Março é o mês que simboliza a luta pela equidade de gênero.
Para fazer uma alerta sobre o preconceito no trânsito, a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) apresenta o filme “Mulheres na Direção”.
Com duração de 3’30” minutos, o vídeo traz a história de três mulheres que contam sobre a paixão por dirigir e como reagem às atitudes machistas, quando estão atrás do volante.
“Mulher no volante, perigo constante! Já escutei isso muitas vezes”, conta a técnica em Enfermagem Helena Cristina dos Santos Bastos, 63 anos.
“Já ouvi de um passageiro que o volante que eu estava conduzindo era errado. O correto seria uma tampa de panela”, relata Viviane Andrea de Carpini, 40 anos, e uma das primeiras motoristas de aplicativo de mobilidade em Belo Horizonte.
“Eu amo dirigir e sei que eu sou competente no que eu faço”, diz a motorista de teste da FCA, Mariana Ribeiro, 31 anos, reforçando que não há nenhuma diferença biológica que torna os homens mais aptos a dirigir do que as mulheres.
Mariana Ribeiro tem um filho de 12 anos e faz questão de desconstruir preconceitos dentro de casa também.
“Acredito que a geração dele será diferente”.
Segundo o último levantamento do Detran SP, 40% das 24 milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) registradas no Estado de São Paulo pertencem a mulheres.
Números mais recentes também revelam que as mulheres oferecem maior segurança ao dirigir.
No Brasil, apenas 15% das indenizações pagas a motoristas por acidentes de trânsito foram destinadas a mulheres, de acordo com dados divulgados pela Seguradora Líder, responsável por administrar o seguro obrigatório no país (Dpvat).
“O trânsito é um ambiente coletivo e devemos garantir igualdade de tratamento a todas as pessoas. O número de mulheres em funções que eram consideradas tipicamente masculinas, como motoristas, está crescendo, mas elas ainda ouvem piadas e comentários preconceituosos. Não há espaço para isso na sociedade”, afirma o diretor de Comunicação e Sustentabilidade da FCA para a América Latina, Fernão Silveira.
Diversidade-A FCA possui uma plataforma de Inclusão e Diversidade, que tem como um dos objetivos fortalecer políticas e práticas de equidade de gênero.
A FCA foi a primeira do setor automotivo a ingressar no Movimento Mulher 360, iniciativa que reúne organizações que se comprometem com o tema.
Entre as oportunidades para aumentar a participação feminina no ambiente corporativo, a FCA passou a monitorar o número de mulheres no plano de sucessão, com foco da equidade na liderança, além de mudar critérios do processo seletivo do programa de estágio, de forma a garantir paridade de vagas para mulheres e negros.
“A diversidade e a inclusão aumentam o potencial da inovação e, consequentemente, a competitividade dos nossos negócios. Além de atrair profissionais de diferentes grupos para que haja representatividade, é fundamental o trabalho contínuo de conscientização preparando a organização para que essas pessoas sejam verdadeiramente incluídas, não só os novos profissionais, mas aqueles que já estão dentro da organização, para galgarem postos de maior expressão”, afirma a diretora de Recursos Humanos da FCA para a América Latina, Érica Baldini.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=eRQxa1fMmrc&feature=youtu.be
FICHA TÉCNICA
Anunciante: FCA LATAM
Produtora: Studio Cerri
Produção Executiva: Alessandro Cerri
Direção: Leo Lara
Roteiro/Produção/Entrevistas: Bárbara Caldeira
Direção de Fotografia: Netun Lima
Som: Glênio Campregher
Edição: Emerson de Oliveira
Cliente: Fernão Silveira, Roberto Baraldi, Ellen Dias e Aléxia Brito