sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Universidade e indústria debatem futuro do engenheiro

Executivo da Delphi e reitor do Instituto Mauá de Tecnologia participam do Painel dos Futuros Engenheiros, realizado pelo Comitê Acadêmico nesta quarta, dia 23 de novembro, a partir das 16h.

Quem não se comunica hoje não consegue ir longe. Na Engenharia, a regra não é diferente.

- Publicidade -

“Excelentes técnicos que não sabem se comunicar e se relacionar têm pouquíssimas oportunidades na indústria”, afirma Martin Wells, diretor de Assuntos Corporativos, Recursos Humanos e Desenvolvimento de Novos Negócios Não-Automotivos da Delphi. O executivo será um dos palestrantes do Painel dos Futuros Engenheiros durante o XIV Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que acontece nesta semana, entre 22 e 24 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Durante o Painel, no dia 23, às 16h, Martin Wells debaterá, ao lado de Otávio de Mattos Silvares, reitor do Instituto Mauá de Tecnologia, como a universidade prepara o engenheiro para a indústria e o que esta espera do estudante.

“Além das disciplinas curriculares e dos aspectos técnicos, os futuros engenheiros devem se preparar para entender o relacionamento humano e a obtenção de consenso”, adianta Martin. Os executivos também comentam sobre a formação acadêmica do profissional e as ocupações oferecidas pelo mercado.

- Publicidade -

Além da palestra com Martin Wells e Otávio Silvares, o painel terá apresentação de três trabalhos estudantis.

Um deles estuda o uso das buchas de nylon em veículos SAE Mini Baja, pela Universidade Federal do Ceará, e outro propõe o uso do etanol em um motor diesel, pelo Instituto Mauá de Tecnologia.

A terceira proposta é sobre um avião que decola na vertical, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP.

- Publicidade -

“Nosso objetivo é incentivar o desenvolvimento destas grandes idéias e complementar a formação dos estudantes”, afirma o engenheiro Ariel Soares, diretor da AHM-Consultoria em Qualdiade e Produtividade e diretor do Comitê de Atividades Acadêmicas do Congresso.

DESAFIO – Outra atração do painel é a palestra de Francisco Satkunas, diretor de Durabilidade e Confiabilidade da General Motors do Brasil.

Com vasta experiência no setor, Satkunas analisará a evolução dos materiais, das tecnologias e da crescente preocupação ambiental na indústria automobilística, e dará dicas importantes aos futuros engenheiros. “Não basta criar uma solução otimizada se o preço não for competitivo”, comenta o palestrante.

O Congresso SAE BRASIL, realizado anualmente, é o segundo mais importante encontro do mundo no gênero e reunirá milhares de profissionais, congregando diretores, executivos, engenheiros, representantes do governo, veículos comerciais e máquinas agrícolas e de construção.

É composto por apresentações técnicas, conferências temáticas, painéis e fóruns de debates, além de uma mostra de engenharia, com os últimos desenvolvimentos das indústrias e universidades. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.saebrasil.org.br.

Neste ano, o Congresso é presidido pelo engenheiro Mauro Luis Correia, diretor de Operações da Volkswagen Anchieta, e tem como tema central ‘Novos Mercados – Novas Tecnologias: Desafios da Engenharia da Mobilidade’.

“O Congresso consolidou-se no mercado e reforça sua importância como espaço ímpar para toda a cadeia produtiva mostrar a tecnologia da mobilidade em seu estado da arte”, afirma Mauro Correia, que terá como vice-presidente Besaliel Botelho, vice-presidente da Divisão de Sistemas a Gasolina da Bosch.

Segundo o engenheiro Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, o Congresso apresenta em primeira mão as tecnologias que em breve estarão no mercado, além de ser a principal oportunidade para a comunidade do setor trocar informações sobre novos desenvolvimentos tecnológicos com outros países.

“O Congresso da SAE BRASIL reúne especialistas de diversos setores que trabalham com a engenharia da mobilidade para debater e analisar as tendências do mercado”, afirma Gábor Deák. “O resultado disso é o que vemos na exposição, que a cada ano mostra as últimas novidades em produtos e processos na indústria automotiva”, diz o presidente.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn