SLR McLaren combina modernidade e tradição
O novo Mercedes-Benz SLR, que será oficialmente apresentando em setembro, durante o Salão de Frankfurt, é um esportivo singular: seu design combina sofisticação e modernidade com elementos clássicos dos lendários automóveis de competição da Mercedes-Benz da década de 50.
As linhas do modelo mostram ainda um estilo claramente inspirado nos carros da equipe McLaren Mercedes de Fórmula 1.
Assim, o conceito do design do novo SLR segue uma linha entre passado e presente, e, ao mesmo tempo, aponta para o futuro dos automóveis esportivos da marca.
O modelo, desenvolvido em parceria com a McLaren, traz, além do desenho ousado, uma alta performance e elevados níveis de segurança.
As longas linhas do capô, as entradas de ar nas laterais, as saídas laterais do escapamento, a traseira compacta e as portas com abertura do tipo “Asa de gaivota” dão ao SLR personalidade e nostalgia.
Essas características de estilo chamaram a atenção pela primeira vez no SLR de 1952, e têm permanecido como destaques no desenho do automóvel.
Esses e outros elementos de design estão enraizados na tradição do SLR e foram aplicados em harmonia com as novas características de estilo presentes nos atuais modelos da Mercedes-Benz: os faróis duplos, por exemplo, apresentados em 1995 na Classe E, estão presentes com um novo formato no esportivo e em muitos dos modelos da marca.
Carros da equipe McLaren Mercedes de Fórmula 1 influenciaram o design
O estilo da carroçaria do SLR também seguiu algumas linhas dos carros de corrida da equipe McLaren Mercedes.
A frente em forma de flecha, que incorpora a estrela Mercedes e dá ao pára-choque, como um todo, uma aparência arrojada, se origina do carro da Fórmula 1, assim como o spoiler no pára-choque dianteiro.
Mais do que apenas uma característica identificadora de estilo, esses elementos também auxiliam na aerodinâmica do veículo e na refrigeração do motor.
Visto de lado, a atenção é imediatamente atraída para o formato de cunha do novo superesportivo da Mercedes-Benz .
Essa linha é formada principalmente pelo longo capô, o pára-brisa dianteiro inclinado, o habitáculo dos passageiros, as grandes rodas e a traseira compacta.
Com essas características, o novo SLR passa uma impressão de estar em constante movimento.
O projetistas incorporaram também as saídas de ventilação laterais que têm uma função muito mais importante do que simplesmente recordar o estilo dos lendários automóveis de competição de 1955.
Hoje, como de fato já naquela época, as saídas de ar laterais servem para ventilar o compartimento do motor.
Traseira com estilo arrojado e aerodinâmico
O design da traseira do Mercedes-Benz SLR McLaren tem uma linha diferente daquela presente em seu lendário antecessor. Enquanto a traseira dos automóveis de competição originais caía gradualmente para baixo, a tampa do porta-malas do novo modelo continua reto para trás no mesmo nível elevado.
Além de aumentar a capacidade de bagagem, isto também serve para reduzir o arraste aerodinâmico e de levantamento, traduzindo-se em uma maior estabilidade e segurança.
Interior do novo SLR tem qualidade incomparável
Os altos níveis de praticidade e sofisticação presentes no interior do esportivo fazem com que os passageiros se sintam completamente envolvidos e confortáveis para pilotar o SLR.
Os assentos individuais combinam com o volante multifuncional, que tem comandos parecidos com os dos carros de competição para a troca manual das marchas.
Já os instrumentos do painel e demais comandos estão convenientemente posicionados ao alcance das mãos, asseguram ao motorista o total controle e conforto durante a condução do SLR.
Materiais de alta qualidade ajustam o tom do interior: alumínio, carbono e couro, que foi especialmente desenvolvido para o novo carro esportivo determinando novos padrões de requinte e qualidade.