Ao contrário do que se pode pensar, a inspeção veicular não é um bicho de sete cabeças.
Especialista afirma que os próprios motoristas podem identificar itens em mau estado de conservação, a partir de um olhar atento sobre o carro e assim, prevenir acidentes.
Segundo o Instituto Nacional de Segurança no Trânsito, cerca de 27% dos acidentes têm origem na falta de manutenção adequada do veículo.
“Sistema de iluminação irregular, amortecedores gastos, folgas na direção, e problemas nos freios são os principais problemas encontrados em inspeções veiculares”, afirma o engenheiro Mário Ferro, que é gerente de Inspeção Veicular da Linces Vistorias.
Mario Ferro explica que uma vistoria profissional verifica mais de cem itens no veículo, em um processo que consome apenas 20 minutos, mas que pode salvar vidas ou eliminar gastos posteriores bem maiores.
Entretanto, ainda de acordo com o técnico, os próprios motoristas podem garantir sua segurança ao volante se observarem regularmente algumas partes dos automóveis.
Além disso, uma inspeção pode evitar muitas dores de cabeça na hora de comprar um automóvel ou antes de uma viagem.
Pneus, freios, cintos de segurança e faróis são peças-chave e fáceis de serem verificadas. (Veja abaixo as dicas de Inspeção Veicular do especialista).
Dicas de Inspeção Veicular
Essas ações devem ser realizadas diariamente, ou pelo menos uma vez por semana:
1 – Verificar sempre a pressão dos pneus, de preferência com o pneu frio, colocando a pressão conforme a recomendação do fabricante do veículo. Pneus descalibrados diminuem a segurança.
2 – Examinar o estado dos pneus. Desgaste excessivo na banda de rodagem, rasgos ou bolhas nas laterais, podem causar sérios acidentes. Substitua o pneu e faça uma revisão nos sistemas de suspensão e direção.
3 – Verificar se todas as luzes estão acendendo (setas, lanternas, faróis etc). Luzes queimadas podem provocar acidentes.
4 – Verificar os freios. Se ao frear o carro não mantiver a trajetória e desviar para um dos lados, é sinal de que existe problema nos freios.
Se ao pressionar o pedal do freio você sentir que ele afundou mais da metade do curso, algo está errado. O pedal do freio deve descer até o meio e então oferecer alguma resistência, como se alcançasse um obstáculo.
Tanto o afundamento total quanto a sensação de estar apertando uma esponja são sinais de defeito. Faça uma revisão urgente.
5 – Teste rápido dos amortecedores. Balance o carro para cima e para baixo, fortemente (você pode fazer isso pressionando acima de cada roda).
Se os amortecedores estiverem bons, o carro só balançará uma vez e parará. Se o carro balançar duas ou mais vezes, os amortecedores podem estar com pouca ação. É hora de trocá-los.
Mário Ferro