Fiat Marea e Fiat Marea Weekend, automóveis top em conforto, tecnologia e segurança, estão ganhando um equipamento para torná-los ainda mais cômodos e práticos: o câmbio automático.
Equipar o Fiat Marea e o Fiat Marea Weekend com câmbio automático significa que, a partir de agora, o consumidor contará com uma opção diferenciada: um sedã e uma station wagon com motorização forte – 2.4 de 20 válvulas, a mais potente da categoria – que, com o câmbio automático, forma um conjunto generoso em conforto, desempenho e segurança, tanto no pesado trânsito da cidade quanto na estrada.
O câmbio automático será item opcional da versão HLX do Fiat Marea e Fiat Marea Weekend.
Com ele, o sedã e a station da família Marea tornam-se os modelos mais completos de seus segmentos, oferecendo uma ampla gama de equipamentos de série e opcionais.
A Fiat Automóveis passa a oferecer esse opcional em seu sedã e sua station wagon top de linha em resposta a um desejo dos consumidores.
Nos últimos anos, o uso do câmbio automático tem crescido no Brasil por um motivo simples: ele torna a condução do veículo mais confortável, sobretudo nos grandes centros urbanos onde o trânsito pesado exige constantes engates da primeira e segunda marchas.
A chegada do câmbio automático à lista de opcionais do Fiat Marea e do Fiat Marea Weekend HLX tem tudo para incrementar ainda mais a venda dos modelos, que cresce desde o lançamento da linha 2002, em maio.
O Fiat Marea 2002 chegou com alterações estéticas, sobretudo na nova traseira do sedã, e com significativa ampliação da oferta de equipamentos de série, melhorando ainda mais a relação custo-benefício dos carros.
Só para se ter uma idéia, de junho a agosto as vendas da família Marea no varejo subiram 48,4% – de 792 unidades em junho para 1.175 em agosto. Esses números comprovam o sucesso do Marea 2002, com destaque para o modelo sedã que de junho a agosto teve um crescimento nas vendas de 57%.
O câmbio
O robusto câmbio automático que equipa o Fiat Marea é controlado eletronicamente. A central eletrônica sempre encontra a melhor performance do conjunto motor/câmbio, independente das condições de rodagem ou do piso.
O câmbio tem quatro marchas à frente e uma à ré:
· P – Park, estacionamento
· N – Neutral, ponto morto
· R – Reverse, marcha à ré
· D – Drive, marchas à frente em automático, com quatro relações disponíveis
· 3 – Marchas à frente em automático, excluindo-se a 4ª marcha
· 2 – Marchas à frente em automático, excluindo-se a 3ª e a 4ª marchas
· 1 – Somente a 1ª marcha à frente
A seqüência de mudanças de marchas pode ser feita também manualmente se houver necessidade. Mas mesmo que a marcha seja trocada manualmente de forma errada, um mecanismo eletrônico de proteção impedirá que o motor atinja uma rotação excessiva (“sobre-giro”), evitando danos ao conjunto.
Com seus diversos modos de condução e funções de segurança, o câmbio automático proporciona muita comodidade ao dirigir, além de desempenho esportivo – ideal para o motor de 2,4 litros, cinco cilindros e 20 válvulas, que produz 160 cv de potência.
Modos de condução.
São três, selecionados por meio de botões localizados no console:
1. Modo Norm. Empregado em condições normais de funcionamento, oferece conforto e gestão racional de consumo de combustível. Adapta-se ao estilo de condução do motorista, trocando as marchas em altas ou baixas rotações conforme ele pisa no acelerador.
2. Modo Sport. Quando se deseja o máximo desempenho do carro deve-se selecionar o modo Sport. As trocas de marchas, neste caso, são feitas em uma faixa de giros mais alta do motor.
3. Modo Ice. Recomendado para superfícies com baixa aderência, como, por exemplo, lama ou gramado. Faz o carro arrancar em segunda marcha.
Funções de segurança.
Elas impedem operações potencialmente perigosas – como dar a partida com alguma marcha selecionada, causando o deslocamento inadvertido do veículo – e também avisam o motorista caso haja algum problema:
1. Sistema shift lock. Só se pode retirar a alavanca de câmbio da posição Park (P) com a chave de ignição na posição Mar quando o pedal de freio for pressionado.
2. Sistema key lock. A chave da ignição só pode ser retirada do comutador com a alavanca de câmbio na posição Park. Em caso de emergência, contudo, pode-se tirar a chave da ignição com a alavanca fora da posição P: aperta-se o dispositivo de travamento, localizado na parte inferior da coluna de direção e, ao mesmo tempo, retira-se a chave. A ignição do motor só é possível com a alavanca de mudanças nas posições Park ou Neutral (N).
3. Sinal sonoro. O sistema eletrônico ativa um alarme sonoro, durante cerca de 18 segundos, quando:
§ A porta do motorista for aberta e o motor estiver desligado, mas a alavanca de câmbio se encontrar fora da posição P.
§ A posição Reverse (R) for selecionada.
4. Luz-piloto. Caso ocorra alguma anormalidade no sistema de transmissão, o motorista é avisado por uma luz que se acende no painel.
Função kick down.
Ao pisar fundo no pedal do acelerador o sistema automaticamente seleciona, desde que o nível de rotação do motor permita, uma relação de transmissão mais curta. O uso da função kick down é indicada para retomadas rápidas e manobras de ultrapassagem.
O motor
O câmbio automático do Marea juntamente com o motor 2.4 20V de cinco cilindros, o aspirado mais potente do segmento, garantem excelente desempenho em qualquer situação, tanto na cidade como na estrada.
A performance do Marea com câmbio automático é comprovada pelos excelentes números: o sedã atinge a velocidade máxima de 205 km/h e a station, 200 km/h. O primeiro acelera de zero a 100 km/h em 9,8 s; o segundo faz a prova em 10,2 s. E, claro, como não poderia deixar de ser em carros automáticos, a retomada é excepcional: em Drive, o Marea retoma de 40 a 100 km/h em 7,4 s e o Marea Weekend, em 7,7 s.
Requinte com todo o conforto
Visualmente, os Fiat Marea e Fiat Marea Weekend HLX equipados com transmissão automática não se distinguem das versões dotadas de câmbio mecânico.
Recentemente, a traseira do sedã foi totalmente redesenhada, com nova tampa do porta-malas, novas lanternas e um requintado detalhe cromado na tampa traseira. Já a dianteira, tanto do sedã quanto da station wagon, recebeu nova grade com a parte central cromada – e, no meio dela, destaca-se a nova logomarca Fiat.
Internamente, dois detalhes necessários diferenciam os exemplares com câmbio automático:
§ Novo console central que abriga a alavanca do câmbio.
§ Novo quadro de instrumentos específico para a versão: um marcador digital indica a marcha em uso e a função do câmbio (Norm, Sport ou Ice).
Quanto aos itens de série e opcionais, Fiat Marea e Fiat Marea Weekend HLX com câmbio automático são idênticos aos HLX com câmbio mecânico. Ou seja, oferecem um altíssimo nível de conforto, segurança e requinte.
Entre os itens de série, air-bag duplo frontal, Fiat Code, ar-condicionado automático, alarme, rodas de liga-leve, direção hidráulica, travas elétricas nas portas com telecomando de fechamento, travamento automático das portas quando o veículo atinge 30 km/h, espelhos retrovisores externos com comando elétrico, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e dispositivo antiesmagamento, brake-light, volante com regulagem de altura, banco do motorista com regulagens de altura e lombar, check-control, rádio/CD player com comandos no volante, Follow Me Home, alerta sonoro de velocidade programada, regulagem elétrica dos faróis e luz traseira de neblina.
Opcionais, poucos, já que se trata de carros praticamente completos. Além do câmbio automático, apenas freios com sistema ABS, side-bags + banco dianteiro com regulagens elétricas, teto solar elétrico, lavador de faróis, bancos de couro e terceiro apoio de cabeça + cinto de segurança de três pontos no assento central do banco traseiro.
Fiat Marea e Fiat Marea Weekend HLX com câmbio automático têm tudo para conquistar o cliente. Afinal, conciliam o que há de melhor em conforto, desempenho, tecnologia e segurança.
Garantia.
O Fiat Marea conta com dois anos de garantia sem limite de quilometragem e com o Confiat, o serviço de assistência 24 horas da Fiat, que cobre todo o território nacional. Os proprietários de um Fiat Marea dispõem, ainda, de um call center exclusivo, por meio do número 0800 991002.