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Aparência, conforto e tecnologia

Instrumentos sempre à mão

O conceito de versatilidade e praticidade do Fox também está presente nos instrumentos, que garantem melhor dirigibilidade porque estão sempre à mão do motorista. O comando dos faróis fica na alavanca do acionamento da seta.

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Os controles de ventilação e ar condicionado têm desenho inovador e se localizam abaixo do CD player. Apresentados na forma de círculo-sobre-círculo, são fáceis de operar.

O painel de instrumentos tem design diferenciado e vem equipado com relógio digital em todas as versões do Fox.

Tacômetro, iluminação com dimmer e display preparado para som estão presentes no quadro de instrumentos High, de série na versão Plus e Sportline. A iluminação é branca, de visualização agradável e fácil leitura.

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Os instrumentos de dirigibilidade são facilmente visualizados e operados pelo motorista porque estão localizados na região correspondente à metade superior do volante. O conceito tem como inspiração os carros super-velozes da Fórmula 1.

O conjunto é formado por velocímetro, tacômetro, relógio digital/display do rádio, dimmer, indicador de combustível, hodômetro total/parcial e botão para zerar o hodômetro.

Há quatro opções de volante à disposição do cliente, todos de três raios, com diâmetro de 370 milímetros: 1) Orbis, sem airbag e sem controle de CD player; 2) Avatar, sem airbag e com controle de CD player; 3) Avatar, com airbag e sem controle de CD player; e, 4) Avatar, com airbag e com controle de CD player.

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Controle através de alavanca

Aparência, conforto e tecnologia

Soluções inovadoras em tecnologia – Mesmo sendo um carro sem excessos, o Fox é repleto de soluções que apontam para tecnologias avançadas.

Uma delas, o KSG (Komfort Steuergerät), central que comanda todas as ações de conforto (aplicada como opcional junto com o módulo elétrico), é a primeira peça diagnosticável eletronicamente projetada e desenvolvida pela Engenharia da Volkswagen do Brasil. Em outros veículos, há mais de uma central de processamento.

O KSG concentra estas ações:

1) Gerencia os vidros e espelhos elétricos, cujos botões de acionamento nas portas são mais ergonômicos, além de serem dotados do sistema One-Touch, que os faz subir ou descer totalmente com apenas um toque. O fechamento dos vidros é automático ao ser acionado o alarme;

2) Comanda o travamento automático das portas quando o Fox atinge a velocidade de 15 km/h e faz o destravamento automático quando a chave é retirada do contato. Se ocorrer destravamento involuntário das portas, o sistema volta a acionar o alarme e as travas em 60 segundos;

3) Aciona o sistema interno de iluminação – com o destravamento da porta — para facilitar o acesso de motorista e passageiros. Também destrava a tampa traseira eletronicamente, por meio de um comando no painel (a tampa também pode ser aberta com a chave);

4) Um grande benefício de segurança proporcionado pelo KSG é impedir que o carro dê partida com uma chave clonada. Só a chave original, dotada de imobilizador eletrônico, aciona o motor do Fox. O desarme total do alarme só é possível com uso de controle remoto. Se o motorista tiver de abrir a porta com a chave, terá prazo de 15 segundos para colocar e girar a chave no contato; e,

5) Em caso de acidente grave, o KSG toma as seguintes providências: destrava as portas, aciona o pisca-alerta, acende a iluminação interna e corta a bomba de combustível para evitar incêndio. Essas iniciativas são importantes para que os ocupantes possam sair ou ser resgatados com mais facilidade e agilidade.

O máximo em segurança e durabilidade

Durante os testes de Engenharia e Qualidade, o Fox rodou mais de 2 milhões de quilômetros em várias regiões do mundo para garantir o máximo em segurança e durabilidade. Além de ser seguro para os ocupantes, o carro foi desenvolvido para também proteger pedestres em caso de atropelamento.

O compacto da Volkswagen passou por todos os crash-tests necessários para atender às normas mais rígidas de segurança: 1) com a parte frontal de encontro a barreira 100% rígida na velocidade de 50 km/h; 2) com a parte frontal contra uma barreira deformável a 64 km/h; 3) a parte traseira do veículo parado recebe o impacto de uma barreira móvel de 1,8 tonelada a 50 km/h; e, 4) a parte lateral do veículo parado recebe o impacto de uma barreira móvel de 950 kg a 50 km/h.

A estrutura do pára-choque do Fox é constituída por material de alta resistência. Dois elementos de deformação, de baixo custo e alta absorção, situados entre a estrutura e o revestimento do pára-choque, evitam avarias em peças de custo elevado. Esse processo representa uma vantagem no cálculo para definir o preço do seguro do carro.

Por essas razões, o Volkswagen Fox alcançou o melhor índice de reparabilidade em sua categoria — apenas 1,49% – em crash test aplicado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária – Cesvi Brasil, instituto de pesquisa idependente em reparação automotiva conveniado com a Federação Nacional das Empresas de Seguro Privado.

Esse teste, que segue padrões mundiais de exigência, é o mais importante orientador do preço do seguro de lançamentos da indústria automobilística.

É nos seus resultados que as seguradoras se orientam para calcular com precisão os valores do prêmio e da franquia dos novos automóveis.

O sistema Tailored Blank, que por meio da solda à laser permite a produção de uma chapa de espessura variável, está presente na longarina reta que absorve impactos de forma progressiva e dá proteção aos ocupantes. A maior espessura e rigidez da longarina está localizada no cockpit.

A coluna de direção e o conjunto de pedaleiras, duas funções de conforto e segurança, estão fixadas numa viga de aço que liga as colunas “A” direita e esquerda, diminuindo as vibrações da coluna de direção e os ruídos do painel, além de restringir o avanço da direção e pedais em casos de acidentes.

Numa colisão dianteira, o pedal do freio se deforma para proteger os pés e as pernas do motorista.

Tecnologias eletrônicas de segurança também fazem parte do Fox. O veículo só pode ser ligado com a chave original, na qual está instalado um chip que se comunica diretamente com o comando central do carro, a ECU.

O sistema de frenagem do Fox tem ABS de última geração como opcional e também o EBD (Electronic Brake Distribution), que distribui a força de frenagem entre as quatro rodas e, consequentemente, reduz a distância necessária para parar o veículo.

O EBD tem sensor ativo que atua a partir da velocidade de 0,5 km/h e só pode ser utilizado em modelos equipados com ABS.

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