terça-feira, 23 julho , 2024
28 C
Recife

Caminhão faz maior viagem rodoviária elétrica do mundo

Viagem começou na sede da Danfoss em Nordborg, Dinamarca, em 12 de junho, e a delegação, composta inteiramente por veículos elétricos, atravessou a Alemanha e a Holanda antes de chegar a Le Mans, na França.

O grupo dinamarquês de engenharia Danfoss, em uma demonstração impressionante das capacidades dos caminhões elétricos, completou uma jornada de mais de 1.300 quilômetros com um caminhão elétrico de 20 toneladas, viajando da Dinamarca até Le Mans, na França. Esta viagem coincidiu com o evento da corrida de 24 horas de Le Mans, onde o caminhão se uniu a 48 carros elétricos na maior viagem rodoviária elétrica do mundo.

O grupo dinamarquês de engenharia Danfoss completou uma jornada épica com um de seus caminhões elétricos, viajando mais de 1.300 quilômetros (800+ milhas) da Dinamarca até Le Mans, na França, para coincidir com o evento da corrida de 24 horas, juntamente com 48 carros elétricos. O caminhão elétrico de 20 toneladas e 17 metros de comprimento participou do que os organizadores chamaram de “a maior viagem rodoviária elétrica do mundo”.

- Publicidade -

Sustentabilidade e Infraestrutura de Carregamento – Torben Christensen, Diretor de Sustentabilidade da Danfoss, destacou que a viagem tinha o objetivo de provar que a conversão para caminhões totalmente elétricos é viável para uma grande parte do transporte de mercadorias na Europa.

Segundo Christensen, 48% dos caminhões na Dinamarca percorrem menos de 300 quilômetros por dia e 62% das viagens de caminhões pesados na União Europeia são inferiores a 400 km.

Ele afirmou que a infraestrutura de carregamento, especialmente em terminais de carga, é crucial para maximizar a produtividade e permitir a transição para veículos elétricos sem causar ansiedade de alcance.

- Publicidade -

Danfoss Editron e Semikron Danfoss: Inovações em Eletrificação – O caminhão utilizado na viagem está equipado com várias soluções da Danfoss, incluindo o carregador de bordo ED3 e inversores de tração SKAI de alta tensão fornecidos pela Semikron Danfoss. O carregador ED3 permite o carregamento rápido de corrente alternada (CA) durante a noite, proporcionando flexibilidade e reduzindo os custos de infraestrutura de carregamento. Além disso, o carregador também funciona como uma tomada de força elétrica (ePTO) para alimentar funções auxiliares do veículo.

Os inversores de tração SKAI HV desempenham um papel crucial na eletrificação de caminhões, convertendo corrente contínua (CC) da bateria em corrente alternada (CA) necessária para o motor elétrico, permitindo aceleração suave e frenagem regenerativa, que aumenta a autonomia do veículo.

A Jornada Elétrica – A viagem começou na sede da Danfoss em Nordborg, Dinamarca, em 12 de junho, e a delegação, composta inteiramente por veículos elétricos, atravessou a Alemanha e a Holanda antes de chegar a Le Mans, na França. Durante a viagem, a equipe utilizou a energia dos veículos elétricos para todos os aspectos do acampamento, incluindo cozinhar.

- Publicidade -

Impacto Ambiental e Potencial de Redução de Emissões – De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), os transportes pesados emitiram 1,776 milhão de toneladas de CO2 em 2020. No entanto, com 45% das mercadorias na Europa percorrendo menos de 300 km, a eletrificação desses trajetos pode resultar em significativas reduções de emissões, utilizando tecnologia que já está disponível.

A jornada épica do caminhão elétrico da Danfoss demonstra que a eletrificação de caminhões pesados é uma realidade viável, com benefícios significativos para a sustentabilidade e a redução de emissões. A Danfoss continua a liderar o caminho em soluções inovadoras para a eletrificação do transporte pesado, provando que o futuro dos caminhões elétricos já está ao nosso alcance.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão