sábado, 18 maio , 2024
28 C
Recife

F-250: a maior picape do Brasil na versão 2004

A Ford, marca pioneira empick-ups picapes no Brasil e no mundo, lança mais uma grande novidade no mercado brasileiro, a F-250 Cabine Dupla. E grande, no caso, não é exagero.

- Publicidade -

A novapick-up picape é superlativa tanto no tamanho quanto no desempenho: é a pick-uppicape com maior espaço interno – para seis passageiros –, a maior capacidade e volume de carga – para 1,15 (XL) ou 1,14 t (XLT) –, e tem também o motor a diesel mais potente do mercado, o MWM turbodiesel 4.2 L, de 6 cilindros em linha, com 180 cavalos e torque de 50,9 kgfm.

Com 6.243 mm de comprimento, a F-250 Cabine Dupla é 900 mm maior que o modelo cabine simples, mantendo as mesmas dimensãoões da caçamba e cabine dianteira. As novidades, porém, não estão apenas no tamanho.

A pick-up picape incorpora uma série de inovações de engenharia, principalmente na parte de suspensão, que garantem excepcional dirigibilidade, rodagem macia e, principalmente, estabilidade.

A F-250 Cabine Dupla é grande também no conforto. Os bancos traseiros, bipartidos, têm encosto regulável e proporcionam uma flexibilidade que nenhuma outra pick-uppicape oferece.

- Publicidade -

O vão existente atrás dos bancos serve para acomodar bagagem, além do macaco, chave de roda e triângulo. O banco esquerdo é rebatível e se move em trilhos para melhor aproveitamento do espaço.

Versões bem equipadas

A nova pick-uppicape grande com cabine dupla da Ford é disponível em duas versões, XL e XLT. E vem bem equipada desde o modelo básico, com direção hidráulica, ar-condicionado, eixo traseiro antiderrapante, freios ABS, estribos tubulares, porta-copos no painel, tomada de força 12 V, ganchos e iluminação na caçamba, luz elevada de freio, vidros verdes, barras de proteção lateral nas portas e imobilizador antifurto PATS.

Faróis halógenos, aviso sonoro de luz acesa e de chave na ignição, aquecedor, cinto de segurança e banco do motorista com ajuste de altura, conta-giros e voltímetro no painel, buzina dupla, encostos de cabeça ajustáveis, alças de segurança, quebra-sol com porta-documentos para o motorista e espelho para o passageiro, porta-mapas nas portas, protetor na borda da caçamba, rádio toca-fitas com dois alto-falantes, rodas de aço 16×7 polegadas e pneus 235/85R são outros itens de série.

A versão XLT traz detalhes diferenciados que aumentam a imponência, robustez e modernidade do veículo: nova grade do radiador e pára-choques cromados, piscas com lente na cor cristal, estribos tipo plataforma, rodas de alumínio de 16×7 polegadas e pneus 265/75R.

- Publicidade -

Internamente, o modelo “top” inclui também bolsa de ar inflável, coluna de direção regulável, trio elétrico, trava com controle remoto, janela traseira corrediça, rede porta-objetos atrás do banco traseiro, luzes de leitura independentes para os passageiros da frente e de trás, CD player com viva-voz para celular e iluminação do porta-luvas e do compartimento do motor.

Pick-up Picape com o “DNA” Ford
As pick-ups picapes estão no “DNA” da Ford. A Série F, da qual a F-250 faz parte, é a linha depick-ups picapes mais vendida do planeta há 25 anos. A primeira picape produzida no Brasil, a F-100, lançada em 1958, também é da família.

A F-250 cabine simples é reconhecida como um ícone no Brasi – o sonho de todo picapeiro –l e, com a chegada do modelo cabine dupla, passa a oferecer mais uma opção única no mercado para atender um antigo anseio dos desses consumidores picapeiros.

“O Brasil é uma das maiores indústrias de picapes do mundo, atrás apenas da América do Norte e Tailândia, e esse é um mercado que conhecemos muito bem. O picapeiro sempre deseja uma picape ainda maior. A F-250 Cabine Dupla representa o máximo em performance, capacidade de carga, espaço e robustez para quem deseja atingir o topo do segmento”, diz Herivelto Sousa, gerente de Marketing de picapes da Ford.

A Ford, que já tinha a linha mais completa de picapes do mercado – com a Courier, a Ranger e a F-250 –, amplia assim a sua liderança na oferta de modelos para o consumidor.

A F-250 é produzida na fábrica de caminhões e picapes da Ford em São Bernardo do Campo, SP, que recebeu recentemente um grande investimento em modernização e equipamentos. O novo modelo, lançado agora, também será exportado para a Argentina.

Feita para o consumidor exigente

A decisão da Ford de lançar a F-250 Cabine Dupla levou em consideração, entre outros fatores, o bom momento vivido pelo setor agropecuário nacional, que hoje responde por cerca de 40% do PIB. Os produtores rurais e pecuaristas compõem uma parcela significativa dos consumidores de picapes grandes.

Pesquisas mostram que 65% desse mercado se concentra nas regiões do Paraná e Santa Catarina, oeste de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Norte e Centro-Oeste do Brasil, onde a atividade agrícola predomina.

Cerca de 90% dos empresários rurais têm pick-uppicape e 34% são da Ford – que além disso é campeã em consideração de marca, segundo pesquisas das principais publicações do segmento.

O perfil dos proprietários de picapes grandes é bem definido: 97% revelam estar satisfeitos com o veículo. E seu índice de fidelidade também é alto: mais da metade dos compradores da F-250 já possuíam picapes grandes e 24% eram donos de picapes médias.

Apenas 5% fazem o caminho inverso, ou seja, migram do segmento das grandes para as médias.

Os principais atrativos para a compra de uma pick-uppicape grande são a durabilidade, a robustez, a potência, o espaço e a capacidade de carga. Mas também não podem ser esquecidos os aspectos emocionais dessa escolha.

Como dizem os picapeiros, além de carga, a pick-uppicape também carrega sonhos na caçamba.

O estilo esportivorobusto e imponente da F-250 transmite uma imagem de poder e respeito, mas sem arrogância, de quem conquistou uma posição privilegiada na vida e valoriza tanto o reconhecimento pelo sucesso quanto a liberdade.

“O consumidor de picapes grandes é uma pessoa que sabe exatamente o que quer. Além de alto poder aquisitivo, tem conhecimento técnico do produto, é exigente, racional e bem informado. E procura segurança no trânsito”, explica Sousa.

Mercado em alta

Nos últimos anos, o mercado de picapes tem mostrado uma clara preferência pelos modelos de cabine dupla e com motorização a diesel. As picapes médias com essa configuração respondiam, em 1998, por 61% do segmento no mercado doméstico. Desde então, sua participação não pára de crescer e hoje elas representam 87% das vendas. A F-250 Cabine Dupla oferece uma opção que até então não existia, tornando-se o novo “objeto de desejo” dos picapeiros.

“Ela se destina ao público situado no topo da pirâmide de um mercado que comprou 80.000 veículos nos últimos três anos e movimentou uma receita de R$3 bilhões em 2002, considerando as picapes grandes, picapes pick-upsmédias cabine dupla e utilitários esportivos nacionais e importados”, afirma o executivo da Ford.

Amplo espaço e conforto

As dimensões da Ford F-250 Cabine Dupla impressionam. Ela mede 6.243 mm de comprimento, por 2.031 mm de largura e 1.950 mm de altura, com peso bruto total de 3.990 kg. Por isso, do ponto de vista legal, é classificada como caminhão e exige que o motorista tenha no mínimo a carteira de habilitação da categoria C.

Sua capacidade de carga é de 1.155 kg na versão XL e de 1.140 kg na versão XLT. Além disso, pode tracionar até 1.510 kg em reboque equipado com freio, ou 750 kg em reboque sem freio.

A cabine acomoda confortavelmente seis passageiros. Na frente, o espaço é exatamente o mesmo da versão com cabine simples. Os três passageiros do banco de trás também viajam folgadosconfortavelmente, com espaço de 1.708 mm para os ombros e vão livre de 1.040 mm entre o banco e o teto. Mesmo com os bancos da frente totalmente posicionados para trás, ainda sobra espaço para as pernas.

A mais potente do mercado

A Ford F-250 Cabine Dupla é a pick-uppicape mais potente do mercado. Ela é equipada com o motor MWM 4.2 L turbodiesel, de seis cilindros em linha, com 18 vávulas e intercooler, que desenvolve 180 cv (@ 3.200 rpm) e torque de 50,9 kgfm (@ 1.600 rpm).

Isso garante força de sobra para enfrentar qualquer caminho, mesmo com o veículo carregado, e segurança em situações que exigem arrancada rápida, bem como , como em ultrapassagens.

O torque da F-250 é 33% maior que o da pick-up média mais potente do mercado – a Ford Ranger Power Stroke, com 135 cv e 38,2 kgfmA F-250 acelera de 0 a 100 km/h em 15,26 segundos e sua retomada de velocidade de 40 a 100 km/h, em quinta marcha, leva 26,26 segundos.

Mesmo com esse desempenho, ela é econômica: seu consumo médio de combustível é de 9,2 km/l (7,1 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada).

Rodagem macia e segura

A Ford F-250 Cabine Dupla incorpora diversas soluções inovadoras de engenharia, principalmente na suspensão, que garantem mais conforto e segurança na rodagem e maior capacidade de carga, além de um comportamento dinâmico estável e direção precisa, com baixo esforço em manobras.

A sua distância entreeixos – de 3.968 mm – cresceu cerca de 90 centímetros em relação ao modelo cabine simples.

Por isso, recebeu um novo eixo cardã duplo, com design otimizado,, solução que aumenta a velocidade crítica e reduz a transmissão de ruído e vibração para o interior do veículo.

O conjunto da suspensão foi recalibrado com o auxílio de simulações em protótipos virtuais para proporcionar um rodar macio, com alta absorção de vibrações e baixo nível de ruído na cabine.

Esse acerto garante a firmeza do veículo em lombadas, valetas e pisos acidentados e também otimiza a segurança em curvas e manobras rápidas.

A suspensão dianteira, do tipo “Twin-I-Beam”, com molas helicoidais, é exclusiva e tem capacidade para 1.635 kg.

A suspensão traseira, com capacidade para 1.215 kg, utiliza feixe de molas e segue um novo desenho “outboard”, com os amortecedores montados na parte externa do chassi.

Essa configuração aumenta a eficiência do sistema, melhora o comportamento dinâmico em pisos irregulares e diminui a tendência de saída de traseira (“skate”) relacionada à freqüência de ressonância do eixo.

Preço competitivo e financiamento especial

A Ford F-250 Cabine Dupla é disponível nas cores sólidas branco Diamante, preto Ebony e vermelho Bari; nas metálicas prata Geada e verde Bali; e na perolizada cinza Nassau.

O revestimento interno é em cinza grafite, nos padrões Savanah (modelo XL) e Michigan/Oasis (XLT).

O preço estimado de lançamento da Ford F-250 Cabine Dupla 2004 é de R$ 85.990 para o modelo XL e de R$ 97.990 para o modelo XLT.

A Ford F-250 com cabine simples tem preço de R$67.370 R$67.170 na versão XL e de R$81.240 na versão XLT.

Além disso, a Ford criou dois planos promocionais de financiamento, com condições únicas no mercado, que serão oferecidos pela Ford Credit durante o período de lançamento para facilitar a aquisição da F-250 Cabine Dupla.

O primeiro plano, disponível para todos os consumidores, financia a compra da picape com taxa de apenas 0,49% ao mês, para pagamento em 12 meses, e 60% de entrada.

A segunda modalidade de crédito, o Plano Safra Exclusivo, é especial para o produtor rural.

Ele foi feito sob medida para o segmento do agronegócio, com taxas superatrativas, abaixo do mercado, além de outras grandes vantagens: entrada a partir de 20% e pagamento em até três anos, com parcelas semestrais.

Desse modo, o produtor rural pode programar a amortização do financiamento em um ritmo adequado ao fluxo de faturamento do seu negócio.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Fiat Toro

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais