quarta-feira, 29 maio , 2024
28 C
Recife

Livro detalha uma das vitórias mais marcantes de Ayrton Senna

"A obra-prima de Senna e outras histórias de um repórter nas pistas" rememora bastidores do GP da Europa e outras passagens de Ayrton Senna na temporada de 1993. Histórias de outros personagens das pistas também são contadas na obra.

Uma das vitórias mais marcantes de Ayrton Senna é o tema do capítulo de abertura de “A obra-prima de Senna e outras histórias de um repórter nas pistas”, o primeiro livro autoral do jornalista Luiz Alberto Pandini. Em 20 capítulos, Pandini conta histórias diversas acumuladas ao longo de 35 anos de carreira, boa parte deles atuando diretamente no segmento de esportes a motor.

- Publicidade -

O título do livro é inspirado no do capítulo de abertura, no qual Pandini descreve com detalhes o Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1 de 1993 e os bastidores da cobertura jornalística – sua primeira em solo europeu.

Essa corrida ficou famosa pela inconstância das condições climáticas e pelas quatro ultrapassagens feitas por Ayrton Senna na primeira volta.

A vitória nessa corrida é considerada por muitos como a mais brilhante do piloto brasileiro. Outras histórias de Senna naquele ano de 1993 são rememoradas nos capítulos finais do livro e revelam bastidores de sua transferência para a Williams, equipe pela qual o brasileiro fez suas últimas corridas em 1994.

Personagens como os Fittipaldi (Emerson, Wilsinho e Christian), Nelson Piquet e Jackie Stewart aparecem com outros menos conhecidos como Bernardo Souza Dantas (o primeiro brasileiro a correr nas 24 Horas de Le Mans, em 1935) e Luiz Celso Giannini (um dos pioneiros brasileiros no Mundial de Motovelocidade). Os relatos se passam em redações e autódromos da América do Sul, Europa e América do Norte.

- Publicidade -

Nascido em Santos em 1968, Pandini cobriu corridas no Brasil e no exterior como repórter de jornais (Jornal da Tarde e O Estado de S. Paulo) e de revistas como GridQuatro RodasAuto Esporte e Carro. Atualmente, atende marcas de automóveis e outras empresas por meio de sua agência, a LetraNova Comunicação.

“A obra-prima de Senna e outras histórias de um repórter nas pistas” traz décadas de relatos saborosos acumulados numa carreira jornalística construída entre personagens que povoaram a imaginação do autor desde que ele era moleque em Santos, no litoral de São Paulo. E um dia o moleque se encontrou de verdade com aquele mundo que só conhecia das páginas de jornais e revistas”. – Do prefácio de Flavio Gomes.

Para comprar: acesse www.gullivereditora.com.br. Preço: R$ 69,90 mais frete.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais