quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Lat.Bus 2024 supera expectativas e consolida-se como o principal hub de mobilidade da América Latina

Evento mais uma vez provou ser uma plataforma essencial para o avanço do setor de transporte e mobilidade na América Latina.

Evento reúne mais de 150 marcas e atrai cerca de 22 mil visitantes no São Paulo Expo, destacando inovações em transporte coletivo e mobilidade sustentável.

A Lat.Bus 2024 foi um verdadeiro sucesso, superando as expectativas da organização com a presença de cerca de 22 mil pessoas durante os três dias de evento, incluindo visitantes, profissionais do setor e empresas participantes. O evento, realizado no São Paulo Expo, contou com a participação de mais de 150 marcas que apresentaram as principais tendências e lançamentos do setor de mobilidade e transporte coletivo de passageiros, consolidando a Lat.Bus como o maior hub latino-americano do setor.

- Publicidade -

“Nosso objetivo era reunir todos os players do setor de transporte de passageiros em um único evento, e conseguimos isso com grande sucesso. A Lat.Bus se firmou como um espaço essencial para empresários dos segmentos urbano, rodoviário e de fretamento,” comentou Marcelo Fontana, diretor da OTM Editora, organizadora da feira.

O evento ocupou dois pavilhões, salas de mezanino para eventos paralelos e uma área externa para ‘demo drive’, totalizando 30 mil metros quadrados. Para 2026, a área será ampliada, prometendo uma edição ainda maior e mais dinâmica.

Além das inovações em produtos e serviços, a Lat.Bus 2024 se destacou pela realização de encontros temáticos de alto nível. O Seminário da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), realizado nos dias 6 e 7 de agosto, abordou questões cruciais como a queda no fluxo de passageiros, tarifas sociais, governança, tecnologia e eletrificação.

- Publicidade -

Um dos destaques foi a apresentação do Anuário NTU 2023-2024, que revelou que o transporte público por ônibus no Brasil perdeu 44,1% dos passageiros pagantes entre 2014 e 2023, evidenciando os desafios enfrentados pelo setor.

No terceiro e último dia, o Fórum do Transporte Sustentável debateu a descarbonização do transporte de passageiros, destacando o papel da eletrificação e a contribuição do setor na construção de cidades mais limpas.

A Oficina de Tecnologia focou em como as inovações tecnológicas podem humanizar a mobilidade urbana, com a participação de especialistas das principais provedoras de tecnologia do setor.

- Publicidade -

Entre os lançamentos em chassis e carrocerias, destacou-se o chassi elétrico articulado eO500UA da Mercedes-Benz, projetado para transporte urbano, com capacidade para 120 passageiros e autonomia de até 300 km.

A Volare celebrou 75 anos de operação com o lançamento do híbrido elétrico-etanol Attack 9, que entra em produção em 2025, enquanto a Iveco Bus revelou seu chassi conceito 17-E BEV, focado na realidade operacional brasileira.

Outros destaques incluíram o e-Volksbus da Volkswagen, com uma autonomia de até 250 km, o Volvo BZR elétrico, voltado para o mercado latino-americano, e o ônibus elétrico da Scania, com autonomia de 300 km, reforçando o compromisso do setor com a mobilidade sustentável.

A Lat.Bus 2024 também foi palco de uma reunião extraordinária do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, com discussões focadas em melhorias na mobilidade urbana no estado de São Paulo.

O evento mais uma vez provou ser uma plataforma essencial para o avanço do setor de transporte e mobilidade na América Latina.

 

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn