quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

É hora de tirar a bike do armário

Especialista dá dicas para deixar os pneus das bicicletas em condições de uso antes de sair pedalando por aí

- Publicidade -

Com a volta do horário de verão desde o dia 16 de outubro, sobra mais um tempinho no final do expediente para andar de bicicleta sob a luz do dia, já que – em muitos Estados – o relógio foi adiantado em uma hora.

O problema é que, muitas vezes, as bikes ficaram paradas, guardadas por um longo período sem a devida manutenção.

É comum encontrar os pneus murchos e até ressecados. O mesmo pode ocorrer com as câmaras de ar, que acabam furando facilmente.

Por isso, antes de colocar a magrela na rua, é importante adotar alguns procedimentos. Especialistas recomendam não apenas encher o pneu e sair pedalando.

- Publicidade -

Eduardo Tavarez, gerente da unidade Bicicleta da Levorin, (maior fabricante de pneus de bicicletas das Américas), dá algumas dicas para que o “ciclista de verão” não volte para casa com a bike nas costas:

– Antes de encher o pneu, faça uma analise visual de todo o conjunto e verifique se não há trincas que possam comprometer o desempenho

– Se a bicicleta ficou guardada na casa da praia e sofreu os efeitos da maresia, normalmente aparecem trincas (rachaduras) que são maiores na região em que o pneu ficou encostado no chão e dobrou.

Verificar se as rachaduras são profundas a ponto de revelarem o tecido do interior. Neste caso, ao ser inflado, ele provavelmente estourará. Desta forma, o mais indicado é a troca do pneu

– Os pneus devem ser calibrados semanalmente. Depois de muito tempo parados, é necessário – além de enchê-los – garantir a pressão correta para o tipo de uso e de bike. Na lateral dos pneus, está indicada a calibragem máxima

- Publicidade -

– Tome um cuidado especial em viagens para lugares com diferenças de altitude

-Se você usar a pressão muito baixa, a bicicleta fica lenta e pesada. Se usar acima, fica muito dura

– Nas mountain-bikes, que usam pneus de cravo, para andar na lama, o valor máximo de pressão de 40 libras

– Bicicletas de velocidade, como a Caloi 10, utilizam pneus com calibragem recomendada em 90 libras

– Pneus de competição, muito finos, chegam a utilizar 120 libras de pressão

– Se for fazer um percurso mais longo, em estrada, recomenda-se levar um kit para remendos rápidos

– Além dos cuidados com os pneus, também é importante uma atenção especial em relação aos cabos de aço e a corrente da bicicleta, que devem ser lubrificados. É a melhor forma para não ficar sem freios no momento em que você mais precisar

– Na hora de guardar a bicicleta, certifique-se que os pneus estão limpos. É recomendável o uso de capa de pneus ou não deixá-los diretamente expostos ao sol para evitar o ressecamento.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança