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Marcopolo realiza primeiro Crash Test traseiro de ônibus elétrico no Brasil

Teste comprova alta resistência e segurança das baterias do Attivi Integral, modelo 100% elétrico.

A Marcopolo inovou ao realizar o primeiro crash test traseiro de um ônibus elétrico no Brasil, demonstrando que o modelo Attivi Integral oferece segurança e resistência acima das normas exigidas, sem danos às baterias e sem riscos para os ocupantes.

A Marcopolo, uma das líderes na fabricação de ônibus, realizou um marco na indústria automotiva brasileira ao conduzir o primeiro crash test traseiro em um ônibus elétrico. O modelo testado, o Attivi Integral, passou com êxito pelo rigoroso teste, comprovando que a estrutura do veículo é capaz de suportar impactos severos sem comprometer a integridade das baterias ou a segurança dos passageiros.

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“Decidimos realizar o primeiro crash test traseiro em um ônibus elétrico por vários motivos. Queríamos oferecer os mais elevados padrões de segurança no Attivi Integral, tanto para os passageiros quanto para os operadores, porque é no trânsito urbano que existe uma maior incidência de colisões traseiras”, explicou Luciano Resner, Diretor de Engenharia da Marcopolo.

O teste demonstrou que a engenharia da Marcopolo desenvolveu uma estrutura interna eficiente, que absorve a energia do impacto e garante a inviolabilidade do conjunto de baterias. “Esse resultado é importante porque garante, ao mesmo tempo, o bem-estar dos ocupantes e a preservação do ativo do operador”, acrescentou Resner.

O Attivi Integral é um ônibus 100% elétrico que reflete a tecnologia e expertise da engenharia brasileira. Com até 13.000 mm de comprimento total, o modelo possui chassi Low Entry, motor elétrico de 350 kW e torque de 3.300 Nm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 396 kWh, oferecendo uma autonomia de 250 a 280 km.

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Além da segurança, o Attivi Integral é projetado para proporcionar conforto aos passageiros, incluindo carregadores USB, sistema de ar-condicionado integrado ao sistema de refrigeração das baterias, sistema de áudio interno, câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista, e câmera interna de segurança com gravação. O ônibus também dispõe de espaço reservado para PcD e assentos preferenciais, iluminação interna e externa em LED, e cabine de separação para o motorista.

Ficha Técnica Attivi Integral:

  • Chassi Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg
  • Capacidade: até 82 passageiros
  • Autonomia: até 250 km e Tempo de Carga de até 4 horas
  • Plug de Carregamento: PLUG CCS 2
  • Motor de Tração Central: potência de 350 kW e torque de 3.300 Nm
  • Capacidade do Eixo Dianteiro: 7,6 mil kg
  • Capacidade do Eixo Traseiro: 13,0 mil kg
  • Comprimento: até 13 m
  • Largura: 2,55 m
  • Freios: a disco com ABS/EBD (Door Brake)
  • Direção: eletro-hidráulica
  • Suspensão: pneumática

A realização do crash test traseiro é um avanço significativo para a segurança dos ônibus elétricos no Brasil, reforçando o compromisso da Marcopolo com a inovação e a proteção dos seus passageiros.

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