quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Desgastes precoces podem ser resultados de vícios ao volante

Dirigir é um ato que exige prática e que, depois de alguns anos, torna-se automático: a mão corre do volante para a alavanca de câmbio, enquanto os pés acionam a embreagem e acelera.

A intimidade com o veículo faz com que o condutor se descuide um pouco com o direção e adquira hábitos ao volante, geralmente, nada saudáveis.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Os vícios como descansar o pé no pedal da embreagem, manter a mão sobre a alavanca do câmbio, “cantar” pneus, andar de ré em longos percursos, danificam precocemente componentes veiculares.

O vício mais comum entre os motoristas e observado por mecânicos é descansar o pé no pedal da embreagem com o carro em movimento.

Essa atitude desgasta várias peças do sistema, como platô, rolamento, disco, resultando em trepidações no conjunto e ruídos durante a troca de marchas. O certo é deixar o pé ao lado do pedal, para acioná-lo somente durante as passagens de marchas.

- Publicidade -

Outra atitude incorreta que virou vício é manter a mão sobre a alavanca de câmbio. O peso da mão sobre a peça compromete o sincronizador da caixa de marcha. Para quem já é habilitado, e ainda não sabe, o lugar das mãos é no volante.

Também vale lembrar que dirigir com uma mão só pode dar multa. E por falar em volante, não o movimente com o carro parado para evitar desgastes na caixa de direção e seus terminais.

Ao sair com o carro, verifique se soltou totalmente o freio de mão, pois mesmo sem indicação luminosa no painel, ele pode continuar acionado e isso resultar em desgaste precoce das lonas, além de danos nos cilindros do sistema hidráulico.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Chegando na garagem de casa ou em alguma parada, contenha o desejo de acelerar o veículos antes de desligá-lo. Além de aumentar o consumo, a ação deixa um pouco de combustível não queimado no catalisador e, com o tempo, o líquido corrói o interior do componente.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil