A líder no mercado de picapes leves, a Fiat Strada Adventure disponível apenas com cabine estendida, mostrou-se confortável e valente em superar os obstáculos pelo caminho, mas foi preciso acelerar forte para extrair o rendimento ideal do motor.
As modificações estéticas seguem o mesmo padrão adotado na nova família Palio. Assim como a perua Palio Adventure, a Strada com roupagem aventureira tem quebra-mato com faróis auxiliares, estribo lateral, pára-choques de plástico preto e molduras nos pára-lamas.
As lanternas traseiras continuam com o mesmo formato da versão anterior, mas ganharam lentes mais transparentes. Completam o pacote jovial as barras longitudinais no teto, o porta-escadas e as rodas de aro 14 montadas em pneus 175/80R 14.
O painel tem comandos bem localizados e instrumentação completa de grafismo exclusivo, com números amarelos e a inscrição “Adventure” na base do contagiros.
Os bancos podem ser totalmente reclinados graças à cabine estendida, que também garante mais espaço para levar bagagem. Já o teto solar (opcional) poderia vir com uma veneziana para obstruir os raios de sol, e assim evitar o rápido aquecimento da cabine.
Equipada com motor 1.6 de 16 válvulas que gera 106 cavalos (o mesmo do Palio, e não o Corsa Lunga do Brava), a Strada Adventure responde bem ao comando do acelerador, contanto que o ponteiro do contagiros seja mantido acima dos 3.500 rpm.
Isso porque os 15,4 kgfm de torque são atingidos a 4.500 rpm, regime de rotação relativamente alto.Nas subidas, foi preciso manter a primeira marcha engatada para garantir agilidade. Principalmente por causa dos pneus de perfil alto, a pequena picape absorveu bem as irregularidades do piso, mantendo um bom nível de conforto.
Com a caçamba de 2 m² de área, a Strada Adventure oferece 685 kg de carga útil. No que se refere às melhorias técnicas, vale a pena citar a embreagem de acionamento hidráulico (que exige menos esforço para ser acionada), além da suspensão reforçada e ligeiramente elevada.
Entre os opcionais, destacam-se o sistema de freios antitravamento (ABS), duplo air bag e cintos de segurança com pré-tensionador. Segundo a Fiat, a Strada Adventure acelera de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos e atinge 178 km/h.
Tarcisio Dias – Mecânica Online
Veículo disponibilizado pela Fiat Automóveis