sábado, 23 novembro , 2024
28 C
Recife

Experiência mundial em veículos alternativos

A Ford Motor Company realiza, em seus centros tecnológicos nos Estados Unidos, Europa e Brasil, pesquisas com uma linha mestra comum que direciona as pesquisas da empresa nesse campo: o desenvolvimento de tecnologias de mobilidade mais limpas, mais seguras e que possam trazer resultados práticos o mais cedo possível.

Não há um combustível ou fonte de energia de preferência. Essa escolha, como foi visto, depende de aspectos conjunturais e locais. Por isso, a pesquisa tem avançado em várias frentes.

- Publicidade -

A Ford oferece atualmente, em âmbito mundial, o maior leque de veículos com combustíveis alternativos (AFVs), incluindo modelos que rodam com gás natural, propano, etanol e eletricidade.

A empresa acredita que os combustíveis alternativos são parte da solução para se atingirem as metas de garantir suprimentos sustentáveis de energia, com segurança e preservação do meio ambiente.

E pretende manter a liderança no desenvolvimento e venda desse tipo de veículos, que faz parte do seu programa de investimentos.

- Publicidade -

A Ford já comercializa nos Estados Unidos linhas de veículos com combustível flexível.

As pick-ups Ranger e os sedãs Taurus com motores de 3.0 litros foram os primeiros a oferecer sistemas de combustível flexível aptos a rodar com etanol, gasolina ou uma combinação dos dois combustíveis no mesmo tanque.

Hoje, os modelos Explorer e Sportrac também dispõem da mesma flexibilidade.

- Publicidade -

A Ford também já oferece uma gama ampla de produtos a gás natural na América do Norte e na Europa.

Eles incluem uma versão do sedã Crown Victoria, da pick-up Série F Light Duty e da van Econoline para frotas de serviços de entregas.

A pick-up Série F Light Duty também é disponível com um sistema bicombustível, que opera com gasolina ou gás natural.

Na Europa, a Ford introduziu versões bicombustível a gás da van Transit e também os modelos bicombustível do Mondeo e do Focus.

Desde 2001, uma versão flex-fuel do Focus também é disponível na Suécia. Criada a partir do motor 1.6 L a gasolina, ela permite ao consumidor utilizar uma mistura de até 85% de etanol no tanque, possibilitando o uso de combustíveis renováveis nesse mercado altamente sensível às questões ambientais.

A Ford também tem feito progressos substanciais na produção de veículos híbridos elétricos (HEV).

Um de seus planos é colocar o Ford Escape HEV nas ruas em 2003.

O segredo por trás desse veículo é o Ford PowerSmart, novo sistema de acionamento que garante potência, desempenho e economia de combustível superior em relação aos veículos híbridos existentes atualmente.

Tecnologia do futuro – Algumas das tecnologias hoje já disponíveis existiam, há poucos anos, apenas na imaginação.

Outras têm sido objeto de um trabalho intenso de desenvolvimento, com progressos consideráveis que permitirão, em breve, a sua disponibilidade no mercado.

Uma das mais promissoras é a das células de combustível, que convertem água em eletricidade e eletricidade em hidrogênio.

Uma garrafa de um litro de água, por exemplo, contém aproximadamente 120 gramas de hidrogênio, energia suficiente para mover o Ford Focus a uma distância de aproximadamente 14 km.

O melhor do processo é que as emissões geradas pelo veículo seriam nada mais do que água pura.

A Ford produziu efetivamente o seu primeiro veículo movido a célula de combustível em 1998.

Em 2001, lançou o Ford Focus FCV, que torna muito próximo, em termos de conteúdo e desempenho, o início de um programa de baixa produção desse tipo de veículo, que deverá chegar às ruas por volta de 2004.

Ao mesmo tempo, encontra-se em pesquisa um veículo com motor de combustão interna direta de hidrogênio, que poderá servir de ponte entre os motores a gasolina de hoje e a tecnologia de células de combustível de amanhã.

A política adotada pela Ford nessa área faz parte de uma visão estratégica mais ampla que indica para onde a empresa direciona seus esforços tecnológicos.

Para manter a longa liderança nesse campo, a Ford está ampliando seu pensamento para abraçar o conceito de “mobilidade sustentável”.

“Todos nós, na Ford, trabalhamos e planejamos o futuro”, diz Luc de Ferran.

“Quando falamos em mobilidade sustentável, referimo-nos à prática de criar e desenvolver negócios, junto da comunidade, que possam manter-se com recursos disponíveis e renováveis. Do nosso sucesso em alcançar os objetivos de satisfazer os consumidores e a comunidade depende o nosso futuro e o futuro da indústria automobilística”.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn