terça-feira, 30 abril , 2024
28 C
Recife

Faróis giratórios chegam para garantir mais segurança

A Mercedes-Benz está finalizando o desenvolvimento de um sistema ativo de faróis giratórios, que será capaz de aumentar a segurança de quem dirige à noite.

- Publicidade -

Os faróis giratórios seguem os movimentos do volante e quase instantaneamente giram na direção correspondente à da curva, ampliando a iluminação na estrada em até 90%.

Ou seja, enquanto o facho baixo dos faróis convencionais gera iluminação de até 30 metros de distância ao entrar numa curva de 190 metros de raio, o facho baixo dos novos faróis giratórios, nas mesmas condições de estrada, ilumina 55 metros da curva, ou seja, amplia a visibilidade em mais 25 metros.

Como a distribuição de luz acompanha o ângulo de esterçamento, o motorista consegue ver logo o início da curva e, assim, pode adaptar seu estilo de dirigir ao trajeto que será percorrido.

Ao desenvolver esta inovadora tecnologia, a Mercedes-Benz oferece um sistema ativo de iluminação, que aumenta a segurança em qualquer situação de trânsito.

- Publicidade -

O sistema ativo de faróis giratórios constantemente se adapta à velocidade do carro: em altas velocidades, os faróis seguem o ângulo de esterçamento rapidamente, já quando o automóvel está andando mais devagar, o mecanismo de giro opera da mesma forma, ou seja, o novo sistema sempre garante que o motorista se adapte às mudanças de configuração do facho de luz.

Motores elétricos giram os faróis de acordo com o ângulo de esterçamento

Os faróis do sistema ativo de giro são baseados no conjunto usado na Mercedes-Benz Classe E e operam tanto no facho baixo quanto no alto.

O microcomputador que controla o sistema é integrado à rede eletrônica de dados do sedã, e recebe informações em tempo real dos sensores de ângulo do volante de direção e da velocidade do veículo. Cada módulo bi-xenônio está equipado com sua própria unidade eletrônica e com um motor elétrico que gira o farol horizontalmente.

O ajuste dinâmico do alcance dos faróis – equipamento de série dos modelos Mercedes-Benz equipados com faróis bi-xenônio – também funciona com o novo sistema, impedindo que os motoristas que vêm em sentido contrário sejam ofuscados.

- Publicidade -

Controlado por sensores, o sistema detecta todos os movimentos da carroçaria do veículo e ajusta o posicionamento dos faróis da forma mais adequada.

Início de uma nova era na tecnologia dos faróis

O sistema giratório dos faróis em curvas marca o começo de uma nova era na tecnologia dos faróis, que passam a ter múltiplas funções de iluminação e se adaptam às situações momentâneas do tráfego.

Por enquanto a nova tecnologia está sendo avaliada em veículos de teste, embora o sistema possa ser incluído nos automóveis da marca Mercedes-Benz no futuro próximo.

• Novos faróis aumentam significativamente a segurança durante a noite
• Iluminação nas curvas melhora em até 90%
• Faróis bi-xenônio seguem os movimentos do motorista
• Sistema inicia uma nova era na tecnologia dos faróis

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança