Especialista dá dicas para deixar os pneus das bicicletas em condições de uso antes de sair pedalando por aí
Com a volta do horário de verão desde o dia 16 de outubro, sobra mais um tempinho no final do expediente para andar de bicicleta sob a luz do dia, já que – em muitos Estados – o relógio foi adiantado em uma hora.
O problema é que, muitas vezes, as bikes ficaram paradas, guardadas por um longo período sem a devida manutenção.
É comum encontrar os pneus murchos e até ressecados. O mesmo pode ocorrer com as câmaras de ar, que acabam furando facilmente.
Por isso, antes de colocar a magrela na rua, é importante adotar alguns procedimentos. Especialistas recomendam não apenas encher o pneu e sair pedalando.
Eduardo Tavarez, gerente da unidade Bicicleta da Levorin, (maior fabricante de pneus de bicicletas das Américas), dá algumas dicas para que o “ciclista de verão” não volte para casa com a bike nas costas:
– Antes de encher o pneu, faça uma analise visual de todo o conjunto e verifique se não há trincas que possam comprometer o desempenho
– Se a bicicleta ficou guardada na casa da praia e sofreu os efeitos da maresia, normalmente aparecem trincas (rachaduras) que são maiores na região em que o pneu ficou encostado no chão e dobrou.
Verificar se as rachaduras são profundas a ponto de revelarem o tecido do interior. Neste caso, ao ser inflado, ele provavelmente estourará. Desta forma, o mais indicado é a troca do pneu
– Os pneus devem ser calibrados semanalmente. Depois de muito tempo parados, é necessário – além de enchê-los – garantir a pressão correta para o tipo de uso e de bike. Na lateral dos pneus, está indicada a calibragem máxima
– Tome um cuidado especial em viagens para lugares com diferenças de altitude
-Se você usar a pressão muito baixa, a bicicleta fica lenta e pesada. Se usar acima, fica muito dura
– Nas mountain-bikes, que usam pneus de cravo, para andar na lama, o valor máximo de pressão de 40 libras
– Bicicletas de velocidade, como a Caloi 10, utilizam pneus com calibragem recomendada em 90 libras
– Pneus de competição, muito finos, chegam a utilizar 120 libras de pressão
– Se for fazer um percurso mais longo, em estrada, recomenda-se levar um kit para remendos rápidos
– Além dos cuidados com os pneus, também é importante uma atenção especial em relação aos cabos de aço e a corrente da bicicleta, que devem ser lubrificados. É a melhor forma para não ficar sem freios no momento em que você mais precisar
– Na hora de guardar a bicicleta, certifique-se que os pneus estão limpos. É recomendável o uso de capa de pneus ou não deixá-los diretamente expostos ao sol para evitar o ressecamento.