O XIV Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL acontecerá entre os dias 22 e 24 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo
Novas tecnologias têm custo elevado e, em um país como o Brasil, movido principalmente pelo carro popular, equilibrar a balança custo/benefício é tarefa árdua.
O XIV Congresso e Exposição Internacionais da Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que acontece de 22 a 24 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, mostrará como os engenheiros de montadoras e sistemistas realizam esta difícil tarefa e, ao mesmo tempo, mantêm o produto competitivo.
Com o tema ‘Novas Tecnologias – Novos Mercados: Desafios para a Engenharia da Mobilidade’, o Congresso SAE BRASIL abordará, dentro da programação do Comitê de Veículos de Passeio, as perspectivas para a engenharia de desenvolvimento no Brasil.
Serão discutidos e apresentados também a evolução dos combustíveis e lubrificantes automotivos, as novas tecnologias de conforto, segurança, injeção de gasolina e aços de alta resistência, e, principalmente, os desafios de torná-los economicamente viáveis no mercado brasileiro.
Estes temas serão tratados em fóruns de debate por expoentes da indústria automotiva brasileira e internacional.
Adicionalmente, haverá uma palestra sobre a aplicação do conceito de “Lean Engineering” no desenvolvimento de produtos, proferida por especialistas do Lean Institute – Brasil.
“Pretendemos compartilhar os conhecimentos e experiências de especialistas que ajudarão os engenheiros da mobilidade em seu trabalho de levar aos consumidores finais produtos cada vez melhores em qualidade, tecnologia e custos”, afirma José Fernando Penteado, diretor do Comitê de Veículos de Passeio do Congresso SAE BRASIL 2005 e diretor ADV, Laboratórios e Operações do Campo de Provas da Cruz Alta, da General Motors do Brasil.
O Congresso SAE BRASIL 2005 é presidido pelo engenheiro Mauro Luis Correia, diretor de Operações da Fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil.
“O Congresso consolidou-se no mercado e reforça sua importância como espaço ímpar para toda a cadeia produtiva mostrar a tecnologia da mobilidade em seu estado da arte”, afirma Mauro Correia, que tem como vice-presidente Besaliel Botelho, vice-presidente da Divisão de Sistemas a Gasolina da Bosch.
Segundo o engenheiro Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, o Congresso apresenta em primeira mão a tecnologia que em breve estará no mercado, além de ser a principal oportunidade para a comunidade do setor trocar informações sobre novos desenvolvimentos tecnológicos com outros países.
“O Congresso da SAE BRASIL reúne especialistas de diversos setores da engenharia da mobilidade para debater e analisar as tendências do mercado”, afirma Gábor Deák.
“O resultado disso é o que vemos na exposição, que mostra as últimas novidades em produtos e processos na indústria automotiva”, diz o presidente.