quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Volvo anuncia caminhão a hidrogênio e novo caminhão elétrico com autonomia de 600 km

Novo Volvo FH Electric promete revolucionar o transporte de longa distância com zero emissões, oferecendo uma autonomia de até 600 km com uma única carga. Caminhões movidos a hidrogênio verde tem lançamento comercial previsto para o final da década.

A Volvo Trucks revelará em 2025 o FH Electric, um caminhão pesado elétrico com autonomia de até 600 km, marcando um avanço significativo na eletrificação de caminhões e possibilitando operações inter-regionais e de longa distância com emissão zero.

A Volvo Trucks está prestes a lançar um novo caminhão elétrico que promete redefinir o transporte de longa distância. O Volvo FH Electric, previsto para chegar ao mercado no segundo semestre de 2025, terá uma autonomia impressionante de até 600 km com uma única carga. Este avanço significativo permitirá que empresas de transporte realizem operações de longa distância e inter-regionais sem a necessidade constante de recarga.

- Publicidade -

O aumento na autonomia do novo FH Electric é possibilitado pela nova tecnologia de transmissão e-axle da Volvo, que permite a instalação de uma capacidade de bateria maior. Além disso, baterias mais eficientes, um sistema de gerenciamento aprimorado e melhorias na eficiência do trem de força contribuem para essa autonomia extendida.

Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks, destacou a importância do novo FH Electric: “Nosso novo carro-chefe elétrico será um ótimo complemento para nossa ampla gama de caminhões elétricos, possibilitando transporte com emissão zero também para distâncias mais longas. Isso é especialmente valioso para empresas com alta quilometragem anual e um forte compromisso com a redução de CO2.”

A Volvo Trucks é uma líder global no mercado de caminhões elétricos, oferecendo atualmente oito modelos elétricos a bateria que atendem a diversas necessidades, desde distribuição urbana e regional até construção civil e gestão de resíduos. Até agora, a Volvo entregou mais de 3.800 caminhões elétricos em 46 países.

- Publicidade -

Roger Alm também mencionou o impacto ambiental dos caminhões elétricos: “O setor de transporte é responsável por 7% das emissões globais de carbono. Caminhões elétricos a bateria são essenciais para reduzir a pegada climática e oferecem aos motoristas um ambiente de trabalho com menos ruído e vibração.”

A estratégia da Volvo Trucks para alcançar zero emissões líquidas até 2040 inclui uma abordagem tecnológica diversificada, composta por motores elétricos a bateria, elétricos a células de combustível e motores a combustão que utilizam combustíveis renováveis como hidrogênio verde, biogás ou diesel sintético (HVO).

Volvo Anuncia Desenvolvimento de Caminhões com Motores a Hidrogênio – A Volvo Trucks está dando um passo importante na eletrificação do transporte pesado com o desenvolvimento de caminhões movidos a hidrogênio verde. Os testes de estrada com esses veículos começarão em 2026, e o lançamento comercial está previsto para o final desta década. A introdução dos caminhões movidos por hidrogênio verde representa um avanço significativo na busca da Volvo por zero emissões líquidas e ajudará seus clientes a alcançarem suas próprias metas de descarbonização.

- Publicidade -

Os caminhões a hidrogênio verde oferecem uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis, especialmente em distâncias mais longas e em regiões onde a infraestrutura de recarga é limitada. Com o uso de hidrogênio, esses caminhões serão capazes de operar em rotas extensas com menos necessidade de recarga frequente.

Os caminhões com motores a hidrogênio terão o desempenho e a confiabilidade dos caminhões a diesel, mas com a vantagem de emissões líquidas de CO2 potencialmente zero. De acordo com Jan Hjelmgren, Diretor de Gestão de Produtos e Qualidade da Volvo Trucks, “caminhões com motor de combustão interna tradicional, mas operando com hidrogênio, terão o mesmo desempenho e confiabilidade que nossos caminhões a diesel, mas com o benefício adicional de emissões líquidas de CO2 potencialmente zero do poço à roda.”

Os caminhões a hidrogênio verde da Volvo serão classificados como “Veículos de Emissão Zero” (ZEV) conforme os novos padrões da UE. Além de reduzir as emissões de CO2, a tecnologia de combustão a hidrogênio também resulta em baixas emissões de óxidos e partículas de nitrogênio.

A tecnologia utilizada nesses caminhões incluirá injeção direta de alta pressão (HPDI), que permite maior eficiência energética e potência do motor ao injetar uma pequena quantidade de combustível de ignição com alta pressão para ignição por compressão antes da adição de hidrogênio. O Grupo Volvo assinou um acordo com a Westport Fuel Systems para estabelecer uma joint venture que utilizará a tecnologia HPDI, com operação prevista para o segundo trimestre de 2024.

Os caminhões movidos a hidrogênio verde da Volvo terão um alcance operacional comparável a muitos caminhões a diesel, dependendo do tipo de transporte. Além disso, o hidrogênio pode ser usado para alimentar caminhões elétricos com célula de combustível, produzindo eletricidade a bordo e resultando apenas em emissões de vapor d’água.

Jan Hjelmgren conclui: “Está claro que vários tipos de tecnologia serão necessários para descarbonizar o transporte pesado. Como fabricante global, precisamos oferecer uma variedade de soluções de descarbonização para que nossos clientes possam escolher a melhor alternativa com base nas suas necessidades específicas.”

Fatos – Os caminhões Volvo movidos a hidrogênio terão um alcance operacional comparável a muitos caminhões a diesel, dependendo do tipo de transporte.

Devido às baixas emissões de CO2 da combustão de hidrogênio, esses caminhões são categorizados como “Veículos de Emissão Zero”, de acordo com os novos padrões de emissão de CO2 acordados pela UE.

Os motores de combustão de hidrogênio também emitem quantidades muito pequenas de óxidos e partículas de nitrogênio.

O hidrogênio também pode ser usado para alimentar caminhões elétricos com célula de combustível, em que a eletricidade é produzida a bordo do veículo. Os caminhões elétricos com célula de combustível não emitem emissões de escapamento, apenas vapor de água.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn