O lançamento do ProS.moto, mais avançado simulador para treinamento de motociclistas, desenvolvido pela Younder by ProSimulador, é uma das novidades do Salão Duas Rodas 2019, que acontece entre os dias 19 e 24 de novembro, em São Paulo (SP).
A tecnologia do ProS.moto permite que ele seja customizado para reproduzir, com alto grau de realismo, características de qualquer motocicleta, da aparência física à dinâmica veicular.
Quem visitar o estande da Yamaha poderá testar o ProS.moto e vivenciar a sensação de pilotar dois modelos fabricados pela marca – Factor e Fazer.
A tecnologia utilizada é resultado de três anos de pesquisa e desenvolvimento realizados pela Younder e pela ProSimulador.
Unindo plataforma digital de educação, conteúdo educacional e o equipamento de alta imersão, é possível realizar a aplicação de treinamentos e capacitações para motociclistas.
O equipamento é altamente adaptável e com aplicações que podem contribuir, inclusive, com a formação de novos condutores na categoria A.
“O ProS.moto é uma ferramenta de treinamento que pode ser utilizada tanto na formação de novos condutores quanto na capacitação de pessoas que já são habilitadas”, destaca Claudia de Moraes, CEO da Younder.
“Para empresas de aplicativos de entrega, por exemplo, a tecnologia pode ser empregada no treinamento e conscientização de condutores. Já para as montadoras, além de projetos especiais de capacitação, é possível disponibilizar os simuladores para experiências imersivas de clientes em concessionárias”, acrescenta.
O que faz do ProS.moto uma ferramenta versátil e adaptável, com grande de nível de realismo, é uma combinação de hardware e software sem equivalente no mercado brasileiro.
O sistema pode ser modificado para reproduzir a dinâmica veicular de qualquer motocicleta e até mesmo scooters (motonetas).
“Não se trata apenas de acionar botões, pisar no pedal e girar o guidão. O ProS.moto reproduz a interação entre corpo e máquina. Ele reage e você sente a aceleração, a velocidade e a frenagem. Esse foi o nosso maior desafio no desenvolvimento”, revela Sheila Borges, diretora de produtos da ProSimulador.
Outra característica que aumenta o nível de realismo é o fato de o simulador poder utilizar carenagens diferentes, reproduzindo posição de pilotagem, localização dos pedais, painel e demais características do modelo de motocicleta escolhido.
Sheila destaca que é possível utilizar o ProS.moto para simular outros modelos de motocicleta sem a necessidade de troca da carenagem – para isso basta alterar o software. O nível de realismo da simulação também pode ser ajustado com itens opcionais.
“O modelo que estamos levando para o Salão Duas Rodas 2019 tem telas, mas o ProS.moto também pode ser utilizado com óculos VR (realidade virtual), com visão 360 graus”, explica.
O software reproduz cenários urbanos, rodovias, serras e pistas de centros de treinamento, nas mais diversas condições climáticas (sol, chuva, neblina, geada e neve) e de trânsito.
Também é possível simular avarias, como falhas nos freios, falta de combustível, superaquecimento e problemas nos pneus.
Seja na formação de novos condutores ou na qualificação de habilitados, o equipamento ajuda a prevenir acidentes, já que consegue simular, de forma segura e controlada, situações que não podem ser vivenciadas em aulas práticas.
Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), durante o X Congresso Brasileiro de Acidentes e Medicina de Tráfego, em 2013, revelou que 84% dos profissionais de medicina de tráfego acreditam que os simuladores devem ser utilizados não apenas na obtenção da primeira habilitação, mas também na renovação da CNH. Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Índia, França.
Japão, Canadá, Estados Unidos, Holanda estão entre os países onde o uso de simuladores é incentivado.