terça-feira, 23 julho , 2024
28 C
Recife

Grupo Sumitomo Rubber avança em pesquisa para pneus inteligentes

Empresa inova com tecnologias Active Tread e Sensing Core, otimizando segurança e desempenho dos pneus em qualquer condição.

Com a ascensão dos veículos elétricos e autônomos, além dos serviços de carsharing e ridesharing, a indústria automotiva está passando por uma transformação significativa. Em resposta, o Grupo Sumitomo Rubber, fabricante da marca Dunlop Pneus no Brasil, avança em pesquisa e desenvolvimento de pneus inteligentes que prometem revolucionar o mercado com tecnologias como Active Tread e Sensing Core.

O Grupo Sumitomo Rubber está focado em desenvolver pneus que respondem ativamente às condições da estrada e do ambiente. Este esforço é parte do conceito de pneu inteligente, que busca expandir o potencial dos pneus para melhorar a segurança e o desempenho dos veículos modernos.

- Publicidade -

Tecnologia Active Tread: Segurança e Desempenho em Qualquer Condição – A tecnologia Active Tread foi desenvolvida para responder a mudanças repentinas nas condições da superfície da estrada, ajustando as características da borracha da banda de rodagem para otimizar o desempenho do pneu. Um composto químico especial na borracha interage com a temperatura e o nível de umidade do pavimento. Em ambientes frios ou com neve, a borracha fica mais macia para aumentar a aderência. Em condições de chuva, ela se torna mais flexível para melhorar a tração, e em dias ensolarados, retorna à sua rigidez original.

Essa tecnologia foi apresentada no Japan Mobility Show 2023 e será lançada no final de 2024. A Sumitomo Rubber Industries ainda avalia a expansão dessa tecnologia para suas demais fábricas globais, desafiando a ideia convencional de que pneus são ineficazes em estradas molhadas ou com neve.

Tecnologia Sensing Core: Monitoramento em Tempo Real – Desde 2017, a tecnologia Sensing Core transforma pneus em sensores que monitoram as condições da estrada em tempo real. Utilizando matérias-primas ecológicas e sustentáveis, essa tecnologia coleta dados sobre a superfície da estrada, desgaste dos pneus, carga e pressão do ar, usando a velocidade de rotação e a quantidade de deslizamento como indicadores.

- Publicidade -

No Brasil, a Sumitomo Rubber, detentora das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo, utiliza a tecnologia TAIYO (Sun) System em 100% de sua produção, um método de fabricação de pneus sem emendas nas partes de borracha, que aumenta a produtividade e a qualidade dos pneus.

“Vislumbramos um futuro onde as tecnologias Active Tread e Sensing Core da Dunlop revolucionarão os padrões de segurança e desempenho dos pneus, proporcionando tranquilidade e eficiência para todos os motoristas, independentemente das condições das estradas,” afirma Rodrigo Alonso, Diretor Nacional de Vendas e Marketing da Dunlop Pneus no Brasil. Ele acrescenta: “O Grupo Sumitomo Rubber está empenhado em criar condições mais sustentáveis para as futuras gerações.”

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão