sábado, 23 novembro , 2024
28 C
Recife

Dispositivo alerta motoristas cansados ou distraídos

É o primeiro equipamento no mundo que monitora o comportamento do carro na estrada e alerta o motorista antes dele cair no sono. O sistema está sendo patenteado.

A Volvo Car está dando um passo decisivo em direção ao progresso da segurança nas estradas.

- Publicidade -

O Driver Alert foi desenvolvido segundo estudos da marca sobre como um motorista cansado se comporta atrás do volante.

A fadiga do motorista é o maior problema de segurança no trânsito no mundo todo. De acordo com o órgão governamental norte-americano NHTSA (National Traffic Safety Administration), cerca de 100 mil acidentes são causados a cada ano nas estradas dos Estados Unidos por pessoas que dormiram quando estavam ao volante.

Cerca de 1.500 resultam em mortes e 71 mil em ferimentos. Na Europa a situação também não é muito diferente.

- Publicidade -

A Associação das Seguradoras Alemãs (GDV – Gesamtverband der Deutschen Versicherungswirtschaft) estima que cerca de 25% de todos os acidentes fatais nas estradas alemãs são causadas pelo cansaço.

As estatísticas mostram que o Driver Alert da Volvo é uma inovação importante. Sua intenção primordial é agir em situações onde o risco de cair no sono é muito grande e onde um acidente pode ter consequências graves.

Por exemplo: uma estrada reta e plana, que entedia o motorista, deixando-o com a sensação de relaxamento e há o risco de cometer excessos de velocidade.

- Publicidade -

O sistema começa a funcionar em velocidades acima de 65km/h e então continua ativo enquanto a velocidade do carro não cair para abaixo dos 60km/h.

Registrando o que acontece na estrada – O Driver Alert monitora os movimentos do carro e avalia se o veículo está sendo dirigido de modo controlado ou não. Este método é único entre os fabricantes de automóveis e é bastante confiável.

“Nós optamos por monitorar a progressão do carro sobre a estrada ao invés da pressão exercida no volante pelo motorista ou os movimentos dos olhos”, explica Wolfgang Birk, diretor do projeto.

“Isto nos dá uma indicação mais confiável de que alguma coisa vai dar errada, dando ao sistema tempo para alertar o motorista antes que seja tarde demais.

Nós não monitoramos o comportamento humano – que varia de uma pessoa para outra – e sim os efeitos desse comportamento. É por isso que há menos riscos de um alarme falso”.

O sistema também avisa se o motorista perde a concentração por alguma razão além do cansaço.

O sistema pode detectar se o motorista está se concentrando muito no sistema de navegação, no áudio ou em uma criança dentro carro, lançando um alerta antes que se perca o controle da direção.

Avisos por mensagens de texto e sinais sonoros – Do ponto de vista técnico, o Driver Alert é constituído por uma câmera, alguns sensores e um processador.

A câmera, que é instalada entre o pára-brisa dianteiro e o espelho retrovisor interno, mede continuamente a distância entre o carro e a sinalização na superfície da estrada.

O sensor registra o movimento do carro. O processador armazena as informações e calcula se há o risco do motorista perder o controle do carro.

Se o risco calculado for grande, o motorista é alertado por um sinal sonoro. Somando-se a isso, aparece uma mensagem de texto no monitor do carro.

Além disso, o motorista pode salvar informações sobre sua forma de dirigir no computador de bordo.

O ponto de partida são cinco estrelas luminosas. Quanto menos consistente a condução, mais estrelas se apagam.

O foco do Driver Alert é o modo como o carro está sendo dirigido, fornecendo um aviso se entender que ele está ficando descontrolado.

“Durante nossos testes, o sistema nunca falhou quando um motorista estava caindo de sono sobre o volante”, diz Wolfgang Birk.

“Mesmo assim, nós continuaremos testando e aprimorando-o até o Driver Alert ser oferecido aos clientes da Volvo. Esperamos que ele esteja disponível dentro de dois anos”.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn