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Volvo CE lança novos caminhões articulados A45 e A50 com foco em produtividade, segurança e conectividade

Modelos oferecem avanços tecnológicos inéditos no segmento off-road, com produção nacional do A45 e importação do A50, voltados para operações severas como mineração e construção pesada

A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) apresentou oficialmente os novos caminhões articulados A45 e A50 para o mercado da América Latina. Os dois modelos integram a nova geração global de articulados da marca e trazem inovações que reforçam os pilares da Volvo: segurança, eficiência e confiabilidade em condições extremas. O A45 será fabricado no Brasil, na planta de Pederneiras (SP), enquanto o A50 chega importado da Suécia.

Com essa renovação, a fabricante sueca eleva os padrões no segmento de veículos articulados para aplicações fora de estrada. Os caminhões foram projetados para atuar com máximo desempenho em setores como mineração, construção pesada e pedreiras, ambientes que exigem robustez mecânica, tração eficaz e ergonomia para longas jornadas de operação.

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Transmissão reforçada e inteligência no terreno

Ambos os modelos trazem uma nova transmissão Volvo, que oferece trocas de marchas mais suaves e reforça a durabilidade do trem de força. Em complemento, a função Terrain Memory identifica e memoriza trechos escorregadios, otimizando automaticamente a combinação ideal de tração e o bloqueio do diferencial em 100%.

O recurso Volvo Dynamic Drive, por sua vez, faz a pré-seleção adaptativa das marchas conforme a topografia, o que, aliado ao controle de velocidade em declives, resulta em maior eficiência energética, menor desgaste dos componentes e mais conforto ao operador.

Suspensão e capacidade de carga

O modelo A50 é equipado com suspensão hidráulica integral, que melhora a estabilidade e permite maiores velocidades em terrenos irregulares, reduzindo o tempo de ciclo e, consequentemente, aumentando a produtividade por hora.

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Ambos os modelos têm velocidade máxima de 57 km/h, com capacidade de carga de 42 toneladas no A45 e 45 toneladas no A50. A diferença se reflete também no volume da caçamba: 25,5 m³ para o A45 e 27,8 m³ para o A50.

Conforto operacional e visibilidade

A cabine foi reprojetada para oferecer melhor ergonomia e visibilidade. Com área envidraçada ampliada e novos painéis laterais, o operador tem mais segurança nas manobras, reforçada por câmeras frontal, traseira e de monitoramento da plataforma de acesso — todas integradas ao sistema Volvo Integrated Co-Pilot.

A interface apresenta duas telas principais: um painel digital com os dados do veículo e um display interativo que controla mídia, câmeras, climatização e status geral da máquina.

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Manutenção inteligente e custo reduzido

A nova geração dos articulados facilita o trabalho de manutenção com acesso otimizado aos pontos de serviço e intervalos estendidos de engraxamento, o que reduz as paradas e diminui os custos de serviço em até 6% ao longo de 12 mil horas de uso.

Além disso, os veículos requerem menor volume de fluidos, característica que contribui para a sustentabilidade e racionalização dos recursos.

Soluções conectadas e adaptabilidade futura

A conectividade embarcada também ganha destaque com ferramentas como:

  • Haul Assist: fornece dados operacionais em tempo real, prevenindo sobrecargas e otimizando o transporte.
  • Connected Map: localiza as máquinas e acompanha sua atividade no canteiro de obras.
  • CareTrack: sistema de telemetria da Volvo CE para monitoramento remoto e planejamento de manutenção preventiva.

Os caminhões ainda são preparados para o futuro graças à nova arquitetura eletrônica, que permite atualizações e integração de novas soluções digitais, assegurando longevidade tecnológica.

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Transmissão reforçada – Conjunto de componentes que transmite a força do motor às rodas, com engrenagens e eixos mais robustos para suportar cargas e esforços severos.

Terrain Memory – Sistema inteligente que “aprende” as condições do terreno e ajusta automaticamente os modos de tração e bloqueio de diferencial para otimizar a aderência.

Suspensão hidráulica integral – Conjunto de amortecimento que utiliza fluido hidráulico para garantir estabilidade, absorver impactos e melhorar o conforto em terrenos acidentados.

Caçamba – Compartimento de carga basculante onde são transportados os materiais (como terra, rochas ou minério); sua capacidade em metros cúbicos influencia diretamente a produtividade do caminhão.

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