A Maserati SpA. é parceira na realização de uma mostra intitulada “Fangio – Quando o homem é mais que o mito”.
A apresentação acontecerá de 1º a 30 de outubro, na cidade de Modena, no prédio antigo da Manifattura Tabacchi. A mostra tem o apoio da comunidade de Modena, prefeitura e câmara de comércio e faz parte do evento anual “Modena, terra de motores”.
Imagens e objetos relacionados do pentacampeão mundial de Fórmula 1, Juan Manual Fangio, estarão em displays.
Ele conquistou seu último título em 1957, com a Maserati 250 F e é considerado um dos maiores pilotos de todos os tempos. A apresentação é uma homenagem ao 10º aniversário de sua morte.
Além de evocar o talento de Fangio e demonstrar a grande paixão da Maserati por corridas, a “Casa do Tridente” decidiu incluir na coleção de acontecimentos memoráveis a apresentação de volante de madeira e alumínio da Maserati 250 F, de Fangio.
Também será mostrado o troféu do título de Campeão Mundial, conquistado no circuito de Nürburgring em 1957.
Juan Manuel Fangio e Maserati estarão sempre ligados ao automobilismo. Em noventa anos de história, Maserati coleciona quase 500 vitórias em um sem-número de categorias.
Entre 1949 e 1957, Fangio e sua Maserati anotaram vitórias que asseguram a lenda da marca do Tridente.
Vitórias em San Remo, Marseille, Perpignan e Pau em 1949, com Fangio ao volante de uma Maserati 4CLT/48 e a conquista do título mundial em 1957, guiando a Maserati 250F. Com este carro, Fangio somou cinco títulos mundiais.
Depois dessa vitória e do auge, a Maserati decidiu retirar-se das competições. Continuou fornecendo carros e motores a seus clientes, sem deixar de acompanhar o automobilismo.
Fangio venceu com a Maserati também em outras competições, como a de Grand Prix de Pau com o modelo 4CLT/48 em 1950, no Grand Prix de Modena a bordo de um A6GCM em 1957, Grand Prix de Portugal, Grand Prix de Cuba e nas 12 Horas de Sebring.
Este ano, a Maserati já conquistou o título de construtores do Campeonato FIA GT, antes do final da temporada, graças aos quatro MC12s, da equipe Vitaphone e JMB.
Além disso, a Maserati está presente na Europa e no Brasil, com o campeonato Trofeo Maserati.