O Presidente da Ducati Motor Holding, Claudio Domenicali, anunciou via twitter que a exclusiva motocicleta Ducati Panigale Superleggera V4 já está em produção e agora segue para testes finais.
” A terceira semana após o reinício está quase terminando. Os sonhos agora estão se tornando realidade”, destacou. Segundo Domenicali esta é a última etapa de pré-produção da Superleggera V4 e ela está pronta para os testes finais de verificação de qualidade.
” Nenhuma outra motocicleta homologada para uso em rua está sequer próxima: 224 cv para 159 kg de peso seco. Um verdadeiro sonho para qualquer motociclista apaixonado!”, afirmou Domenicali.
O novo modelo Superleggera V4 é a produção mais poderosa e tecnologicamente avançada já fabricada pela Ducati e será produzida como uma edição limitada de apenas 500 motocicletas numeradas individualmente
A Superleggera V4 é a única motocicleta de rua do mundo com chassi, braço oscilante e rodas de fibra de carbono, aerodinâmica extrema com duas asas (biplano), e uma relação potência/peso de 1,54 hp/kg na configuração do kit de corrida – uma equação recorde para uma motocicleta de rua.
No Brasil o novo modelo já pode ser encomendado numa das concessionárias Ducati em todo o país.
Com a Superleggera V4, a Ducati realiza o sonho de afastar os limites da engenharia, atenção aos detalhes e design de motocicletas, com um projeto que representa a maior obra-prima da empresa bolonhesa em termos de engenharia, desempenho e design.
Após uma pré-visualização exclusiva para seus clientes mais apaixonados e leais, a Ducati agora apresenta oficialmente sua nova Superleggera V4, a moto mais poderosa e tecnologicamente avançada já feita pelo fabricante de Borgo Panigale, produzida em uma edição limitada de apenas 500 motos numeradas individualmente.
A Superleggera V4 é a única motocicleta legal de rua do mundo com toda a estrutura de suporte do chassi (chassi, chassi auxiliar, chassi de balanço e rodas) feita de material composto, alcançando uma redução de peso de 6,7 kg graças a esses componentes.
Para garantir os mais altos padrões de qualidade e segurança, esses componentes são 100% testados usando as técnicas mais sofisticadas emprestadas da indústria aeroespacial, como termografia, inspeções por ultrassom e tomografia.
As dimensões do chassi foram modificadas para uso otimizado da esteira, aumentando o comprimento do braço oscilante. O resultado geral é um poder de desaceleração incomparável, inclinação mais rápida nos cantos e linhas mais nítidas saindo das curvas.
O nível de desempenho alcançado é extremamente alto: Alessandro Valia, piloto de teste oficial da Ducati, levou a motocicleta equipada com o kit de corrida e pneus lisos ao circuito de Mugello em 1:52:45, um tempo de volta dois segundos mais baixo do que o tempo da volta de Panigale V4 R SBK, vencedora do Campeonato Italiano de Velocidade (CIV) 2019 com Michele Pirro.
Muitos componentes são feitos de fibra de carbono, moldados em formas aerodinâmicas avançadas. Isso inclui a carenagem, que garante um nível de eficiência aerodinâmica que coincide e excede o das motos de MotoGP atuais.
Graças aos aerofólios ‘biplanos’ inspirados na Ducati MotoGP 2016, com o melhor desempenho neste campo, pode garantir uma força descendente de 50 kg a 270 km /h, 20 kg a mais do que o criado pelos aerofólios na Panigale V4 MY20 e V4 R.
Essa força descendente melhora a aceleração, contrariando a tendência de acelerar e aumenta a estabilidade da frenagem.
As carenagens de fibra de carbono também exibem uma pintura inspirada na GP19 da Desmosedici, que justapõe o vermelho da GP19 com um carbono nu que enfatiza formas, materiais e detalhes técnicos.
Sob a pele de carbono, está o motor Desmosedici Stradale R, mais leve e mais potente do que nunca. O 998 cm3 90 ° V4 que alimenta a Superleggera V4 pesa de fato 2,8 kg a menos que o 1.103 cm3 V4.
Graças a um escape Akrapovič homologado fornece pelo menos 224 CV na configuração legal de estrada (valores de homologação da UE).
Esse número sobe para 234 CV quando equipado com o escape Akrapovič de titânio para uso em pista, incluído no kit de corrida fornecido com a motocicleta.
A natureza de corrida do motor é aprimorada pelo uso da embreagem seca e pelo ajuste manual individual do sistema de distribuição Desmodromic.
Somente na Superleggera V4, uma calibração especial do motor para o escapamento de corrida dá aos pilotos acesso a uma tela “RaceGP”.
Destinada exclusivamente ao uso da pista, e projetada com informações valiosas de Andrea Dovizioso, é uma ramificação direta do painel de instrumentos no Desmosedici GP20.
Graças ao uso extensivo de componentes de fibra de carbono, titânio e magnésio e outros fabricados em alumínio sólido, a Superleggera V4 tem um peso seco de apenas 159 kg (16 kg a menos que a Panigale V4), resultando em uma relação potência/peso de 1,41 hp/kg: um número recorde para uma motocicleta esportiva legal em trânsito.
A montagem do kit de corrida fornecido e a mudança da motocicleta para a configuração da pista aumentam a potência para 234 hp, diminuindo o peso para 152,2 kg e aumentando a relação potência/peso para 1,54 hp/kg.
Os controles eletrônicos também foram desenvolvidos para melhorar a natureza das corridas desta motocicleta. Seus parâmetros operacionais são associados por padrão a três modos de pilotagem reprogramados (chamados Corrida A, Corrida B e Esporte).
Também há – pela primeira vez – cinco modos de pilotagem adicionais que podem ser personalizados com as configurações preferidas do motociclista.
Os pilotos podem monitorar os tempos das voltas através do Lap Timer atualizado, que pode gravar as coordenadas da linha de chegada e dos tempos parciais para cinco circuitos favoritos.
Estes podem ser recuperados no início de cada dia sem ter que repetir o procedimento de configuração.
As configurações padrão do sistema apresentam os detalhes da linha de chegada/tempo parcial de: Laguna Seca, Mugello, Jerez, Sepang e Losail.
Isso é elevado ainda mais por conta do pacote eletrônico de última geração, incluindo estratégias EVO 2 para o DTC e DQS para cima/baixo.
Outros itens padrão incluem um sistema de suspensão Öhlins mais leve, com um garfo pressurizado e fundo de garfo em alumínio usinado mais leve, uma mola de amortecedor de titânio e válvulas derivadas de GP que melhoram o amortecimento de solavancos durante a fase inicial de compressão.
O sistema de freios é o melhor da faixa de produção da Brembo, com uma pinça MCS com uma folga de alavanca ajustada remotamente e pinças Stylema® R, exclusivas da Superleggera V4, para proporcionar maior consistência do curso do freio dianteiro em pistas longas.
Uma atenção meticulosa aos detalhes também é óbvia na tampa do radiador usinada em alumínio sólido e na chave de ignição dedicada, com uma pastilha de alumínio mostrando o número da motocicleta.
A exclusividade dos materiais e soluções técnicas é refletida no número limitado de unidades: apenas 500, todas numeradas individualmente e com certificado de autenticidade.
O número de identificação da bicicleta (XXX / 500), que corresponde ao VIN, é exibido no quadro, no garfo e na chave de ignição.
O início das entregas está previsto para junho de 2020 na Europa e, dada a extrema complexidade da produção de tantos componentes, a taxa é limitada a apenas 5 motos/dia. No entanto, todas as motos serão produzidas em 2020.