de produtos. “Durante a primeira edição do evento, realizada em 2022, pudemos abrir um diálogo para realizar um trabalho colaborativo para descarbonizar a cadeia de suprimentos, atendendo a estritos padrões de controle e conformidade”, explica.
De acordo com o executivo, trata-se de um trabalho iniciado em 2019, com ações evoluindo ano a ano. Na edição de 2023, a ZF compartilhou suas próprias iniciativas internas nas áreas ambiental, social e de governança, apresentando todos os passos que foram dados até agora. Para alavancar as ações com a sua base, a empresa convidou cinco fornecedores a apresentarem suas ações, de forma a compartilhar as melhores práticas. Os exemplos de soluções concretas relativas às iniciativas sociais e ambientais foram apresentados a todos os participantes. A escolha dos mais de sessenta participantes do evento foi estratégica e compõe os fornecedores regionais de alta relevância para os negócios da ZF.
De acordo com Tarcisio, a gestão desse processo está sendo conduzida por uma equipe interna que vem intensificando esse acompanhamento, tanto ligado ao Escopo 3, que engloba as emissões indiretas de GEE – Gases de Efeito Estufa, como também políticas sociais e de governança. “Trata-se de ações que requerem mudanças estruturais, de conceito e de processos por nossa parte e dos fornecedores e precisamos evoluir juntos nesta jornada. Para fazer esse acompanhamento, mantemos um canal aberto com os fornecedores, com comunicação frequente para assegurar o desenvolvimento das ações. Nossa intenção é que nossos parceiros caminhem conosco em busca de uma mobilidade cada vez mais segura e sustentável”, explica.
Para novas nomeações a ZF faz algumas exigências como, por exemplo, que os fornecedores que se utilizem de energia renovável certificada até 2025. Além disso, é necessário à ZF entender como ocorre a contratação de novos colaboradores por parte da cadeia de suprimentos, suas condições e políticas de trabalho oferecidas, bem como as práticas de governança para novos negócios. Por último, cada fornecedor deve concordar com o Plano de Negócios da ZF, que inclui as políticas, condições para contratação de mão-de-obra, tratativas com a cadeia e iniciativas de boa gestão.
Neutralidade climática até 2040 – A sustentabilidade é um critério obrigatório para a ZF e além de trabalhar para reduzir suas emissões de CO2 em suas localidades em 80% até 2030, bem como em 40% na cadeia de suprimentos e uso de produtos, em comparação a 2019, a ZF pretende atingir a neutralidade em termos climáticos até 2040.
Entre as ações em curso está o abastecimento com eletricidade verde nas usinas na Alemanha, país onde está instalada a sede da empresa, por meio de acordos de fornecimento de energia. Estes foram concluídos em 2021, com produtores de energia eólica e solar, que já iniciaram o fornecimento de até 210 gigawatts-hora de eletricidade verde, a partir de 2022 até 2025.
Os volumes acordados, que correspondem ao consumo de eletricidade de 72 mil residências, reduzirão as emissões de CO2 em 80 mil toneladas anualmente. “Estamos focados em medidas definitivas, com contribuição imediata e demonstráveis para a proteção do clima”, comenta Tarcisio.