sábado, 13 julho , 2024
28 C
Recife

ZF moderniza unidade de Limeira com veículos autônomos guiados

A fabricante introduz AGVs para aprimorar logística, reduzir emissões e aumentar a eficiência industrial. Percurso feito pelos AGVs soma um km e conecta o armazém do complexo industrial com diversos pontos das linhas de produção de freios e de direções.

A ZF implementou dois veículos autônomos guiados (AGVs) em sua unidade de Limeira, São Paulo, para modernizar e digitalizar seus processos industriais, atendendo as divisões de freios, direções e eletrônicos, além de reduzir emissões.

- Publicidade -

A ZF deu um passo significativo em direção à modernização e digitalização de seus processos industriais ao introduzir dois veículos autônomos guiados (AGVs) em sua unidade de Limeira, no interior de São Paulo. Esses AGVs, cada um composto por um rebocador e seis vagões, têm capacidade para transportar até cinco toneladas de diversos componentes automotivos de maneira autônoma, atendendo as divisões de freios, direções e eletrônicos da empresa.

Projetados para operar com segurança em ambientes industriais complexos, os AGVs percorrem um quilômetro de percurso que conecta o armazém com diversos pontos das linhas de produção.

Equipados com sensores, os obstáculos são detectados por scanners, e os comandos de velocidade, buzina, acionamento dos semáforos e áreas de scanner de segurança são acionados através de 170 tags RFID instaladas ao longo do trajeto.

O processo de distribuição de componentes, que antes durava 1h30, agora é realizado em apenas 15 minutos, com um fluxo contínuo e eficiente de entregas 24 horas por dia.

- Publicidade -

Daniela Beltrame, diretora de logística da ZF América do Sul, afirmou que a adoção dessa tecnologia aumenta a precisão, eficiência, confiabilidade, sustentabilidade e produtividade das operações logísticas da unidade industrial.

“Com os veículos autônomos percorrendo essa rota fixa, o processo de distribuição de componentes na planta ficou muito mais ágil. Temos profissionais dedicados a abastecer os AGVs e a receber os produtos transportados por eles, em uma sincronia de trabalho perfeita que deixa tudo mais eficiente”, explicou.

A iniciativa em Limeira segue o exemplo das unidades da ZF em Engenheiro Coelho, Sumaré e Sorocaba, todas localizadas no interior paulista. Todo o projeto faz parte da estratégia da ZF de alinhar seus processos com os princípios da indústria 4.0 e com as mais avançadas tecnologias de automação.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança