domingo, 19 maio , 2024
28 C
Recife

ABVE aponta mudanças essenciais para o programa Mover em Brasília

Executivo apresentou três sugestões importantes no encontro: calibrar melhor ou eliminar o "pedágio" para acesso aos benefícios de P&D; mudar o conceito de "potência" do veículo para um conceito de descarbonização e eficiência energética; e reintroduzir os veículos levíssimos entre os segmentos que podem se beneficiar dos incentivos do Mover.

O presidente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), Ricardo Bastos, participou de uma Audiência Pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados para discutir o Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação, conhecido como Mover. Bastos ressaltou que o Mover representa um avanço nos programas nacionais de apoio ao transporte sustentável e uma continuidade das políticas automotivas anteriores.

- Publicidade -

O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, marcou presença em uma Audiência Pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados para debater o Mover (Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação), que visa promover o transporte sustentável e impulsionar a indústria nacional. Bastos destacou a importância do programa como um avanço em relação às políticas automotivas anteriores, como o Inovar Auto e o Rota 2030.

Durante sua participação, Bastos enfatizou três pontos essenciais para o sucesso do Mover, segundo a ABVE: calibrar melhor ou eliminar o “pedágio” para acesso aos benefícios de P&D; mudar o conceito de “potência” do veículo para um conceito de descarbonização e eficiência energética; e reintroduzir os veículos levíssimos entre os segmentos que podem se beneficiar dos incentivos do programa.

O presidente da ABVE também ressaltou a importância de o Brasil continuar produzindo veículos elétricos e acredita na nacionalização de outros itens nos próximos cinco anos, como as baterias. Ele argumentou que se há demanda por veículos elétricos na América Latina ou em outros países, o Brasil deve fabricá-los localmente para fortalecer sua cadeia de produção.

A audiência contou com a participação de representantes do governo, da indústria automotiva e de entidades do setor, que discutiram os desafios e oportunidades do Mover para o desenvolvimento sustentável e a indústria nacional. O deputado Alex Santana (Republicanos-BA), autor do requerimento para a realização da audiência, destacou que o Mover segue as diretrizes do atual governo de compromisso com o desenvolvimento sustentável e a economia verde.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Fiat Toro

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais