A Peugeot vem se consolidando como uma das maiores marcas de automóveis no país. Produz, há mais de um ano, o modelo 206 com motor 1.0 litro 16v, em Porto Real (RJ), e em julho deste ano, lançou o 206 com motor 1.6 litro 16v, – fruto da recém inaugurada fábrica de motores 1.6 litro 16v, ao lado da montadora de automóveis. No mesmo mês a Peugeot colocou no mercado uma série especial do seu carro-chefe, o 206 na versão Quiksilver, com a opção das duas motorizações existentes.
Em pleno crescimento comercial no Brasil, a Peugeot multiplicou suas vendas em mais de 8 vezes nos últimos cinco anos, passando de 6.300 unidades comercializadas em 1997, para mais de 48 mil veículos vendidos até o final deste ano. Este ano, a marca espera crescer cerca de 50% em vendas com relação ao ano passado.
Com o objetivo de alcançar 5% do mercado nacional de veículos de passeio até 2004, a Marca conjuga os seus valores de estilo, beleza, inovação e domínio tecnológico, através de uma das gamas mais completas no mercado nacional, aliando qualidade, modernidade e preços competitivos em seus veículos de passeio e utilitários leves.
Para isso, a marca conta com o sucesso dos modelos 206 e 307, da família 406 (Sedan, Break e Coupé) e do topo de linha 607, além dos utilitários Boxer e Partner.
O Salão do Automóvel 2002 representa mais um importante momento da Peugeot no País. A Marca vai estar apresentando futuros lançamentos, carros conceitos e os modelos atuais. A expectativa dos organizadores é que cerca de 1 milhão de pessoas visitem o salão este ano, muitas delas interessadas em fechar negócio.
Lançamentos – Comercializado no Brasil, primeiramente em sua versão Hatch 5 portas, o Peugeot 307 apresenta, hoje, uma nova versão em termos de carroçaria: o modelo 307 SW – um novo veículo para lazer com a família. O modelo deverá chegar ao mercado brasileiro em meados do primeiro semestre de 2003.
Seu estilo sedutor se baseia, frontalmente, no dinamismo do hatch, nas suas linhas puras. Com entre-eixos alongados, o 307 SW se beneficia do amplo espaço traseiro, otimizado pelos três bancos independentes na segunda fileira e que podem ser disponibilizados em diferentes combinações com duas outras posições disponíveis no porta-malas.
A adoção do teto de vidro panorâmico de 1,33 m², equipamento inédito em veículo de linha, vai do grande pára-brisas até a segunda fileira de bancos, garantindo luminosidade no interior do habitáculo e proporcionando grande visibilidade aos passageiros, fazendo com que a superfície total da área envidraçada seja de 5,34 m². A inovação permite definir a 307 SW como um veículo “aberto para o mundo”.
Outro lançamento previsto para o Brasil em 2003, o 807 traz inúmeras inovações em relação ao 806, seu antecessor. Uma das principais características do modelo é a configuração interior, que pode ser modulada, assim como no 307 SW. Os bancos possibilitam 3 fileiras nos formatos dois – três -três , acomodando até 8 passageiros com muito conforto.
As duas portas laterais traseiras deslizantes, podem ser acionadas através da chave transponder – grande novidade do modelo – que permite ao motorista abrir ou fechar as portas à distância, via controle remoto, sem precisar sair do carro.
Além disso, o 807 possui diversos compartimentos para guardar pequenos objetos, todos projetados para fácil localização e acondicionamento.
Estande- Com 1.650 metros quadrados da Peugeot – e nada menos que 24 veículos – tem como proposta, este ano, a inovação tecnológica. Foram usados materiais nobres, cores pastéis e um toque de glamour, para criar um clima agradável, perfeitamente identificado com a Marca.
Cada um dos produtos Peugeot conta com uma área exclusiva de exposição: Peugeot 206 ( família e esporte) – ganhador de 10 prêmios no Brasil; Segmento M1 – 307 recém-lançado no Brasil, considerado, na Europa, o carro do ano 2002; Luxo – 406 Coupé e o 607, top de linha dos modelos da marca; Veículos Utilitários- Boxer teto elevado, Boxer passageiro, 16 lugares, e Partner, com capacidade de carga para 800 kg, além do espaço destinado à Fábrica, onde estará exposto o motor TU5 JP4 nacional 110cv 1.6 16v.
Atrações – Juntamente com os modelos da gama atual, a Peugeot expõe três extraordinárias experiências, em termo de design e soluções de transporte para as grandes cidades, no início do novo século: vrooMster, e-doll e bobslid . Os City Toyz, como foram batizados por “artistas” do Centro de Estilo Peugeot, revelam conceitos de estética, dinamismo e inovação.
A Peugeot também apresenta em seu estande, um carro conceito derivado da Partner, só que destinado ao Lazer. Com detalhes exclusivos de acabamento, a Partner Lazer é uma proposta de veículo de passeio voltado para aventuras, esportes e lazer em trilhas leves, contando com equipamentos que conferem jovialidade, dinâmica e requinte.
Juntamente com sua “irmã” SW, a 307 Break, também estará como atração no estande da Peugeot. Disponível em duas opções de motorização: 1.6 16 v e 2.0 16 v,307 Break, manteve a mesma dianteira do 307 hatch, o que confere uma ótima visibilidade graças ao grande pára-brisa dianteiro, apesar do teto não ser de vidro como na 307 SW.
Esporte – Entre as novidades da Peugeot para o Salão, haverá um modelo preparado para participar de campeonatos de rallye no Brasil, um projeto que a Peugeot estará desenvolvendo, já a partir de 2003 – a “Copa Peugeot 206” – um evento nos moldes do que acontece hoje em alguns países da Europa e América Latina ( Uruguai).
Diversão- Para agitar ainda mais o seu estande, durante o Salão, a Peugeot vai promover desfile de moda com uma grife de renome, reforçando, junto aos visitantes, a qualidade e a beleza do estilo e do design dos veículos da Marca.
Outra atração fica por conta da internet: dois monitores com computadores possibilitam ao visitante uma “viagem” pelo site que terá um protótipo de um mini site exclusivo do salão. Também podem ser assistidos os filmes publicitários e os desfiles que ocorrerão durante todo o evento.
Para os fãs de velocidade, a Peugeot trouxe dois simuladores , onde os visitantes podem sentir as emoções de “pilotar” um veículo de Rallye. Também para os interessados, haverá a possibilidade de adquirir produtos diversos da La Boutique Peugeot que estarão expostos por todo estande Peugeot.