O Brasil passou a contar desde maio com três Detrans equipados com centros especialmente desenvolvidos para facilitar a habilitação de motoristas portadores de deficiência física.
O Centro de Mobilidade Autonomy de São Paulo, inaugurado hoje pela Fiat Automóveis, Banco Real AMRO Bank e o Departamento de Trânsito (Detran-SP), vem se juntar a outros dois recém-inaugurados no País – em Minas Gerais (Detran-MG) e no Distrito Federal (Detran-DF) – como a realização de uma proposta apresentada pelo Grupo Fiat à autoridades brasileiras no início do ano.
Os três centros ofecerem, como principal novidade, um simulador de direção de tecnologia inédita na América Latina, que auxilia na avaliação da capacidade psicomotora do condutor por meio de testes específicos.
Assim como nos outros centros, o Centro de Mobilidade de São Paulo conta, ainda, com um modelo da nova Família Palio – um Fiat Siena ELX 1.3 16V – adaptado para que o portador de deficiência física possa realizar tanto os exames simulados quanto a prova prática de direção.
A Fiat Automóveis é a montadora pioneira no Brasil no segmento de produtos para portadores de deficiência física, através de seu programa Autonomy.
Importado da Itália pela Fiat e o Banco Real ABN AMRO Bank, o simulador de direção do Centro de Mobilidade é capaz de medir a força residual da pessoa sobre seus membros superiores e inferiores, sua capacidade de reação física e mental a estímulos visuais e sonoros, seu campo visual e seu senso de direção, entre outras funções.
Os resultados dos testes são apresentados na forma de atestados objetivos, descritivos e pontuais, dados que auxiliam a análise da comissão médica, simplificando o caminho burocrático para a emissão da carteira de habilitação especial ao candidato portador de deficiência.
Após o teste no simulador, são realizadas as provas práticas de condução em um veículo Fiat Autonomy.
O Fiat Siena ELX cedido ao Detran-SP pela Fiat Automóveis possui adaptações que incluem acelerador e freio manuais, embreagem automática e inversão do pedal de acelerador.
O primeiro Centro de Mobilidade foi implantado na Itália em 1998 e hoje já são 28 espalhados por toda a Europa, sendo 14 na Itália e os demais na França, Alemanha, Inglaterra, Espanha e Polônia.
Nesses países, os Centros de Mobilidade já são uma experiência de sucesso e se tornaram um local de referência para os portadores de deficiência física. A tendência é que o mesmo venha a acontecer no Brasil, através dos três centros recém-inaugurados.
Os simuladores são produzidos na Itália pela empresa Media in Progress. Os testes podem ser realizados sem que a pessoa precise sair da cadeira de rodas.
As provas de aceleração e frenagem são feitas com os pedais ou pelo sistema push & pull, alavanca que permite acelerar e frear com movimentos manuais de rotação e pressão.
Já o grau de controle motor que a pessoa portadora de deficiência possui sobre seus membros superiores e inferiores é medido por meio de um teste que combina o movimento do acelerador com o ronco simulado do motor.
O campo visual é medido com a ajuda de um semicírculo com luzes posicionado ao redor da cabeça.
A pessoa fixa o olhar à frente, indicando quando e de que lado percebe o sinal luminoso. A capacidade de análise e reação é medida por meio de luzes verdes e vermelhas que acendem em frente ao simulador.
Os sensores do simulador registram também a capacidade de direção, a progressão de aceleração e freada e a reação a qualquer tipo de sinal. Todos os impulsos são enviados para um computador que analisa os dados e imprime um atestado.
Este documento oferece informações objetivas específicas com respeito à capacidade motora do portador de deficiência física, simplificando o caminho para a conquista a obtenção de habilitação especial.
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