A Ford faz no Salão Internacional do Automóvel a pré-estréia do EcoSport, segundo veículo do Projeto Amazon, produzido no Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari, na Bahia, que inaugura uma nova categoria no mercado brasileiro: é o primeiro utilitário esportivo compacto fabricado no País.
Com ele, a Ford dá seqüência à sua estratégia de surpreender o consumidor, como ocorreu com o Novo Fiesta, tanto em termos de estilo como de desempenho e espaço interno, somado à capacidade de rodagem fora-de-estrada para quem aprecia o contato com a natureza, a esportividade e o espírito de liberdade.
Projetado e construído a partir dos desejos e necessidades dos consumidores locais, o Ford EcoSport será equipado com tração 4×2 e 4×4.
O veículo tem lançamento público programado para o começo de 2003 e também deverá ser exportado para Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia e outros países da América do Sul.
“É um utilitário esportivo feito para surpreender o consumidor, utilizando toda a experiência e tradição da Ford nessa área. Ele oferece força e conforto para quem valoriza a sensação de liberdade de poder chegar onde quiser, compartilhando suas aventuras com os amigos e a família. Depois de experimentar o Ford EcoSport, as pessoas passarão a ver a vida de outra maneira”, afirma Antonio Maciel Neto, presidente da Ford Brasil.
O utilitário esportivo é o produto mais aspiracional dos brasileiros e, até agora, representava um nicho de mercado ocupado apenas por carros importados.
O Ford EcoSport é o primeiro produto desse segmento produzido no Brasil em grande escala, que chega para criar e liderar a nova categoria dos utilitários esportivos compactos.
Desenvolvido pela engenharia brasileira da Ford para todos os mercados da América do Sul, ele segue os conceitos mais modernos e inovadores de produção modular.
E utiliza toda a tradição e conhecimento da Ford na produção de utilitários esportivos, categoria em que a Ford vendeu mais de um milhão de veículos em 2001, em todo o mundo, incluindo os modelos Explorer, Escape, Expedition, entre outros.
Diferentemente do Ford Fusion, um veículo mais urbano e com posição elevada do motorista para proporcionar uma experiência inovadora de direção nesse ambiente, o Ford EcoSport se caracteriza pela robustez e pela tração 4×2 e 4×4, que o qualificam para enfrentar todo tipo de terreno, com versatilidade, conforto e espaço interno.
“Por isso, é ideal para o consumidor de espírito aventureiro e independente, que gosta de compartilhar suas experiências com a família e os amigos, com liberdade para se locomover em qualquer lugar”, diz Maciel.
O nome EcoSport foi escolhido com base em pesquisas com consumidores de toda a América do Sul, pela sua associação com o esporte, atividades ao ar livre e a natureza.
Além disso, é um nome de fácil pronúncia em vários idiomas e totalmente sintonizado à proposta do veículo.